TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing - atividade individual

Por:   •  26/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.895 Palavras (8 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 [fevereiro/2022]

[pic 4]

Elaborado por: Luis Guilherme Simionato Piva

Disciplina: Marketing

Turma: ONL021ZI-ENPRJSP06T2


Introdução

        O grupo Volkswagen é uma multinacional Alemã que se iniciou em 1930, na Alemanha Nazista, iniciando sua produção com veículos automotores de passeio, com o nome mais emblemático que é o Fusca. Chegou ao Brasil em 1953, com montagens do Fusca ainda com peças importadas da Alemanha. Mundialmente reconhecida e com uma produção que ao longo das décadas produziu mais de 22 milhões de veículos, é uma das marcas que mais marcam presença no mundo, tendo, algo em torno de 150 países.

O objetivo deste estudo é analisar a empresa Volkwswagen, que está há mais de 69 anos no mercado brasileiro no seguimento de veículos de passeio e há 40 anos no seguimento de caminhões e ônibus, levantando ideias inovadoras e criativas dentro de um planejamento de marketing.

        A partir do conhecimento do negócio, será levantado características, público alvo, posição de mercado, estratégias e propostas de marketing para expansão da marca.


Desenvolvimento

  1. Análise Ambiental da empresa

Análise ambiental visa entender características internas e externas da empresa, identificando a matriz SWOT, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Isto auxiliará a empresa na parte estratégica com intuito de ter sucesso no cumprimento do projeto e o atingimento de metas.

O ambiente interno é definido como, aquele cuja empresa

possui total controle e possibilidade de agir voluntariamente. Como força,

determina-se características e elementos do ambiente interno que

apresentam uma vantagem diante da concorrência

No ambiente externo, estão inseridos os fatores sobre os quais a

corporação não possui controle (crises econômicas, taxa de juros, políticas

ambientais, eleições, mudanças de câmbio ou de legislação, entre outros).

Nesse conjunto, sempre que um elemento externo gerar um cenário

favorável para a organização pode ser considerado uma oportunidade,

enquanto as circunstâncias sobre as quais ela não tem controle e que

criam horizontes desfavoráveis podem ser definidas como ameaças para o

negócio (MENEZES, 2014)

Matriz Swot para Análise Estratégica

[pic 5]

Figura 01

Na Figura 01, fraquezas e forças exemplificam a empresa no ambiente interno, trazendo informações importantes para a estratégia de marketing e em confronto, temos as ameaças e oportunidades no ambiente externo. Se não entendidas e analisadas, é possível até perder uma fatia do mercado em que a marca está concorrendo.

  1. Pesquisa de Mercado e Análise Competitiva

Qualquer tipo de negócio para ter sucesso, se faz necessário coletar dados, para ter uma base de informações de um devido empreendimento, gerando informações sobre o mercado e o seu determinado público auxiliando na tomada de decisão no momento de definir a estratégia.

A pesquisa de mercado é bem ampla, onde temos: viabilização de um empreendimento, teste de campanhas, produtos e serviços, nichos de mercados, criação de segmentos inéditos e elaboração de estratégias mais competitivas.

Uma análise competitiva consiste num processo de mapeamento para avaliação de concorrentes, para assim, poder traçar um panorama do mercado, antever transformações ou tendências do setor, descobrir novos concorrentes, analisando direta e indiretamente o produto e serviço oferecido, para entender como os concorrentes atuam e se posicionam.

Segundo informações da Revista Folha de S. Paulo, a Volkswagen foi pela 30ª vez lembrada no “Top of Mind “, sendo uma marca que é reconhecida pelo público brasileiro e também ocupa uma grande fatia do mercado mundial, sendo atualmente a oitava mais valiosa do mundo e conta com várias outras marcas que o grupo adiquiriu ao longo do tempo e comercializa atualmente, sendo: Audi, Lamborghini, Porshe e entre outras mais empresas.

[pic 6]

Figura 02

O grupo provou o quão sólido é quando superou a crise do Covid-19 no ano de 2020 e superou a expectativa, obtendo um lucro de € 10 bilhões de euros, gerando um fluxo de caixa positivo diante da situação, podendo observar que teve uma grande participação de vendas na China e também na América do Sul.

Apesar de um grande crescimento mundial, no Brasil apresenta uma nota regular no principal site de reclamações, que é utilizado como base de pesquisa de consumidores e também pela concorrência, que é o “Reclame Aqui”, obtendo uma pontuação de 6.1, conforme a figura 03 abaixo, logo em seguida.

[pic 7]

Figura 03

É uma base nova de dados, iniciada em 2020 contendo pucos usuários, considerando o tempo que a empresa está em funcionamento no país.

No âmbito de público alvo, temos o mercado interno com o veículo de passeio Gol, estando entre os 10 mais baratos, o Nivus e T-cross liderando o segmento de compactos mais vendidos e o mercado externo com exportações para África, Oriente Médio, Argentina.

É importante salientar que os produtos do segmento SUV estão tomando conta do mercado, isso de deve a praticidade, beleza, conforto e a tecnologia embarcada nestes veículos, que foram pensados no cliente, com foco em inovação e desenvolvidos para a necessidade do público alvo. Produtos que estão sempre pensando em melhoria e melhor atender o cliente, granha um grande valor na confiança da marca.

Abaixo podemos conferir o gráfico 01 e a figura 04 informando a participação e vendas do mercado interno, datado em 2021, registrando a presença das montadoras que mais vendem internamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (468.9 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com