TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso sobre o Gerenciamento de Resíduos Sólidos Orgânicos e Recicláveis de Pequenos Estabelecimentos

Por:   •  26/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.012 Palavras (17 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

caio froes de Aguilar pupin

Estudo de Caso sobre o Gerenciamento de Resíduos Sólidos Orgânicos e Recicláveis de Pequenos Estabelecimentos Comerciais no Município de São Paulo

Lorena/SP

2020

CAIO FROES DE AGUILAR PUPIN

Estudo de Caso sobre o Gerenciamento de Resíduos Sólidos Orgânicos e Recicláveis de Pequenos Estabelecimentos Comerciais no Município de São Paulo.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Engenharia de Lorena, da Universidade de São Paulo como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Ambiental.

Orientadora: Prof. Dra. Érica Leonor Romão

Lorena/SP

        2020        



Agradecimentos

Agradeço primeiramente a meu pai e à minha irmã, Francisco e Nara que são exemplos de pessoas e profissionais e sempre me ajudaram a ponderar a melhor decisão a tomar.

À republica Balako e todos os moradores que convivi, até os que eu não tive a oportunidade de morar junto, mas que em todos nossos encontros me agregaram como pessoa e tornaram mais fácil minha vida em Lorena com conselhos e experiências que guardarei para a vida toda.

À Professora Doutora Érica Leonor Romão pela oportunidade e auxílio na orientação e revisão do meu trabalho e a paciência comigo enquanto aluno.

À Júlia, por estar do meu lado enquanto enfrentava desafio e momentos inesquecíveis me ajudando a focar e me acalmar quando era necessário.

Ao Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental (CAEA) que me proporcionou o primeiro senso de responsabilidade não particular durante a faculdade e o crescimento profissional.

Ao handebol da EEL que sempre foi fundamental para meu desenvolvimento pessoal e foi uma fuga dos estresses provocados pela faculdade.

Agradeço ao Marsal e ao Victor pelo companheirismo nessa nota etapa de minha vida, pelas risadas e aprendizados.

A todos os meus amigos que, direta ou indiretamente, contribuíram para o meu desenvolvimento e participaram de momentos importantes.

E a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a minha formação, muito obrigada.



LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Gráfico da geração de resíduos diário em São Paulo        10

Figura 2 - Gráfico percentual da geração de resíduos diário em São Paulo.        24

Figura 3 - Fluxo Metodológico        35



LISTA DE QUADROS

Quadro 1 - Código de cores dos resíduos recicláveis        28


SUMÁRIO

1.        Introdução        1

2.        JUSTIFICATIVA        4

3        OBJETIVO        5

3.1        Objetivo Geral        5

3.2        Objetivos Específicos        5

4        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

4.1        Classificação de resíduos        6

  4.1.1 Resíduos Sólidos Domiciliares......................................................................................6

4.2        Métodos de coleta        7

4.3        Disposição Final dos resíduos        8

4.4        Legislação        9

  4.4.1 Política Nacional de Resíduos Sólidos........................................................................9

5        METODOLOGIA        11

5.1        Fundamentação teórica        11

5.2        Estudo de Caso        11

Referências        14

  1. Introdução

A vida humana e a geração de resíduos caminham juntas historicamente. Desde o homem primitivo que se utilizava de materiais rudimentares, como pedras e gravetos para a criação de ferramentas que o ajudavam em atividades do dia-a-dia. Hoje, a usabilidade e as variedades dos materiais aumentaram muito, suprindo cada vez mais as necessidades mais especificas existentes. Devido ao seu ciclo de vida, os materiais se tornam possíveis resíduos, quando passam a não ter mais finalidade e são descartados muitas vezes de maneira incorreta no meio ambiente. Além deles, existem resíduos produzidos pela própria necessidade fisiológica do ser humano que quando não tratados de maneira correta podem contaminar o solo ou, em alguns casos, águas subterrâneas. (MANCINI et AL., 2012, p. 346).

Acompanhando o trajeto histórico da vida humana, pode-se observar a idade média em que a falta de condições sanitárias básicas, principalmente entre a classe social com menor renda, levou a diversos episódios em que doenças contaminaram parte da população (BECK; ARAÚJO; CÂNDIDO, 2009). Em seguida, durante a revolução industrial, houve uma grande mudança dos meios de produção e da mentalidade da sociedade. Os bens se tornam cada vez mais descartáveis a medida que se aumenta a massificação da produção, assim começa a existir um grave problema com a geração de resíduos que perdura até a atualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (268.1 Kb)   docx (133.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com