TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação de Maquetes para Melhoria de Instrução

Por:   •  19/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 6

Aplicação de Maquetes para Melhoria de Instrução em Projetos de Ferramentas

Luciano Caldeira1

Rodrigo Schimidt Miranda2

  1. RESUMO

Neste trabalho, buscou-se trazer a realidade o uso do recurso didático que por sua vez alternativo, mas de grande importância em sala de aula, no que diz respeito à(s) maquetes(s) que servem de auxilio para o professor (a) e melhor entendimento para os alunos que já possuem algum conhecimento técnico ou para aqueles que sejam leigo neste assunto esse recurso é direcionado para projetos de ferramentas de corte, dobra e repuxo é visto vários cálculos necessários para seu dimensionamento e sem esses recursos tornaria mais dificultoso o aprendizado.

  1. INTRODUÇÃO

Muito embora as empresas atualmente tenham suas operações de corte, dobra e repuxo feita em máquina como puncionadeira que conseguem substituir operações realizadas pelas prensas excêntricas, mesmo assim existem empresas que não possuem este tipo de maquinário mais sofisticado e mais caro que as tradicionais prensas excêntricas.

Com isso ainda existem vários projetistas de ferramentas e ferramenteiros espalhados pela indústria que executam esses projetos e consequentemente por detrás disso existe o curso de especialização nesta área o Desenhista Projetista de Ferramentas, que além de projetar deve se desenhar o que foi projetado.

O ensino leva alguns meses porque é divido em módulos: Corte, Dobra e Repuxo cada um 3 meses cada de acordo com cada instituição.

A didática para esse tipo de assunto se torna muitas das vezes cansativa e se não houver uma melhoria nos processos didáticos fica obscuro de ter uma ideia final de cada módulo, e por isso que as maquetes podem auxiliar e muito sem falar que durante o período do curso pode estar estudando gradualmente o que vai se tornar na realidade e observar detalhadamente o projeto, pode-se abrir desmontar observar os componentes, fazer os rascunhos necessários.

Após esses estudos pode utilizar o Auto Cad 2D ou mais apropriado Pro/Engineer 3D, tem-se então 2 aprendizado em 1 só curso.

Não quer dizer que seja uma inovação geral falar de maquetes isso muito utiliza em cursos como arquitetura para demonstrar como vai ficar o projeto, mas para este tipo de curso técnico tem sido observado um avanço no melhor aprendizado digo isso porque em uma das minhas atribuições de Engenheiro Industrial Mecânico é lecionar e observando essa melhoria fica mais atraente e proveitoso o curso.

Figura 1 – Puncionadeira

[pic 1]

Fonte: www.mecanicaindustrial.com.br

As puncionadeiras são equipamentos utilizados na estampagem de metais que surgiram antes das máquinas laser e conseguiram substituir operações realizadas pelas prensas. As puncionadeiras se mostraram mais flexíveis que seus similares, podendo rapidamente cortar a chapa no formato desejado e sem a necessidade de construção de um estampo.

Figura 2 – Prensa excêntrica

[pic 2]

Fonte: www.harlo.com.br

Uma prensa excêntrica é utilizada para estampagem e cortes rápidos e sucessivos. Seu nome é prensa excêntrica devido à sua forma de acionamento, que é excêntrico e rotativo, permitindo um funcionamento contínuo e com ações repetidas rapidamente, diferente de outros tipos de prensa, que possuem alta capacidade, mas trabalham mais lentamente. 

Figura 3 – Auto Cad

[pic 3]

Fonte: www.fiepb.com.br

AutoCAD é um software do tipo CAD — computer aided design ou desenho auxiliado por computador - criado e comercializado pela Autodesk, Inc. desde 1982. É utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D)

Figura 4 – Pro/ENGINEER

[pic 4] 

Fonte: www.ptc.com

É um software utilizado em médias e grandes empresas multinacionais devido ao seu alto recurso em 3D, o que possibilita prever erros antes de uma produção em série.

  1. OBJETIVOS

Despertar o interesse e o método de raciocínio, provocando a criatividade até porque é solicitado aos futuros projetistas que através de um produto estampado ou de um simples desenho de produto tenham a capacidade de projetar é isso que impulsiona o aluno a desafios cada um com diferentes produtos para não haver cópias isso leva o projetista de ferramentas há passar algumas horas fazendo os cálculos.

Mesmo com um desenho técnico não conseguirá uma noção de como ficará o projeto, mas com a maquete da ferramenta traz uma nova dimensão e ajuda a conhecer as etapas de cada processo da tira quando essa ferramenta é do tipo progressivo quando é individual também embora um pouco mais simples por se tratar de uma única operação.

  1. METODOLOGIA

Para um estudo mais abrangente tenho observado através desse curso de Projetos de Ferramentas que aproximadamente 21 anos atrás na Escola Protec famosa por formar Desenhistas Projetistas na década de 80 e 90 teve grande número de alunos nessa área, e que através dessa metodologia houve um ganho exponencial no aprendizado.

Atualmente tenho aplicado esse método na Formatec Tecnologia em Projetos e alunos que por sua vez tinha essa matéria desconhecida tornou-se uma matéria mais clara e sólida para buscar até mesmo um ingresso no curso superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (182.4 Kb)   docx (746.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com