TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA EMBALAGEM NA DECISÃO DE COMPRA: UM ESTUDO DE CASO NOS SUPERMERCADOS DE SÃO LUÍS

Por:   •  21/4/2019  •  Artigo  •  3.894 Palavras (16 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 16

A INFLUÊNCIA DA EMBALAGEM NA DECISÃO DE COMPRA: UM ESTUDO DE CASO NOS SUPERMERCADOS DE SÃO LUÍS

Autora: Atiane Soeiro Cruz 1 

Prof. Orientador: Martín Pérez 2

RESUMO

A embalagem possui grande influência na estratégia de produto, pois a maioria dos bens comercializados precisa ser embalada. Ao longo dos anos a embalagem passou a ser vista como uma excelente ferramenta de marketing, com capacidade de gerar valor para o cliente, pois compõe a identidade do produto e permite a projeção de valores e sensações. Nesse contexto, o presente trabalho abordou a influência da embalagem na decisão de compra tendo como objetivo mostrar de que forma a decisão de compra é afetada pela percepção do consumidor. Para isso, foram realizados estudo de caso e pesquisa de campo nos supermercados da cidade de São Luís – MA, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário. Com a realização da pesquisa observou-se que a embalagem não é o principal fator, mas pode influenciar no momento da compra.

Palavras-chave: Embalagem. Decisão de compra. Comportamento. Consumidor.

1 INTRODUÇÃO

A embalagem é uma preocupação antiga dos seres humanos, sua origem remota há milhares de anos.

Os nossos antepassados foram confrontados com a necessidade de armazenar e transportar alimentos, acondicionados de forma a proteger e conservar, proporcionando maior durabilidade.

___________________________

1 Administradora (Centro Universitário do Maranhão), Pós-graduanda em Engenharia de Produção (Centro Universitário UNINTER), Graduanda em Engenharia Civil (Faculdade Pitágoras de São Luís)

2 Bacharel em Ciência da Computação (Universidade Federal do Paraná), Mestrando em Engenharia de Sistemas(Universidade Tecnológica Federal do Paraná), orientador de TCC do Grupo Uninter. 

Devido ao desenvolvimento das atividades econômicas, industriais e comerciais a embalagem passou a desempenhar papel importante na disputa acirrada pela conquista do consumidor.

As embalagens estão em constante evolução, existem os mais diversos formatos, designs e funções para atender às condições da cadeia de suprimentos e as necessidades e desejos dos consumidores.

Vale ressaltar que em muitos casos, a embalagem é o único meio de comunicação com o consumidor.

Dessa forma, percebe-se a necessidade de compreender como a embalagem pode influenciar o cliente no momento da compra, pois, com isso pode-se obter vantagem competitiva.

O tema abordado neste trabalho é a influência da embalagem na decisão de compra e para tanto foi realizado um estudo de caso nos supermercados de São Luís, no Maranhão, cujo questionamento foi como a embalagem pode influenciar na decisão de compra do consumidor.

O objetivo deste trabalho foi mostrar de que maneira a decisão de compra é afetada pela percepção do consumidor acerca da embalagem.

Este trabalho encontra-se estruturado em seis capítulos. O primeiro, a introdução, apresenta o tema, o questionamento, o objetivo e a justificativa. No segundo capítulo, a fundamentação teórica, onde se faz uma abordagem sobre a importância da embalagem na decisão de compra. No terceiro capítulo é apresentada a metodologia, destacando os métodos e as técnicas utilizadas na pesquisa. O quarto capítulo faz a demonstração dos resultados obtidos na pesquisa de campo e no estudo de caso. No quinto discutem-se os resultados. E o último capítulo apresenta as considerações finais em relação ao que foi observado no decorrer da realização da pesquisa.

2 EMBALAGEM

2.1 Conceito de embalagem

De acordo com Razzolini Filho (2010), embalagem é um invólucro ou recipiente utilizado para embalar o produto.

Para Gobe et al. (2004, p. 102) a embalagem “é tratada como uma poderosa ferramenta de marketing, capaz de criar valor para os clientes”.

Moura e Banzato (2000) propõem um conceito abrangente, afirmando ser um conjunto que reune técnicas na área das artes, das ciências e da produção na preparação das mercadorias, objetivando a criação de condições mais apropriadas para o transporte, armazenagem, distribuição, venda e consumo e também uma forma de garantir a entrega ao consumidor final em condições razoáveis e com um custo global menor.

Através dos conceitos relacionados, pode-se perceber que a embalagem tem papel fundamental na proteção, conservação, apresentação, transporte, distribuição e venda do produto, influenciando ainda a percepção do consumidor.

2.2 Função

Segundo Andrade (2010) a função da embalagem é proteger o produto, preservando sua qualidade durante a vida útil, chamar a atenção do cliente pelo design e material diferenciado para motivar o desejo de compra, informar e comunicar os atributos e benefícios do produto, fortalecer a imagem da marca e ser coerente com a imagem que se deseja para o produto.

Gobe et al. (2004) ressalta que é de fundamental importância desenvolver  cuidadosamente todos os aspectos de uma embalagem, para o cumprimento eficaz de suas funções, que são, envolver, proteger, diferenciar, comunicar, expor e vender os produtos.

A embalagem tem a função primordial de proteção dos produtos demandados por todos nós. Esta proteção deve viabilizar a adequada distribuição dos mesmos, o prolongamento da sua vida útil e consequentemente a redução de perdas, o atendimento dos requisitos legais, bem como de segurança do consumidor, as embalagens que estão hoje no mercado já atendem aos quesitos de sustentabilidade como otimização de seu peso específico, possibilidade de reciclagem ou reaproveitamento de seu material, entre outros aspectos.

(RAZZOLINI FILHO, 2010, p. 116)

De acordo com o exposto, pode-se compreender que a embalagem vai além de proteger o produto, facilita seu manuseio e transporte e é participação ativa no posicionamento e consolidação da marca.  

2.3Tipos de embalagem

Segundo Razzolini Filho (2010), as embalagens se subdividem em: embalagem de apresentação, a que contém o produto em si e com a qual o consumidor tem contato no local da venda; de comercialização, aquela que acondiciona várias embalagens de apresentação; e movimentação, tipo de embalagem na qual são reunidos múltiplos níveis de embalagens de comercialização para facilitar o processo de movimentação e transporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (250.4 Kb)   docx (62.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com