TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS DE CASO COLEGIO SANTO DOMINGO SAVIO DADOS TÉCNICOS

Por:   •  23/5/2017  •  Monografia  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDOS DE CASO

COLEGIO SANTO DOMINGO SAVIO

DADOS TÉCNICOS

Localização: Medellín, Antioquia, Colombia

Arquitetos Responsáveis: Obranegra Arquitectos
Carlos Pardo Botero, Mauricio Zuluaga Latorre, Nicolás Vélez Jaramillo

Tipo de Projeto: Educacional

Área construída: 7500 m2

Data de início de obra: Fevereiro de 2007

Data de término da obra: Março de 2008

Conceito: Esta escola é parte do programa "Medellin mais educada", promovido pelo prefeito Sergio Fajardo (2004 - 2007), e foi para melhorar a qualidade da educação pública, ampliando a infra-estrutura escolar nos bairros de baixa cobertura e através desses espaços, contribuir para o cumprimento dos cidadãos. Para o qual foi proposta a adequação de 132 instituições de ensino existentes e a construção de 10 novas escolas. Este programa foi executado sob a direção de empresa de desenvolvimento urbano EDU, que selecionou 10 arquitetos considerando sua carreira.

Partido: A ideia central deste projeto surge da decisão de encontrar uma resposta sensata às necessidades locais. Criar um edifício amigável e familiar para a comunidade, por esta razão, decidimos reinterpretar alguns elementos de sua própria arquitetura, como terraços, varandas, os interstícios entre as casas e as ruas escalonadas, que foram encomendados para dar sentido à projeto.

Em um lote não edificado, situado entre duas escolas existentes, a intenção foi projetar um novo edifício que iria integrar as duas escolas e ligá-las à estrutura urbana, utilizando o conceito de "escola aberta", o que consistia em dissipar os limites físicos e mentais dos colégios, através de uma intervenção urbana e arquitetônica aberta, o projeto conseguiu tornar-se centro de referências culturais, recreativas, educacionais e urbanas que promovam a integração de toda a atividade da comunidade.

LOCALIZAÇÃO

A CIDADE

Medellín é uma cidade colombianacapital e maior cidade da província (departamento) de Antioquia, localizado no noroeste do país. Situada a 1520 m de altitude, a cidade conta com cerca de 2 743 049 habitantes, o que faz dela a segunda cidade mais populosa da Colômbia. Sua região metropolitana, denominada Área metropolitana de Vale de Aburra, composta por nove cidades, é a segunda maior aglomeração urbana do país, abrigando cerca de 3 592 100 habitantes.

Também é um dos principais centros industriais do país.

[pic 1]

Fonte: Mapa (google maps)

IMPLANTAÇÃO E ENTORNO

A escola está implantada em um dos 11 distritos que compõem La Comuna 1 (na periferia nordeste da cidade). Caracteriza-se por ser ocupada de forma espontânea devido a migrações que ocorreram em Medellin, é por isso que a parcela mais urbana carece de morfologia definida, causando uma desarticulação dos sistemas urbanos e redes de serviços de estruturação, tornando esta área carente de todos os equipamentos urbanos necessários para atender às necessidades da população. As condições topográficas difíceis apresentadas pela área (geografia irregular com declives acentuados e áreas com ravinas “sulco no solo produzido pelo escoamento livre da água de chuva” e encostas), forçando mais cautela sobre a questão estrutural dos edifícios como eles são vulneráveis ​​a deslizamentos de terra.

[pic 2]

Fonte: Construdata (com modificações da autora)

O PROJETO

O lote de intervir tinha uma área de 13.000 m2, uma forma irregular e à topografia com 35% de inclinação no sentido mais complexo, embora qualquer construção, tenha um estatuto privilegiado de miradouro natural sobre a cidade e suas montanhas. O lote só podia ser acessado, a partir de um caminho que passa através do lado sul e serve como uma conexão com a centralidade do bairro localizado a cerca de 500 metros. Como preexistentes encontraram-se alguns caminhos que atravessavam o lote e foram utilizadas pelos moradores para sair ou entrar no bairro La Torre localizado na parte inferior do monte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (430.1 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com