TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Artigo Construções Sustentáveis

Por:   •  8/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

 

Ralf Sales, Renata Scardua, Caique Malta, Guilherme Zen, Vinicius Rossi

DA SILVA, Otavio. UMADA, Murilo. POLASTRI, Paula. NETO, Generoso.DE ANGELIS, Bruno. MIOTTO, José Luiz.

 

Etapas do gerenciamento de resíduos da construção civil

No artigo os autores identificam etapas de gerenciamento de resíduos da construção civil, mostrando sua real importância na contemporaneidade.

É destacado que no Brasil existe uma alta demanda na indústria de construção civil, um país em desenvolvimento e tendo como pilar essa atividade econômica, pode gerar uma grande quantidade de resíduos, “De acordo com Pinto e Gonzáles (2005), em cidades de médio e grande porte do Brasil, os resíduos da construção civil correspondiam de 41 a 70% do total dos resíduos gerados nestes municípios.” (DA SILVA; UMADA; POLASTRI et al., 2015).

Devido ao alto volume de resíduos descartados de forma irregular, os autores ressaltam a existência de inúmeros problemas ao meio ambiente, exemplificando, a contaminação do solo e aguas superficiais e subterrâneas o que favorece o desenvolvimento de doenças e aglomeração de animais transmissores. Atingindo diretamente o qualidade de vida da sociedade.

  Vem se buscando soluções para diminuir essa elevada quantidade de resíduos gerados na construção civil, com uso de matérias primas renováveis e reciclagem, além de legislações. Nesse estudo é citado os principais instrumentos de legislação que gerenciam os resíduos de construção civil, são eles a Política nacional de resíduos sólidos e resolução e CONAMAN n°307 de 2002.

 Essa resolução CONAMAN, tem o objetivo de reduzir a geração desses resíduos. “Indica que os geradores devem visar em primeiro lugar a não geração de RCC e, na ordem de prioridade, a redução, a reutilização, a reciclagem, o tratamento dos resíduos e a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos” (DA SILVA; UMADA; POLASTRI et al., 2015). São indicados procedimentos e ações que visão o gerenciamento, nas fases de deslocamento, recolhimento, baldeação, e tratamento adequado dos resíduos. São determinados os tipos de materiais separados por classes indicando uma correta segregação entres essas diferentes classes de

resíduos. Além de acondicionamentos usados em canteiros de obras objetivando a correta separação facilidade do transporte e organização do local. Como exemplos os autores citam big bags, baias, caçambas e lixeiras.

 Na fase do tratamento dos resíduos é priorizado redução do uso de recurso naturais por meio de reutilização e reciclagem, e o correta destinação dos rejeitos em aterros, controlando danos ambientais seguindo as diretrizes da legislação.

Foi enfatizado a educação ambiental, que indica executar corretamente projetos planejados e os benefícios que as práticas corretas refletem de maneira social na vida de todos envolvidos.

 

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com