TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Biológicos

Por:   •  21/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 1 - Considerando os conceitos de atividade enzimática e atividade de coenzimas abordados no estudo da bioquímica metabólica, discorra de forma dissertativa sobre a importância desses processos no funcionamento adequado do organismo e sua relevância para a compreensão dos processos bioquímicos. Contextualize o tema, abordando a função das enzimas como catalisadores biológicos, os fatores que influenciam sua atividade e a importância das coenzimas como cofatores essenciais. Explique como o estudo desses processos contribui para a compreensão das vias metabólicas, o desenvolvimento de aplicações em áreas como a medicina e a biotecnologia, e a identificação de doenças metabólicas.

Resposta: As enzimas são proteínas que funcionam como catalisadores biológicos, estão presentes em todo nosso organismo, a atividade enzimática é a ação da enzima do organismo; elas aceleram as reações químicas dentro das células, facilitando a execução das vias metabólicas orgânicas, sendo desta forma, essenciais para o funcionamento do nosso organismo. Ou seja, uma enzima tem um sítio de ligação "desenhado" exatamente como seu substrato se apresenta. É um modelo chamado "chave-fechadura". Sua função é de catalisar reações químicas, ou seja, elas se ligam a sítios receptores em determinadas células para aumentar a velocidade de uma reação (acelerar), inibir determinada reação ou estimular o início de uma reação. As enzimas são classificadas de acordo com o seu tipo e função, seguindo as bases de suas reações de catálise, em Hidrolases, ligases, oxirredutases, transferases, liases, isomerases. Para funcionar, as enzimas precisam estar em um meio com três condições básicas:

- Substrato suficiente

- pH na faixa adequada (há enzimas que só atuam em pH ácido e outras só em pH básico, por exemplo)

- Temperatura "ótima" para não haver desnaturação

Esses fatores também afetam seu desempenho.

Coenzimas são moléculas orgânicas associadas a uma enzima, elas atuam juntas exercendo uma função catalítica, e que é necessária ao funcionamento da mesma. Em outras palavras, a coenzima atua como ‘parceira’ da enzima, ajudando-as em suas tarefas. As coenzimas são caracterizadas por possuírem ligações fracas entre si, essas moléculas orgânicas não permanecem ligadas às enzimas todo o tempo, sendo libertadas após a catálise.

Elas são vitais para reações metabólicas, como a produção de energia e, a síntese de substâncias importantes.

E, pode-se afirmar que o funcionamento adequado de uma enzima depende de sua respectiva coenzima. Como exemplo, no caso da coenzima Q10, que é também chamada de ubiquitina. Ela é produzida naturalmente pelo nosso corpo, além de também ser obtida pelos alimentos. Seus benefícios são diversos, como por exemplo: melhora o transporte de oxigênio pelo corpo; tem efeito anti-inflamatório e melhora o aspecto da pele. A Coenzima A é uma coenzima, notável pelo seu papel na síntese e na oxidação de ácidos gordos, assim como na descarboxilação oxidativa do ácido pirúvico antes do ciclo de Krebs. Sendo uma importante molécula bioquímica na respiração celular. É produzido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com