TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

M.T.A Resumo e Resenha - Filme October Sky (Padrão UNIP)

Por:   •  20/5/2016  •  Resenha  •  1.614 Palavras (7 Páginas)  •  952 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Para este trabalho foi exigido à aplicação dos conceitos de resumo e resenha, incluindo uma analise com resumo e resenha do filme October Sky, por John Johnston, correlacionando aos materiais da disciplina de Metodologia do Trabalho Acadêmico.


2. DESENVOLVIMENTO

2.1 RESUMO

O resumo é um texto que tem como objetivo apresentar outro texto de forma sintética, objetiva e evitando opiniões ou juízo de valor.

Sendo assim, não se pode encontrar no resumo críticas, avaliações ou julgamentos da parte de seu autor acerca do texto que foi resumido.

 Os resumos devem trazer de forma sumarizada as informações mais relevantes do texto, de forma a permitir um conhecimento amplo e sem mudanças ao leitor.

2.2 RESENHA

A resenha é normalmente escrita por jornalistas culturais ou por acadêmicos e também pode ser chamada de resumo crítico. Quando usada na mídia costuma receber o nome de crítica, na academia de resenha. A resenha tem como característica oferecer ao leitor um resumo do texto em questão e ao mesmo tempo uma avaliação crítica do mesmo, por fim, o autor deve apresentar suas considerações finais, baseando-se nos argumentos que desenvolveu ao longo da resenha.


3. ESTUDO DA OBRA

3.1 RESUMO DO FILME OCTOBER SKY

O filme se passa na década de 50 na pequena cidade de Coalwood, Oeste da Virginia, E.U.A. Onde a sina da maioria dos homens era trabalhar nas minas de carvão.

Em Coalwood vivia um jovem estudante de 17 anos chamado Homer H. Hickam Jr., seu pai John Hickam era comandante da mina de carvão onde era o salvador dos trabalhados a cada acidente que acontecia, sua mãe Elsie Hickam era do lar e seu irmão mais velho Jim Hickam, jogava futebol americano na escola a fim de conquistar uma bolsa para universidade, já Homer, não demonstrava o talento do irmão para tal.

Em 04/10/1957 a União Soviética lança o Sputnik, o primeiro satélite artificial a entrar na órbita da Terra, Homer ficou fascinado com os fatos o que o fez querer construir seu próprio foguete.

Homer construiu um foguete sozinho e convidou seus melhores amigos Roy Lee e Sherman O´Dell para assistir o lançamento de seu foguete, mas o foguete explodiu. Na busca por escassos materiais que tratassem do assunto “Foguete” ele viu um nerd colega de classe Quentin Wilson devorando um livro na biblioteca, Homer teve a ideia de convida-lo para seu projeto, pois, outrora em sala de aula Quentin demonstrou grande conhecimento em foguetes.

Com poucas informações sobre o assunto e poucos recursos, eles contaram apenas com os conhecimentos de Quentin e seus livros, porém,  havia uma solda a se fazer que estava além do que eles podiam fazer no porão da casa de Homer, então Homer recorreu a um subordinado de seu pai o Sr. Ike Bykovsky, que disse ao garoto que poderia perder seu emprego, mas acabou o ajudando mesmo assim.

Empolgado Homer leva o protótipo a escola, quando o Diretor Turner o toma dos garotos questionando-os duramente e eis que surge a Profa. Frieda Riley para salva-los, ela diz ao Diretor que havia pedido para os garotos levarem a escola o protótipo, ela ainda incentivou Homer a participar da feira de ciências do Condado, dizendo a ele que se eles ganhassem na feira poderiam participar da feira nacional de Indianapolis onde bolsas de estudos eram distribuídas pelas Faculdades de todo o país.

E assim surge o primeiro protótipo batizado de AUK1, eles lançaram o foguete próximo as minas de carvão, mas ele tomou rumo em direção aos trabalhadores da mina, bem quando seu pai estava em uma dura reunião com os lideres da mina, John não ficou nada feliz, humilhando o filho e proibindo-o de lançar foguetes na região da mina. Mesmo assim, os garotos não desistiram e foram 12 km mais longe onde encontraram um lugar que construíram uma base precária, e pouco a pouco a cidade toda foi sabendo da ambiciosa ideia daqueles garotos.

Mais tarde, Homer procuraria o Sr. Bykovsky para lhe pedir mais um favor, quando encontrou em seu lugar o Sr. Bolden, outro subordinado de seu pai que lhe contou que Bykovsky teria sido transferido para mina, Homer sentiu-se culpado por sua transferência.

Em inúmeras tentativas com erros e acertos, um belo dia de lançamento parecia que cidade inteira resolveu aparecer na base de lançamento, mas para surpresa de todos inclusive dos garotos o foguete subiu e subiu muito, todos ficaram eufóricos e passaram a dar mais crédito aos “garotos fogueteiros”. Nesse meio tempo a Profa. Riley deu de presente para Homer um livro complexo com os cálculos que ele teria de usar se quisesse ter mais conhecimento sobre foguetes.

Em um novo lançamento, a cidade toda compareceu, eles atraíram atenção da mídia local o Sr. John não foi, mas, por estarem nos jornais os policiais identificaram os garotos como causadores de um terrível incêndio em uma floresta próxima a base de lançamento, sem ter como provar que eles não eram os verdadeiros culpados, eles desistiram de tudo e queimaram a base de lançamento.

Foi quando um terrível acidente aconteceu na mina, matando o Sr. Ike Bykovsky e deixando o Sr. John Hickam impossibilitado de trabalhar na mina, Homer vendo a situação decidiu ir trabalhar na mina para garantir o sustento da casa e não prejudicar o irmão que iria para faculdade. Mas o sonho de Homer não havia morrido, ele começou a estudar o livro que ganhou varando noites, seu pai melhorou e voltou a trabalhar na mina, porém, Homer não queria continuar na mina e usando os cálculos avançados e a física ele chegou a um cálculo que o levaria próximo ao local onde um de seus foguetes que ainda não havia sido encontrado incriminando-os pelo inicio do incêndio na floresta outro dia, assim que eles conseguiram provar a que eram inocêntes, Homer abandonou o emprego na mina e eles retomaram os projetos para participar da feira de ciência, com muito esforço e um grande incentivo da Profa. Riley que estava sofrendo de uma triste doença, aprimoraram o protótipo e ganharam a feira, abrindo uma única vaga direto para feira de Indianapolis, Homer foi o escolhido para representar o grupo na feira, para surpresa de todos, eles conseguiram o primeiro lugar da feira, Homer foi ovacionado por todos e choviam bolsas de estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com