TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Filme “Fome de Poder”

Por:   •  19/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

O filme “Fome de Poder” conta a história de Ray Kroc, um vendedor de máquinas de milk shake; dos dois irmãos McDonald’s e como foi criada a rede de fast-food

Ray Kroc era um vendedor de máquinas de fazer milk shake nos anos 50 nos Estados Unidos da América. Sua máquina podia fazer até 5 milk shake de uma só vez, porém ele não conseguia vender quase nenhuma máquina e por esse motivo ele não conseguia colocar seu negócio para frente. O cara era persistente e acreditava que ainda poderia vender muitas máquinas, até que um belo dia ele recebeu o pedido de 6 máquinas para uma lanchonete numa cidade da Califórnia. Ele ficou surpreso com o pedido e resolveu ligar pra lanchonete, e ficou ainda mais surpreso quando soube que o pedido não eram somente 6 máquinas, mas sim 8 máquinas. Impressionado, Ray Kroc resolveu sair da sua cidade e se dirigiu a cidade de San Bernardino na Califórnia. Chegando lá, Ray Kroc fez o pedido de um lanche e ficou bastante impressionado com a rapidez e com os diversos detalhes do atendimento da lanchonete. Ao conversar com os irmãos McDonald’s, Rick e Mac, Ray fica encantado com o sistema de produção e sugere a abertura de franquias, mas os irmãos discordaram devido a experiência que já tiveram com franquias.

Com muita conversa Ray conquista os irmãos McDonald’s e consegue implantar a ideia das franquias. Então começa o trabalho de Ray em tentar adquirir investidores pra essas franquias, ao conseguir tudo isso e ao vistoriar as franquias abertas, verificou que não estavam seguindo os padrões McDonald’s. A partir daí Ray procurou casais jovens e empreendedores pra colocar esse negócio para funcionar. Os casais jovens fizeram o negócio dar certos e assim Ray observou que ele estava se endividando e não tinha o retorno necessário, pois o contrato firmado com os irmãos McDonald’s não era vantajoso.

Após ter sido negado o aumento da sua participação no contrato, a saída que Ray encontrou foi baratear os custos da produção, que pertencia a energia dos refrigeradores. Uma empreendedora que havia comprado a franquia apresentou um pó para preparo do milk shake que iria ajudar a baratear os custos. Ao apresentar para os irmãos McDonald’s eles não aceitaram as mudanças no milk shake. Ao encontrar um analista financeiro, o analista orientou que Ray comprasse os imóveis de onde seriam instaladas as franquias e que alugasse para o franqueado de forma que o franqueado pagasse sobre os lucros das vendas, e assim ele se livrou do prejuízo que estava tendo no contrato com os irmãos McDonald’s. A partir desse momento Ray começou a ganhar muito dinheiro e quis comprar o McDonald’s ao valor que os irmãos queriam, que foi 1 milhão de dólares livres de impostos, na qual Ray aceitou pagar. Ao firmar o acordo os irmãos queriam que além desse valor eles tivessem 0,5% do lucro do McDonald’s, mas Ray fechou essa parte sem colocar em contrato. E assim Ray Kroc tornou-se o único dono do McDonald’s.

O filme “Fome de Poder” possui uma relação muito grande com o que temos estudado na disciplina de Administração da Produção. Um ponto muito importante a ser mencionado é criação do processo que revolucionou o negócio dos irmãos McDonald’s, baseado no conceito de Henry Ford para a produção de carros. Foi assim que eles conseguiram entregar os lanches dos seus clientes de forma rápida e com qualidade. Outro ponto importante foi o impacto econômico gerado com a retirada de alguns produtos do cardápio que eram pouco vendidos, pois quando os irmãos McDonald’s abriram a lanchonete em San Bernardino, o cardápio do McDonald’s continha 27 itens. Ao estudarem, eles entenderam que 87% das vendas da lanchonete estavam concentradas em apenas hambúrguer, batatas fritas e milkshake, ou seja, 87% do faturamento estava concentrado em 11% dos produtos disponíveis do cardápio. E daí pensou para que outros 24 produtos? Todos foram eliminados do cardápio e o McDonald’s concentrou sua operação nos 11% que eram responsáveis por gerar 87% do resultado do negócio, que era o Hambúrguer, as batatas fritas e o milk-shake.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (31.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com