TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NÍVEL SUPRA - PLANEJAMENTO

Por:   •  28/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 4

2 NÍVEL SUPRA - PLANEJAMENTO

2.1 Confirmar informações

As informações quanto à importância do setor de coworking e cafés especiais é confirmado pela crescente demanda por tais setores, o que é comprovado pelo Coworking Brasil, que regularmente atualiza suas redes com novos centro de coworking por todo território nacional, além disso, a mídia tem retratado cada vez mais tal seguimento, o que gera interesse por parte dos clientes. Os principais requisitos do terreno, assim como sua dimensão total necessária foram apresentados no nível global e são confirmados para dar início ao nível supra.

2.2 Confirmar estratégia

As estratégias desenvolvidas pelo grupo permanecem as mesmas. O intuito é oferecer um ambiente propicio para seus clientes consigam desenvolver atividades variadas, isso sendo feito da forma mais confortável possível. A cidade de Passo Fundo conta com 11 instituições de ensino superior e estima-se, inicialmente, atender a parcela de 60% do público acadêmico da cidade. A empresa tem perspectiva de em um longo prazo estender a rede de coworking, na forma de franquia, pelo estado do Rio Grande do Sul e possivelmente Santa Catarina.

2.3 Dimensões do terreno

Conforme estabelecido na etapa anterior, nível global, o local mais apropriado para a instalação da empresa é a da cidade de Passo Fundo (RS), trata-se de uma loja térrea, localizada próxima a Prefeitura de Passo Fundo e a uma quadra da Avenida Brasil, fácil acesso aos clientes. O local está localizado no centro do município, o que gera correspondência com as diretrizes do grupo.

A fim de atender as especificações definidas pelo grupo, bem como a área demandada por cada unidade operacional, conforto e circulação pelas instalações da empresa, o prédio deve contar com uma área total construída de 290 m². Destinou-se 10 m² a cozinha, 15 m² para a cafeteria, 15 m² para a área de armazenagem, 80 m² para o salão da cafeteria, 125 m² para as estações de trabalho do Coworking e 45 m² para circulação. A área de maior demanda por espaço é a de coworking, tendo em vista que as estações devem ser confortáveis. Outra área com bastante destinação de espaço é o salão da cafeteria, local onde ficarão as pessoas que só objetivam consumir os cafés ou lanches, nesta área estima-se um fluxo de pessoa maior, pois é nela que ficarão os banheiros demandam de XX m² e irão ser disponibilizados para os clientes e funcionários da empresa.

[pic 1]

3.4 Planta do terreno

Abaixo é possível observar a representação computacional da planta referente ao terreno escolhido, com 10 m de frente e 29 m de comprimento, além do acesso à rua posicionada no lado esquerdo da imagem.

[pic 2]

É salientada pelo grupo que a planta em questão trata-se de uma loja comercial, esta que por sua vez não possui um estacionamento próprio. Entretanto por ser uma região central há vagas para estacionamento na rua, além disso, existem alguns estacionamentos privados na região central do município.

3.5 Leiaute com ocupação de terreno

A fim de realizar a construção do leiaute de ocupação do terreno foi necessário verificar o que seria preciso para atender as necessidades dos clientes e funcionários.

Após isso, foi decidido que a estratégia de ocupação do terreno seria feita de frente para trás, baseando-se no caminho que o cliente fará desde o momento que ele entrar pela porta do estabelecimento. Sendo assim o grupo identificou que após entrar no ambiente o cliente pode sentar-se no salão, dirigir-se a cafeteria ou ir direto para o coworking, este que por sua vez possui maior distanciamento do barulho e poluição de ar, provenientes da rua. A cozinha, o armazenamento e a cafeteria estão localizados juntos e interligados, pois é onde há o fluxo de material. Os banheiros estão localizados entre o coworking e o salão para que todos possam utilizar os sanitários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (213.6 Kb)   docx (133.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com