TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Métodos Ágeis

Por:   •  28/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade individual

Matriz de atividade individual

Disciplina: Métodos Ágeis

Módulo: 1 ao 4

Aluno: Gabriela Begnini

Turma: 05_01/2022

Tarefa: Elaborar um projeto de desenvolvimento de aplicativo (relacionado à sustentabilidade) utilizando o Scrum como framework de gestão ágil do projeto.

PARTE I – DEFINIÇÃO DO PRODUTO

Identifique as 7 dimensões do produto (ator, interface, ação, informação, regras do negócio, ambiente e requisitos não funcionais).

O software a ser desenvolvido possui como objetivo principal auxiliar a mobilidade urbana, promovendo impacto positivo na diminuição de carros, consequentemente menor poluição sonora e emissão de CO2, e tem como premissa não depender de investimento público, como obras de metrô, linhas de trem, aumento na frota de ônibus ou construção de ciclovias.

Atualmente, aplicativos para caronas intermunicipais (como blablacar) e aplicativos para transporte intramunicipal (como uber, 99taxi) são amplamente difundidos e utilizados, entretanto, não são comuns aplicativos para caronas intramunicipais. A ideia do aplicativo é que seja utilizado por motoristas que não desejam uma fonte de renda, e sim, uma divisão dos custos e a melhoria da mobilidade urbana da cidade. A seguir estão descritas as 7 dimensões do produto:

  1. Ator: O aplicativo será desenvolvido para que motoristas possam divulgar caronas e que caroneiros possam visualizar as ofertas e selecionar a carona desejada.
  2. Interface: Para que seja possível acessar o aplicativo, o usuário deve dispor de um smartphone com acesso à internet ou um computador com acesso à internet.
  3. Ação: Selecionar qual o local de saída, aceitar a carona (visão motorista e caroneiro), visualizar avaliações, avaliar motorista/caroneiro.
  4. Informação: O usuário terá acesso ao Local de saída, Local de Chegada, Horário de Saída, Dias da semana, Avaliações, Relatórios com histórico de viagens e economia.
  5. Regras do Negócio: Caronas devem ser aceitas com no mínimo 15 min antes do horário da saída; não é possível aceitar duas caronas para mesmo horário/data; uma avaliação negativa está sujeita a revisão do usuário.
  6. Ambiente: Sistemas operacionais Android e iOS ou uma plataforma web.
  7. Requisitos não funcionais: Sistema de pagamento da carona dentro do aplicativo, módulo de chat, módulo de GPS em tempo real.

Desenvolva a product vision box.

[pic 1]

Elabore um texto explicativo que poderá servir como o seu elevator speech.

Segundo dados de 2017 do G1 SP, 68% dos carros que circulam na cidade de São Paulo têm apenas uma pessoa dentro, sendo responsáveis por grande parte da poluição do transporte. Não é segredo que problemas assim com a mobilidade urbana são recorrentes em nosso país, e infelizmente, para melhorias efetivas dependemos de massivos investimentos públicos em nossa malha logística. Entretanto, nós acreditamos que o Vem de Carona pode solucionar uma parte desse problema, pois deve diminuir o número de carros em circulação, ou seja: menos CO2, menos trânsito, menos poluição sonora. Desenvolvido para quem se preocupa com a sustentabilidade do planeta e quer aproveitar para economizar, o aplicativo gratuito disponibilizará uma plataforma para que motoristas e caroneiros se encontrem, de forma segura, rápida e fácil. Você e seu vizinho que vão para a mesma direção todos os dias, irão utilizar apenas um carro e contribuir para um mundo melhor 😊

Identifique pelo menos duas personas.

[pic 2]Matheus: 23 anos, universitário e faz estágio em uma empresa do varejo com um salário de R$ 2.000. É solteiro, mora com os pais e a irmã, com quem divide o carro. Seu maior medo é sofrer algum acidente de trânsito pois considera que as pessoas dirigem de forma imprudente e sem autorização. Ele sonha em gastar menos tempo para ir trabalhar, pois o trajeto de ônibus e metrô nos dias que o carro fica com sua irmã leva 1:30h, devido à rota realizada. Gosta de academia, apaixonado por tecnologia e se preocupa com o bem-estar físico e mental. 

[pic 3]Rubia: 32 anos, gerente do setor financeiro em uma empresa de varejo com um salário de R$ 15.000. Casada, tem uma filha, mora com a família e possui carro próprio. Seus maiores medo são de ser roubada ou cair em algum golpe, ou que estraguem seu carro e não ter a quem recorrer. É vegetariana há três anos e tenta levar uma vida com um consumo mais consciente, entretanto, não consegue deixar de usar o carro para ir trabalhar, pois tem pouco tempo disponível para o trajeto. Gosta de passar tempo com a família e gostaria de economizar dinheiro para uma viagem.

Escreva pelo menos 10 user stories dessas personas.

  1. Rubia, como motorista, quero ofertar carona no seu carro para seu trajeto do trabalho, para dividir os custos e melhorar a mobilidade urbana, praticando uma atitude mais sustentável;
  2. Matheus, como caroneiro, quer visualizar todas as ofertas de carona disponíveis para as datas desejadas, próximas do seu local de saída e local de chegada, para escolher uma carona e diminuir o tempo gasto no trajeto para o estágio;
  3. Rubia, como tem medo de que estraguem seu carro, quer que o caroneiro assine um termo de responsabilidade, para que se qualquer estrago aconteça, o caroneiro deverá restitui-la;  
  4. Matheus, como apaixonado por tecnologia, quer realizar o pagamento direto pelo cartão de crédito cadastrado no aplicativo, para não precisar fazer outra transação (pix ou dinheiro);
  5. Rubia, como tem medo de roubo/golpe, quer visualizar avaliações do caroneiro e quer também que suas avaliações sejam disponíveis, para ter mais segurança ao dar a carona;
  6. Matheus, como apaixonado por tecnologia, quer um chat dentro do próprio aplicativo, para combinar detalhes da carona com o motorista por ali ao invés de utilizar o whatsapp;
  7. Rubia, como gerente financeira, quer ter acesso aos relatórios de histórico das caronas para poder controlar e gerenciar as corridas;
  8. Rubia, como quem quer economizar, quer ter acesso à um relatório que diga a economia do mês devido à divisão de custos, para saber o quanto está economizando para a viagem
  9. Matheus, como inseguro, quer que a documentação do motorista seja avaliada para garantir que ele possui permissão para dirigir e é mesmo dono do carro;
  10. Matheus, como uma pessoa atarefada, quer ver uma estimativa do tempo da carona em tempo real (com dados do trânsito) para que programe suas atividades.

Defina o MVP.

O MPV desse projeto, definido entre o PO e o time de desenvolvimento, contemplará as seguintes funcionalidades:

  • Inserir ofertas de carona, com localização de saída e localização de chegada, datas e horários disponíveis;
  • Visualizar ofertas de carona disponíveis para as datas desejadas, próximas do seu local de saída e local de chegada para escolher uma;
  • Termo de responsabilidade, para que se haja qualquer estrago no carro, o caroneiro é responsável pela restituição
  • Validação da documentação dos usuários;
  • Avaliações do motorista e caroneiro;

Ou seja, essas são as tarefas que garantem o funcionamento do aplicativo na sua versão mais básica, com o mínimo de esforço em desenvolvimento, entretanto, que atenda aos principais objetivos do projeto e dos usuários (personas e user stories). Após lançado, o MVP será aprimorado com tarefas do backlog.

PARTE II – PLANEJAMENTO DAS ENTREGAS

Defina o backlog do produto.

O backlog inicial do produto encontra-se listado na tabela abaixo, juntamente com a prioridade determinada pelo PO, de acordo com as User Stories e em conversa com Stakeholders.

[pic 4]

Importante reforçar que esse é o backlog inicial e que deve ser atualizado ao decorrer das entregas das sprints do projeto, conforme feedbacks dos usuários e novas necessidades.

Estime o valor de retorno para o cliente e o esforço da equipe para cada tarefa.

Na tabela abaixo encontra-se o valor de retorno (B.V), calculado a partir de uma média ponderada do peso de cada persona e da nota dada para cada história, e o esforço, determinado pelo time de desenvolvimento através da sequência de Fibonacci:

[pic 5]

Fatie, descarte e priorize o backlog.

Durante a reunião de Planning da sprint, foi elaborada a tabela apresentada acima, e com base nela as cinco primeiras histórias foram priorizadas com máxima prioridade e devem ser entregues na primeira sprint, pois apresentam o maior ROI.

As tarefas 6,7 e 8 possuem prioridade média e serão entregues num segundo release. As atividades 9 e 10 foram descartadas, pois possuem um ROI muito baixo, além de representarem um esforço muito alto (21) que ultrapassam a capacidade de uma sprint.  

Estime o número de sprints, considerando um valor estimado de velocidade da equipe.

O número de sprints foi calculado de acordo com as seguintes premissas:

  • Esforço total das 8 histórias priorizadas: 40 pontos
  • Velocidade da equipe (estimada pelo time): 8 pontos por sprint de 2 semanas

Portanto, o total de sprints para entrega desse primeiro backlog é de 40/8 = 5 sprints de 2 semanas

Referências Bibliográficas

CASTRO, Marcela; BARCAUI, André. Métodos Ágeis. E-book, Rio de Janeiro: FGV IDE, 2021.

G1 SP. Quase 70% dos carros na capital paulista circulam com apenas uma pessoa dentro. Disponível em: https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/quase-70-dos-carros-em-sp-circulam-apenas-com-uma-pessoa-dentro.ghtml. Acesso em: 14/01/2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (241.2 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com