TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico em Uma Gelateria

Por:   •  11/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Francisco Lucas Barbosa de Menezes

Matrícula: 418206

Suellen Maria Carneiro dos Santos

Matrícula: 421668

Rafaell Nobre Sotero

Matrícula: 415180

Trabalho da disciplina de Administração Estratégica

Prof. Dr. Dmontier Pinheiro Aragão Junior

Empreendimento: Gelateria Gourmet Fratelli

Russas - Ceará

2019

Sumário

1. Apresentação inicial………………………………………….... 01

2. Introdução……………..………….…………………………… 02

3. Portfólio………………………….……………………………. 03

4. Informações do Serviço…………………………………….....  12

5. Metas e Objetivos……………...…………………………...…  12

Este é um trabalho realizado na disciplina de Administração Estratégica, orientado pelo Prof. Dr. Dmontier Pinheiro Aragão Junior que consiste no Planejamento Estratégico (PE) de uma empresa de gelatos gourmet em Russas. No presente trabalho foi levado em conta uma entrevista com o atual dono, Kaique, que constatou tudo que se passa na empresa, desde seu início até sua visão de futuro.

1

Introdução

O presente trabalho consta do estudo da Fratelli, um empreendimento de gelatos gourmet localizada em Russas e o único do ramo na cidade. Antes da Fratelli existir, houve um estudo realizado em 2017 pelo atual dono, Kaique, de empreendimentos que estavam crescendo no ano e possíveis empreendimentos que poderiam se destacar no ano seguinte, 2018. O empreendimento existe há 1 ano e 10 meses e se destaca por seu atendimento e qualidade de produtos e serviços oferecidos, são oferecidos diversos produtos na empresa, os que mais se destacam são:

  1. Taça Tentação, serve 3 pessoas e possui ingredientes escolhidos pelo consumidor.
  2. Casquinha Afogada, serve 2 pessoas e constitui do gelato mais uma casquinha refogada em brigadeiro de colher e alguns mixes dos mais variados tipos.
  3. Mix Duplo, serve 1 pessoa e consiste na junção de um gelato com dois mixes dos mais diversos sabores misturados e preparados em uma só porção numa pedra que congela o mix e deixa o mesmo cremoso.

        O público consumidor do empreendimento são pessoas adultas da faixa etária de 25 à 30 anos mas a regra possui exceções, antes esperava-se que o público fosse mais jovem por se tratar de gelatos, só que foi visto que o público-alvo da Fratelli na verdade eram pessoas mais velhas que buscavam uma alternativa mais saudável em relação aos sorvetes antes consumidos.

        O atendimento é prioridade neste estabelecimento. O ambiente é dividido em duas partes, dentro há uma parte climatizada e fora há um ambiente ventilado para o cliente sempre poder decidir qual o lugar mais confortável para ficar. O estabelecimento conta com vagas para estacionamento onde qualquer cliente pode vir, deixar seu automóvel ou motocicleta e conseguir fazer seu pedido e logo após ir. Entretanto, o ambiente interno ainda incomoda alguns clientes que lá frequentam, porém já está sendo feito uma busca por um lugar maior para melhor comodidade dos clientes.

        A Fratelli também faz sucesso pela qualidade dos produtos oferecidos, é visto que os clientes a cada vez mais se tornam fixos, hoje cerca de 70% dos clientes costumam frequentar a gelateria todos os fins de semana. O marketing está sendo melhorado, acredita-se que é bom porém pode haver melhorias. Outra medida de sucesso encontrada no empreendimento é a inovação, a Fratelli em Russas é a primeira gelateria gourmet criada na cidade que fez sucesso, é visto que o sucesso é medido pelo tempo de existência, em meio a tantas crises no mundo alimentício e comercial, a empresa ainda se mantém de pé.

2

Portfólio de Produtos e/ou Serviços

  1. Casquinhas

[pic 2]

As casquinhas são divididas entre dois tipos:

  1. Senhorita casquinha: Essa casquinha é preparada com a opção de um único gelato e uma única bola inserida na casquinha pequena.
  2. Senhor cascão: Essa casquinha é preparada com a opção de até dois gela tos diferentes e duas bolas inseridas na casquinha grande, essa também há opções para entrega em outro formato de casquinha.

3

2. Gelato Simples

[pic 3]

A preparação do gelato simples é dividido em três componentes e podem ter diversos sabores:

  1. Opção de 120g: nessa opção é separado 120g de apenas uma opção de gelato
  2. Opção de 240g: nessa opção é separado 240g de até duas opções de gelato.
  3. Opção de 360g: nessa opção é separado 360g de até três opções de gelato.
  4. Meio quilo: nessa opção é separado 500g de pelo menos duas opções de gelato

4

3. Casquinha Afogada

[pic 4]

O preparo da casquinha afogada é a partir da escolha de um mix para por na casquinha e um mix para o gelato, você tem a opção de escolher até dois sabores de gelato e é preparado com o gelato em baixo, a casquinha molhada no brigadeiro de colher e o mix do gelato e chocolate quente por cima do prato.

5

4. Abracadabra

[pic 5]

O abracadabra é constituído de brigadeiro na tigela, daí corta um brownie inteiro em pedaços, após isso bota-se 240g de gelato da sua escolha de um sabor apenas, polvilhe o em cima com leite em pó, põe o mix e no final põe cobertura de chocolate.

6

5. Gelato Mix

[pic 6]

O gelato mix é constituído de duas opções:

  1. Mix Duplo: O preparo do mix duplo é uma opção de gelato de até 200g e duas opções de mixes, no mix são acrescentados da pedra o gelato mais os dois mixes e logo após é quebrado os mixes e misturado com os gelatos para formar uma só porção.
  2. Mix Triplo: O preparo do mix triplo é com duas opções de gelatos de até 300g e três opções de mixes e o modo de preparo é exatamente igual ao do mix duplo.

7

6. Brownie quente com Gelato

[pic 7]

O brownie quente com gelato é constituído do brownie preparado antes juntamente com uma opção de gelato e logo após colocar os dois no prato é colocado chocolate quente em cima do brownie e gelato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (726.1 Kb)   docx (608.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com