TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação do ciclo peca no gerenciamento dos resíduos sólidos de uma industria têxtil

Por:   •  19/5/2019  •  Monografia  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O trabalho de conclusão de curso teve como proposta principal a aplicação do ciclo PDCA no gerenciamento dos resíduos sólidos, por meio da utilização de estudo de caso dentro de uma indústria têxtil atrelado a boas praticas realizadas por empresas similares. De forma, que o papel do PDCA dentro do processo de gerenciamento seria o levantamento dos problemas e a proposição de soluções mitigassem os erros.

Nesse sentido, o PDCA é uma metodologia bastante empregada em diversas áreas pela simplicidade e facilidade em sua aplicação em solucionar problemas, tendo sua principal utilização a elaboração de planos por meio de etapas que devem ser seguidas garantindo as organizações ganhos visíveis tanto no processo produtivo como financeiro.  De forma abrangente a exigência para aplicação do PDCA depende do tamanho do projeto a ser criado, contratação de pessoal qualificado para criação e a utilização de ferramentas e equipamentos, além da liberação de verba para o desenvolvimento do projeto.  

Quanto à utilização do PDCA atualmente no gerenciamento dos resíduos sólidos, tem sua metodologia voltada para construção de PGRS, já que o processo de elaboração do plano é difícil e exige total atenção para garantir que todos os pontos do processo de gerenciamento sejam atendidos dentro do plano, uma vantagem na utilização do ciclo PDCA é poder identificar erros ao longo das fases de elaboração do plano.

Na utilização dentro da empresa o PDCA é uma metodologia que pode garantir ganhos financeiros e em qualidade dentro do processo de gerenciamento, tendo em vista que busca organizar e solucionar problemas inerentes ao processo.

Em relação ao que foi abordado pela pesquisa de campo para o desenvolvimento do trabalho, pode-se verificar que a aplicação do PDCA não se restringe apenas a área das exatas, podendo ser aplicada em outras áreas do conhecimento na construção e adequação de planos. Por ser uma técnica relativamente nova e pouco divulgada o PDCA ainda possui uma aplicação baixa dentro das organizações. As empresas que utilizam o PDCA como metodologia podem observar aumento na eficiência, eficácia e na gestão correta das ações imposta o que resulta em lucros para empresa.

Nessa visão, o estudo apresentado permitiu observar que é possível a aplicação do PDCA na resolução dos problemas inerentes a empresa têxtil, de modo, que o PDCA foi utilizado como base para organização do processo de gestão dos problemas. Cabe resaltar, que a aplicação deste método não possui nenhuma restrição em relação ao local de desenvolvimento, sendo necessárias apenas adequações a empresa ou serviço que pretende ser aplicado, já que possui uma estrutura pré-estabelecida que deve ser seguida.

Nesse sentido a ideia central na utilização do PDCA esta na melhoria continua dos processos de gestão das empresas que podem apresentar estruturas desorganizadas e com baixo aproveitamento produtivo.

É necessário esclarecer que o objetivo da pesquisa realizada foi elencar os problemas no processo de gerenciamento dos resíduos sólidos de uma indústria têxtil e a partir da visualização dos problemas, propor soluções de melhoria para o atual processo de gerenciamento, tudo isso, através da utilização do PDCA como método de melhoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com