TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtornos alimentares

Por:   •  25/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  13.225 Palavras (53 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 53

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA

CURSO DE NUTRIÇÃO

ARABÍ MAHATMA ANTÉA

TRANSTORNOS ALIMENTARES EM ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO DO CENTRO UNIVERSITARIO METODISTA IPA

Porto Alegre

2014

ARABÍ MAHATMA ANTÉA[pic 1][pic 2]

TRANSTORNOS ALIMENTARES EM ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO DO CENTRO UNIVERSITARIO METODISTA IPA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Nutrição do Centro Universitário Metodista do IPA, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Nutrição.

Orientador(a): Jacqueline  Schaurich dos Santos

Porto Alegre

2014

AGRADECIMENTOS[pic 3]

À professora e orientadora  Jacqueline Schaurich dos Santos, que colaborou para a realização deste trabalho, através dos inúmeros encontros, me questionando, auxiliando, explicando e, principalmente, incentivando para que o trabalho fosse concluído com êxito e qualidade.

Agradeço à minha família, principalmente minha mãe Protéia Mahatma Antéa e meu filho Pedro Antéa Mancio  que sempre esteve do meu lado, me motivando e apoiando para que, além de concluir o curso de graduação em Nutrição, eu seja uma profissional com um senso humano e dedicada.  

A todas  minhas colegas e companheiras, que deixaram comigo um pouco de si, fatos e condutas que só pude aprender com o tempo e com a convivência, mas que foram essenciais nesta caminhada conjunta para minha evolução e formação profissionais, bem como para o aprendizado de valores e a compreensão das diferenças.

A todas as professoras que foram nossas mestres e muitas vezes amigas, que nos instruíram e puderam compartilhar um “pouco” de suas caminhadas profissionais, e nos trouxeram um pouco destas para a nossa realidade de estudantes e futuros profissionais.

Muito obrigada! 


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        REFERENCIAL TEORICO        

2.1        TRANSTORNOS ALIMENTARES        

2.1.1 Fatores de risco        

2.1.2 Imagem corporal        

2.1.3 Tratamento        

2.2        ANOREXIA NERVOSA        

2.2.1 SINAIS E SINTOMAS        

2.2.2 Métodos de diagnóstico        

2.3        BULIMIA NERVOSA        

2.3.1 Sinais e sintomas        

2.3.2 Médotos de diagnóstico        

REFERÊNCIAS        

3        ARTIGO ORIGINAL        

3.1        REVISTA DE ESCOLHA        

3.2        TITULO DO ARTIGO        

REFERÊNCIAS        

ANEXOS    MUDAR A FONTE E TAMANHO DA FONTE E ACORDO COM O ARTIGO        

6   APÊNDICE        

[pic 4]

  1. INTRODUÇÃO

Os transtornos da alimentação integram uma série de alterações, que vão desde as formas subclínicas mais leves, até as formas mais graves, como a Anorexia Nervosa (AN) e a Bulimia Nervosa (BN). Pelo aumento significativo na incidência em todo mundo, atingindo não só adolescentes e adultos como também crianças, tais transtornos têm recebido uma maior atenção. A gravidade desses quadros é refletida pelas comorbidades associadas  (VILELA, et al., 2004).

A anorexia nervosa é caracterizada por uma grande perda de peso em decorrência de uma dieta restritiva na busca incessante pela magreza, outros aspectos centrais na psicopatologia são os distúrbios de imagem corporal e a ausência dos ciclos menstruais (amenorreia) (ALVARENGA; SCAGLIUSI ; PHILIPPI, 2011b, p 5.). Um distúrbio inconsciente e incompreensível que leva os pacientes a restringir sua alimentação, mesmo que sejam magros, pois rejeitam seu corpo. É importante ressaltar que ao menos no inicio do distúrbio, o paciente tem fome e luta contra ela (CUNHA, 2008).

A bulimia é caracterizada por uma compulsão alimentar sofrida pelo paciente onde uma enorme quantidade de alimento é ingerida rapidamente, a maioria das vezes às escondidas. O episódio não visa saciar uma fome exagerada, mas muitas vezes compensar um estado emocional descontrolado. O número médio de calorias ingerido durante uma crise é de 3.500, mas pode chegar a 15 mil calorias (CUNHA, 2008). Episódios de compulsão alimentar pelos bulímicos são seguidos pela sensação de perda de controle que pode levar a práticas compensatórias inadequadas para o controle de peso, tais como vômitos auto induzidos, uso de diuréticos, inibidores de apetite ou laxantes, dietas e exercícios físicos (CÓRDAS; KACHAN, 2010).

O questionário Teste de Atitudes Alimentares (EAT-26) é um instrumento para verificação de comportamentos anoréxicos que contém 26 perguntas sobre comportamento alimentar e imagem corporal. É um questionário auto aplicativo com questões dirigiras a sintomatologia anoréxica  (LEONIDAS; SANTOS, 2013).

Para verificação de sintomas relacionados a comportamentos bulímicos se aplica o Teste de Investigação Bulímica de Edinburgo (BITE). Trata-se de um questionário auto aplicativo com 30 questões para se determinar sintomatologia relacionada à bulimia nervosa  (FREITAS; GORENSTEIN; APPOLINARIO, 2002).

Na avaliação dos distúrbios da imagem corporal é utilizado o Questionário Sobre o Corpo – BSQ (Body Shape Questionnaire), validado por Cordás e Castilho (1994) composto por 34 questões, onde os aspectos avaliados são; a preocupação com o peso, formas corporais e o “sentir-se gordo” (ALVARENGA; SCAGLIUSI; PHILIPPI, 2011b, p. 158 ).

O culto a magreza pela população em geral, a pressão da mídia contemporânea e o preconceito sobre profissionais na área da nutrição, no qual para ser uma boa profissional a mesma deve ser magra, podem levar universitárias deste curso a desenvolverem transtornos alimentares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (89.8 Kb)   pdf (484.2 Kb)   docx (84.2 Kb)  
Continuar por mais 52 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com