TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso Vale

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de caso – Vale

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), empresa de mineração, foi criada em 1942 no governo Vargas, depois privatizada em 1997 no governo FHC. Devido ao processo de gestão muito burocrático, as perdas de muitas oportunidades e a influência dos interesses políticos constante nas decisões na CVRD a privatização se fazia necessária, e exigia também um grande nome para liderar essa mudança. Mas havia também quem considerasse que a privatização da CVRD negativa, e que aquilo significava a perda de um patrimônio público, vendido por um valor inferior ao real. Roger Agnelli estava entre os possíveis nomes, e mesmo não sendo o mais cotado, assumiu a presidência da empresa em 2001.

Agnelli, mesmo durante a conturbada transição da CVRD conseguiu mostrar sua competência e habilidades administrativas, era muito comunicativo, possuía uma importante rede de relações interpessoais. Então, traçadas suas metas e estratégia focou a empresa na área de mineração, agilizou processos, intensificou a comunicação entre os setores, internacionalizou as atividades da empresa para que ela pudesse competir em âmbito mundial. Agnelli enxergou as oportunidades que surgiam e usufruiu delas para levar a Vale entre as três maiores mineradoras do mundo atualmente.

A CVRD mudou sua marca para Vale em 2007, devido a fácil pronuncia e fixação, por significar valor e por outros motivos listados por Agnelli.

Em 2011 o governo federal, que mesmo após a privatização continuou em posse de grande parte das ações da empresa, conseguiu retirar Agnelli da presidência da Vale, para poder aumentar sua influência dentro da empresa, já que Agnelli vinha tomando decisões que contrariavam os interesses políticos do governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com