TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Projetos FGV

Por:   •  3/1/2022  •  Resenha  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

Fundação Getúlio Vargas.

Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos.

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Professor: Alexandre Caramelo

Aluna: Katherine Mayra de Oliveira

Resenha da Aula 1: módulo 1 e 2: Conceitos e características dos projetos e Alinhamento de Projetos a estratégia da organização.

Nessa aula foi abordado o conceito e definição de projetos, programa, portifólio, fases do projeto, assim como uma explicação sobre a TAP, businees case e exercício em aula para de criação de um Project model canvas, dinamizando as equipes para montar o escopo, premissas, restrições etc. de um projeto. A importância projetos estão e precisam estar alinhados com planejamento estratégico da empresa, uma análise do ambiente interno e externo (ponto de vista do cliente) dessa forma os projetos são definidos para materializar a estratégia empresarial. Comitês de Portifólios cascateiam os programas que são criados para gerar iniciativas visando alcançar as metas e objetivos definidos no plano estratégico do momento da empresa.

Atualmente na empresa em que trabalho, devido ao cenário de pandemia, foi criado um programa chamado “I9” onde o objetivo do programa é coletar ideias inovadoras e de redução de custo para manter nosso produto competitivo, uma vez que as comodities que compõem nosso produto (aço / alumínio) sofreram grande reajuste e aumento de preço, o que reduziu nossa margem. A coleta de ideias não há nenhum filtro inicial, e elas entram em um Kamban, onde semanalmente o comitê avalia e passa para o estudo de business case onde uma análise de viabilidade é realizada. Uma vez aprovados, temos que criar o documento chamado de  CAR ( Capital Apropriation Request) que seria relacionando com a nossa matéria a TAP.

A aula foi muito interessante e dinâmica e consegui ir assimilando como a teoria do Gerenciamento de projetos já estava sendo aplicada no meu dia a dia com nomes diferentes, porém com a mesma metodologia. As empresas têm cada uma seus métodos e formulários, mas seguem um padrão de atividades de sequenciamento para gerenciamento de projetos. E os programas e projetos estão alinhados com o proposito e estratégias das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com