TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS CONVENCIONAIS

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal do Piauí

Campus Professora Cinobelina Elvas

Engenharia Florestal

Metereologia e Climatologia

Professora Edvania de Araújo Lima

RELATÓRIO TÉCNICO SOBRE A VISITA DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA AUTOMÁTICA DO CAMPUS DA UFPI- BOM JESUS

Zetis Pinheiro - 201202230

Bom Jesus/PI

Abril de 2013


 SUMÁRIO

Introdução ............................................................................................................................... 03

Desenvolvimento .................................................................................................................... 03

Descrição da visita .................................................................................................................. 05

Considerações Finais .............................................................................................................. 06

Referência Bibliográfica ......................................................................................................... 16


  1. Introdução

Uma estação Metereológica é o local onde é instalado convenientemente um conjunto de instrumentos que descrevem de maneira sucinta as condições meteorológicas ocorrentes no momento da observação. Tem como finalidade observar e registrar os fenômenos meteorológicos.

Dentre muitas finalidades, os dados registrados por uma Estação Metereológica são utilizados como base também para análise climatológica em áreas agrícolas e florestais, visando uma melhor produção para o mercado agroflorestal.

O presente Relatório Implica em apresentar o conhecimento adquirido pelos alunos do curso de Engenharia Florestal quanto sua visita à Estação Metereológica da UFPI, campus Professora Cinobelina Elvas, Bom Jesus.

  1. Desenvolvimento

Existem dois tipos de Estação Meteorológica: De superfície convencional e de superfície Automática.

2.1 De superfície Convencional

Tem como finalidade observar os fenômenos meteorológicos que ocorrem na troposfera ao nível da superfície terrestre. Pode ser feita por instrumentos com leitura direta ou através de instrumentos registradores.

As leituras devem ser sistemáticas (padronizadas no tempo); uniformes (com pessoas treinadas) e devem ser ininterruptas, ou seja, não falhar. No Brasil, na rede oficial as leituras são feitas às 9, 15 e 21 horas de Brasília que correspondem as 12,18 e 24 horas GMT. São classificadas em:

Estação Sinótica: Objetiva a previsão do tempo. As medições realizadas são direção e velocidade do vento, temperatura do ar, umidade relativa do ar, chuva, pressão atmosférica, nuvens, geadas. As leituras são realizadas às 9, 15 e 21 horas;

Estação climatológica: Tem por finalidade obter dados para determinar o clima de uma região. As medições realizadas são direção e velocidade do vento, temperatura do ar, umidade relativa do ar, chuva, pressão atmosférica, nuvens, geadas, temperatura do solo, evapotranspiração, orvalho, evaporação e radiação solar. As leituras são realizadas ás 9, 15 e 21 horas;

Estação agroclimatológica: Tem por finalidade fornecer informações para estudar a influência do tempo (elementos meteorológicos) sobre as culturas, além de realizar observações que determinam o crescimento e desenvolvimento das culturas.

As estações de superfície Convencional são compostas pelos seguintes instrumentos: Heliógrafo; Actinógrafo; Termômetro de máxima; Termômetro de Mínima; Psicrômetro; Tanque de Classe A; Pluviômetro; Pluviógrafo; Catavento; Anemômetro de concha ou caneta; Anemógrafo Universal; Lisímetros e Evapotranspirômetros.

Todos os instrumentos são mantidos no Abrigo Meteorológico que tem por finalidade mantê-los secos, livre da precipitação e insolação.

  1. De superfície Automática

As Estações Meteorológicas Automáticas (EMA's) ou também conhecidas como Plataformas de Coleta de Dados (PCD's) surgiram da necessidade de inúmeras empresas e instituições em obter regularmente informações colhidas em lugares remotos ou espalhadas por uma região muito extensa.

A seleção adequada do sítio de instalação para Estações Meteorológicas Automáticas é crítica para a obtenção de dados meteorológicos precisos. De modo geral, o local deverá representar a área de interesse e apresentar-se livre de agentes interferentes nas proximidades.

Inicialmente deve ser escolhido o local apropriado onde irá ser instalada a estação meteorológica, a qual deve ser montada em um local plano, longe de instalações elétricas que possam produzir interferências eletromagnéticas, como fios de alta tensão, motores elétricos, etc. A distância recomendada do obstáculo é de pelo menos 10 vezes a altura deste, ou seja, na hipótese de haver uma árvore com altura de 10 metros, a estação deverá ser montada a uma distância de 100 metros ou superior a este obstáculo. A área recomendada pela maioria das agências de monitoramento é de 100 metros quadrados (10 x 10 m) com o solo preferivelmente coberto por grama ou vegetação local de baixo porte. É desejável acesso restrito à área com instalação de cerca com alambreado na altura máxima de 1,5 m e único acesso à área pela face Sul. Selecionado o local da instalação da EMA, deve-se identificar e marcar a direção Norte (usar sempre o Norte Verdadeiro – Geográfico). O método mais prático é determinar o Norte Magnético com o uso de uma bússola e descontar a declinação magnética do local.

Alguns equipamentos presentes na Estação de superfície Automática: Sensor de Temperatura e Umidade Relativa do Ar; Sensor de Velocidade e Direção do Vento (Anemômetro); Sensor de Radiação Solar Global (Piranômetro); Sensor de precipitação (Pluviômetro); Sensor de pressão atmosférica (Barômetro) e Sensor de temperatura do solo.


  1. Descrição da visita

Durante a visita à Estação Metereológica, os alunos constataram que, quanto à classificação, esta mesclava entre uma estação de superfície convencional e de superfície automática, por possuir equipamentos pertencentes às duas categorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (174.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com