TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS BIOLOGICOS ENZIMAS

Por:   •  24/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

Durante o experimento, verificamos que alguns compostos inibem a reação da gelatina (colágeno) na sua formação gelatinosa. Cada reagente atuam nas ligações peptídicas, com as ligações do colágeno e as quebram. A prova disso é que quando a protease envolvida foi desnaturada, portanto perdendo sua função, o colágeno reagiu naturalmente, ou seja, enrijeceu a solução, como vimos nos experimentos. Observamos também que uma das vias para o desnaturamento é o aumento da temperatura, pois alguns experimentos perderam totalmente seu poder de reação com o colágeno. Dessa maneira, acrescentamos mais um grau de complexidade aos organismos vivos, pois para eles existirem, para que suas proteínas exerçam suas devidas funções e não saiam de controle, deve haver intrincados sistemas de controle de temperatura e de reações bioquímicas. Isto pode ser visto com as fases presentes nos tubos de ensaio a seguir:

Tubo de ensaio 1 – Não houve nenhum anteparo químico, ou físico. A gelatina com a água, fez com que as proteínas colágenas se ligassem com sucesso as moléculas de água, tornando um produto gelatinoso.

Tubo de ensaio 2- A enzima extraída do abacaxi é a bromélia, tal enzima quando em contato com a gelatina consegue fazer a quebra da proteína do colágeno e assim não forma um produto gelatinoso

Tubo de ensaio 3 – O resultado não foi igual ao do tubo 2 pois a bromélia presente no suco de abacaxi foi fervido, o que ocasionou a quebra estrutural das enzimas, de modo que fossem desativadas. Tivemos um resultado que mostrou que as proteínas do colágeno ligaram-se com a água do suco ocorrendo um efeito gelatinoso

Tubos de ensaio 4 -5 – 6 – 7 – Caracterizaram o mesmo tipo de reação dos experimentos 2 e 3, pois os amaciantes de carne e medicamentos para digestão são compostos por enzimas que quebram as moléculas protéicas do colágeno. Ao aquecer alguns desses compostos ocorrem a quebra da enzima o que desativa se o efeito.

Tubo de ensaio 8 – Moléculas de água competem pelo sal adicionado, onde a quantidade de solvente se torna pequena e com isso, a agregação de moléculas protéicas e a sua precipitação. Esse efeito é chamado de salting out.

Tubo de ensaio 9 – Ao adicionar um solvente orgânico, como o etanol, o colágeno presente na gelatina diminuem a constante dielétrica do meio, interferem com as interações hidrofóbicas por sua interação com os grupos R não polares e forma pontes de hidrogênio com a água e grupos protéicos polares. Os solventes não polares rompem interações hidrofóbicas também, assim faz com que seja um produto aquoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com