TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO – Primeiro Trabalho

Por:   •  25/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DE CASO – Primeiro Trabalho

  1. Orientações Gerais

Valor: até 2,0 pontos da nota final.

Participantes: grupo de até 6 pessoas, caso alguém tenha interesse em fazer individualmente, peço por favor que me consulte.

Prazo de Entrega: até 24 de abril de 2020.

  1. Envio das Respostas

Basta que um integrante do grupo envie a resposta no AVA (contendo os nomes completos de todos os integrantes e respectivas matrículas), pelo seguinte caminho: AVALIAÇÃO ONLINE > ESTUDO DE CASO > PESQUISAR MEU COMPUTADOR > ENVIAR.

O integrante não deve esquecer de anexar o arquivo com a resposta, em Word, antes de enviar!! Após o envio, aparece no cabeçalho da página uma confirmação e um código, que você pode anotar.

3. Critérios de Avaliação

O trabalho deve ser original!!! A plataforma possui mecanismos de verificação de plágio da Internet e de trabalhos de colegas. Trabalhos plagiados serão desconsiderados. Prepare o trabalho com atenção, e somente envie quando tiver certeza do material que está entregando.

  1. Estudo de Caso

“Ambiente tenso. Gerente da unidade em férias pediu que Michelle e Nara, ambas, tomassem conta até a volta das pequenas férias. Você pode pensar que isso aconteceu numa empresa pequena, porque um gerente pede para alguém tomar conta de mais “alguéns” – se a palavra existe. Não, não aconteceu. Aconteceu numa empresa média para grande numa cidade do Paraná. Uma das possibilidades do gerente ter feito o que fez foi o fato de se sentir inseguro no cargo, daí pedir para duas funcionárias em quem confiava para que dessem uma olhada naqueles sete dias em que estaria ausente.

Mas esse não é o estudo de caso. O estudo de caso aparece quando ambas resolvem gerir a unidade. Já no primeiro dia, chamaram toda a unidade. Eram quatorze pessoas no total e avisaram que a questão de horários era “para valer”. Elas entendiam a boa vontade do Gabriel, gerente, em compreender os atrasos, mas, até a volta dele, chegar na hora era fundamental – e olharam para Amaury que havia chegado mais de meia hora atrasado. Todos perceberam. E terminaram a primeira parte dizendo: “E na saída também, vamos sair na hora, para evitar problema.” A segunda parte foi pedir a cada um que informasse o que estava fazendo e quais seriam os próximos passos e quando finalizariam aquela ou aquelas tarefas. A cada depoimento um pedido para fazer até a volta de Gabriel. Num dado momento estranharam que uma determinada funcionária dissesse que já havia combinado com o gerente que entregaria só depois da volta dele. Michelle reagiu na hora dizendo que havia duas pessoas na gerência e que ela deveria atender ao pedido que se transformaria em ordem se ela negasse. Outros funcionários reagiram às duas, digamos gerentes em exercício, e formou-se um pequeno conflito de opiniões. Michelle e Nara exigiram silêncio e informaram que estavam pedindo a presença do diretor da área e só retomariam o problema na presença dele. O diretor chega, ouve o problema, olha para os demais funcionários, diz que não sabia da função dada a ambas e que conversaria com o gerente no retorno, mas que, até a volta, as duas moças assumiam a responsabilidade de “tocar” a gerência e concordaria com qualquer decisão delas. E saiu da sala. Um enorme silêncio durante longos 5 segundos e Nara disse: ordens dadas devem ser cumpridas até o dia anterior, caso contrário seria pedida uma advertência por escrito ou, se fosse o caso, a demissão dos que não cumprissem com as obrigações.

Chegou a véspera do retorno do gerente, e dos quatorze funcionários só cinco entregaram seus relatórios informando a finalização. No dia seguinte, Gabriel se reúne com ambas que pedem a demissão de duas funcionárias e advertência verbal para os demais. Gabriel para e pensa.”

(ARAÚJO, Luis César G. de; GARCIA, Adriana Amadeu. Teoria Geral da Administração. Orientação para escolha de uma caminho profissional. São Paulo: Atlas, 2010).

RESPOSTAS – ESTUDO DE CASO (1º instrumento da AV1 – valor até 3,0 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (95.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com