TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISPOSITIVOS SEMICONDUTORES

Por:   •  12/11/2019  •  Artigo  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE ÁREA1 WYDEN

 

 

 

GILYANE PORTUGAL

NATHAN VASCONCELOS

UENDEL MATOS

 

 

 

 

 

 

DISPOSITIVOS SEMICONDUTORES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SALVADOR

2018

GILYANE PORTUGAL

NATHAN VASCONCELOS

UENDEL MATOS

 

 

 

 

 

 

 

DISPOSITIVOS SEMICONDUTORES

 

 

   

Trabalho sobre dispositivos semicondutores, da disciplina de materiais elétricos, ministrada pelo professor Guillermo Berrocal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SALVADOR

2018

Supercondutividade:

O que é?

É uma propriedade apresentada por alguns materiais sólidos de perder abruptamente qualquer resistência à passagem de corrente elétrica quando resfriados abaixo de um ponto mínimo, tal ponto recebe o nome de temperatura de transição, ou temperatura crítica.

Como está constituída?

Um supercondutor é geralmente composto de materiais sintéticos ou metais como o chumbo ou niobiumtitânio que já possuem uma contagem atômica baixa. Quando esses materiais estão congelados para zero quase absoluto, os átomos que eles fazem têm que se aproximar.

Funcionamento:

A supercondutividade foi explicada em 1957 como consequência do acoplamento de dois elétrons, partículas elementares de carga elétrica negativa responsáveis pela condução elétrica, que constituem os pares de Cooper.

Esses pares se movem nas superfícies dos microcristais da rede cristalina dos materiais supercondutores sem sofrerem colisões nem perturbações que reduzam a energia que transportam.

Materiais:

Os supercondutores são divididos em dois grupos, eles são:

Macios(Tipo I) - Materiais compostos por um único elemento, tais como: Hg, Al, Pb, etc.

Duros(Tipo II) -  São elementos compostos, são exemplos: LaBaCuO, TIBaCuO.
Nos supercondutores do tipo I, o efeito Meissner é total, enquanto nos supercondutores do tipo II há uma pequena penetração das linhas de campo magnético para dentro do material. Esses últimos costumam suportar correntes mais fortes que o primeiro sem perder a condição de supercondutor.

Materiais de armazenamento magnético:

O que é?

Os dispositivos de armazenamento por meio magnético são os mais antigos e mais amplamente utilizados atualmente, por permitir uma grande densidade de informação, ou seja, armazenar grande quantidade de dados em um pequeno espaço físico.

Como estão constituídos?

Utilizam uma base de metal ou plástico recoberta com um material magnético (normalmente óxido de ferro), que reage a um campo magnético (electroíman) .

Em determinados pontos deste material, os dados são armazenados magnetizados.  Com isso, a leitura posterior dos dados pode ser realizada detectando-se as correntes induzidas pelos campos magnéticos armazenados.

Funcionamento:

A leitura e gravação das informações em um dispositivo de armazenamento por meio magnético se dá pela manipulação de dipolos magnéticos presentes na superfície da mídia magnética. Para a gravação, a cabeça de leitura e gravação do dispositivo gera um campo magnético que magnetiza os dipolos magnéticos, representando assim dígitos binários (bits) de acordo com a polaridade utilizada. Para a leitura, um campo magnético é gerado pela cabeça de leitura e gravação e, quando em contato com os dipolos magnéticos da mídia verifica se esta atrai ou repele o campo magnético, sabendo assim se o pólo encontrado na molécula é positivo ou negativo.

Materiais:
O processo de gravação dos bits ocorre através da magnetização do material ferromagnético depositado na superfície dos discos.

Discos mais antigos utilizam óxido férrico como superfície de gravação, enquanto discos mais novos utilizam liga à base de cobalto.

Diodo:

O que é?

Diodo é um componente elétrico que tem por função permitir a passagem de corrente somente numa direção, impedindo no sentido contrário.

Como estão constituídos?

No caso do diodo, este é formado por dois cristais de silício ou germânio, a principal característica é conduzir a corrente somente em um sentido, tendo sua principal aplicação como retificador de tensão, ou seja, converter uma corrente alternada em corrente contínua.

Funcionamento:

Ao silício ou ao germânio são adicionadas substâncias chamadas genericamente de dopagem ou impurezas. Temos assim trechos tipo N e tipo P. A diferença entre os dois tipos está na forma como os elétrons são conduzidos. Quando temos uma junção PN, a corrente elétrica trafega com facilidade do trecho P para o trecho N, mas não consegue trafegar no sentido inverso.

O diodo possui seus dois terminais ligados às partes de uma junção PN. A parte ligada ao P é chamada de anodo, e a parte ligada ao N é chamada de catodo. A corrente elétrica trafega livremente no sentido do anodo para o catodo, mas não pode trafegar no sentido inverso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com