TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtornos Alimentares

Por:   •  27/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.551 Palavras (7 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

MAUANA DE FÁTIMA BATISTA LOBATO- 26155597

TRANSTORNOS ALIMENTARES

BELÉM/PA

2018


 [pic 2]

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

DISCIPLINA  TÓPICOS INTEGRADORES I (2018.2)

PROFESSORA: LORENA FALCÃO

TEMÁTICA: TRANSTORNOS ALIMENTARES

Estudo de Caso: ANOREXIA NERVOSA (AN)

Orientações:

1.        Trabalho escrito (digitado) a ser entregue + Discussão na aula do dia 20/11

2.        Em dupla

3.        Vale 3,0 pts

APRESENTAÇÃO DO CASO

F.S.D, adolescente de 16 anos, parda, baixo nível socioeconômico, escolaridade – 1° ano ensino médio, Tanner P4M4, apresentando amenorreia, foi diagnosticada como portadora de AN. O diagnóstico foi baseado na presença de amenorreia há três meses, distúrbio da autoimagem, IMC=14,2kg/m² e medo intenso de ganhar peso. A internação ocorreu em razão de AN associada a sintomas graves de depressão e perda ponderal progressiva. Em relação aos parâmetros clínicos e físicos, a paciente apresentava bradicardia, hipotensão, sopro sistólico, cabelos ressecados e quebradiços, pele seca e descamativa, estando hipo-hidratada e hipocorada. Na avaliação antropométrica realizada no momento da internação, a paciente pesava 34kg, estatura de 1,61cm (IMC = 13,1kg/m²), tendo como diagnóstico baixo peso. A avaliação bioquímica não apresentou alteração. A anamnese alimentar revelou baixa ingestão calórica e irregularidade das refeições.

A conduta nutricional foi dieta hipercalórica e hiperproteica, associada a dieta enteral, para complementar o aporte de calorias e nutrientes. Optou-se por uma fórmula polimérica, administrada por bomba de infusão nos períodos diurno e noturno, porém em horários apropriados, com o objetivo de permitir e estimular a ingestão das refeições por via oral. O aumento do aporte foi realizado gradativamente e não houve síndrome da realimentação. A ingestão dietética foi monitorada diariamente pela nutricionista. O suporte psicológico realizou-se pela saúde mental; o tratamento clínico e medicamentoso consistiu em terapia de reidratação oral (na primeira semana de internação), antidepressivo e suplementação de ferro.

Você precisará acompanhar o caso da paciente acima. Será necessário construir um plano de trabalho (associado ao trabalho de outros profissionais – equipe multiprofissional – médico psiquiatra, psicólogo, nutricionista, enfermeiro)

1)        Caracterize a anorexia nervosa a partir de pesquisa bibliográfica. Mencione informações da paciente citada acima para justificar sua resposta. (1,0 pt).

Anorexia é um distúrbio alimentar caracterizado por peso abaixo do normal, receio de ganhar peso, uma vontade intensa de ser magro e restrições alimentares. Muitas pessoas com anorexia vêm-se a si próprias com sobrepeso, apesar de na realidade apresentarem baixo peso. Ao serem confrontadas, geralmente negam existir um problema de baixo peso. A paciente pode ser relacionada a um emagrecimento com dois tipos de avaliação: uma perda de peso superior a 15% ou um índice de massa corporal igual ou abaixo de 17,5 (oms,1998). Essa perda de peso se caracteriza por uma restrição por alimentos pois a paciente tem uma distorção da imagem corporal assim sendo enquadrada ao caso de anorexia nervosa periódica purgativa, ingere apenas pequenas quantidades de alimentos e come apenas determinados alimentos. Realiza exercício de forma excessiva, força o vómito ou ingere laxantes para perder peso.

2)        Como deve ser a abordagem nutricional? (1,0 pt)

Dentro da equipe multidisciplinar que deve tratar do paciente com transtornos alimentares, o nutricionista é capacitado para propor a reeducação no que se refere ao consumo, e ao padrão e comportamento alimentares, aspectos profundamente alterados nos TA4.

As metas do tratamento nutricional na AN envolvem o restabelecimento do peso, a normalização do padrão alimentar e da percepção de fome e saciedade e a correção das sequelas biológicas e psicológicas da desnutrição. A principal meta do tratamento da AN, segundo a Associação Psiquiátrica Americana, é o ganho de peso até o IMC acima de 193.

3)        Elabore um plano de trabalho nutricional para esta paciente. Lembre-se que a paciente possui um transtorno alimentar (e mental) e, portanto, é de suma importância adequar as atividades selecionadas ao caso da mesma (1,0 pt).

A conduta nutricional seguiu o recomendado, que é o consumo energético inicial de 30 a 40kcal/kg/dia, podendo chegar até 70 a 100kcal/kg/dia com a progressão do tratamento, até se atingir o peso ideal 3,7. É necessária alta ingestão calórica para recuperação de peso, pois a taxa de metabolismo basal se encontra alterada: pacientes com AN do tipo restritivo necessitam de mais calorias do que os do subtipo bulímico 8,9,10. Segundo Marcason 11, o valor energético total da dieta não deve ser menor que 1.200kcal/dia. O aumento gradual pode ajudar a reduzir a ansiedade quanto ao ganho de peso e permite que o trato gastrointestinal se adapte à realimentação. A proporção de macronutrientes deve ser igual às recomendações para populações saudáveis.

Obs: Use como fonte de pesquisa os livros: Nutrição e Transtornos alimentares (Marle Alvarenga) e Nutrição Comportamental (Marle Alvarenga e Colaboradores)


[pic 3]

 

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

DISCIPLINA  TÓPICOS INTEGRADORES I (2018.2)

PROFESSORA: LORENA FALCÃO

TEMÁTICA: TRANSTORNOS ALIMENTARES

Estudo de Caso: COMPULSÃO ALIMENTAR

Orientações:

1.        Trabalho escrito (digitado) a ser entregue + Discussão na aula do dia 20/11

2.        Em dupla

3.        Vale 3,0 pts

APRESENTAÇÃO DO CASO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com