TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso da Seven Eleven

Por:   •  15/2/2019  •  Artigo  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  877 Visualizações

Página 1 de 2

Questões para Discussão – Estudo de Caso Seven-Eleven

1) Uma cadeia de lojas de conveniência, como a Seven-Eleven no Japão tenta ser responsiva e oferecer aos clientes o que eles precisam, quando precisam e onde precisam. Com relação à cadeia de suprimentos, como uma loja de conveniência pode ser responsiva? Essa estratégia pode ser aplicada em qualquer negócio?

R.: Uma loja de conveniência é responsiva quando sua cadeia de suprimentos é capaz de responder e atender rapidamente as demandas dos clientes. Seus meios de transportes para suprimento dos produtos também devem ser rápidos, mesmo que isto impliquem em maiores custos de logística, fato este, o custo, não ser tão relevante nesta estratégia para competição neste mercado, visto que há possibilidade de se praticar maiores margens de ganhos uma vez que neste negócio o preço não é o grande impulsionar de vendas, mas sim disponibilidade de produtos, de tipos variados, capaz de atender as demandas mais urgentes dos clientes, estas características são vistas como valor pelos clientes para uma loja de conveniência. Faz-se necessário também, para a loja de conveniência ser responsiva, que a cadeia de suprimento seja bastante modular e interligada por sistemas capazes de se comunicar com bastante brevidade de modo a permitir ao máximo o adiamento na diferenciação de produtos, bem como garantir flexibilidade para atender a demanda. Produtos com pequeno prazo de validade, como as refeições quentes e alimentos frescos, podem sofrer grandes variações na demanda diária em função, por exemplo, do clima do dia. A demanda por produtos cuja validade tem vencimento diário demanda também da cadeia de suprimento baixíssimo tempo de entrega dos produtos (Lead Time), mesmo que isto implique em maiores custos. Por fim, os fornecedores desta cadeia devem também ser selecionados pela sua capacidade de fornecer, no início da cadeia, os produtos com pequeno tempo de fabricação, com demanda flexível, para minimizar estoques intermediários e sem dúvida, produtos de qualidade.

Esta estratégia não pode ser aplicada a qualquer negocia, visto que mercados, por exemplo, onde se compete pelo custo, não é possível aceitar custos maiores com logística e Lead Time reduzido.

2) O que a Seven-Eleven fez em sua opção de localização de instalação, gestão de estoque, transporte e infraestrutura de informação para desenvolver capacidades que deem suporte à sua estratégia de cadeia de suprimentos no Japão?

3) O que você acha do conceito da 7dream para Seven-Eleven no Japão? De um ponto de vista de operações e cadeia de suprimentos, onde é mais provável que seja bem sucedida, no Japão ou nos Estados Unidos?

4) Como é o Sistema Integrado de Informações da 7-Eleven? Qual a importância para a Gestão da Cadeia de Suprimentos da Empresa?

5) Muito do sucesso das operações da Seven-Eleven no Japão deve-se à confiança entre os parceiros, você acha que esse modelo estratégico funcionaria nos Estados Unidos? E no Brasil? E na sua empresa?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com