TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme “Uma Verdade inconveniente"

Por:   •  9/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do filme “Uma Verdade inconveniente"

O documentário é realizado pelo ambientalista e ex vice-presidente dos EUA, Al Gore que demonstra com pesquisas científicas e técnicas que apontam o grande perigo do aquecimento global para o futuro da humanidade.

O ambientalista explica o que está acontecendo com a atmosfera terrestre mostrando cientificamente como estamos jogando 110 milhões de toneladas de poluição que retém o calor do aquecimento global todos os dias; utilizando este descarte como esgoto a céu aberto para todo lixo gasoso da civilização. A agricultura é uma grande causadora com o desmatamento e queimadas de florestas e lavouras, mas o principal fator é a emissão de óxido carbono (CO²) em virtude da queima de carvão, petróleo e gasolina, em consequência disso está a elevação da temperatura da terra.

Se fizermos uma comparação, em 1980 tínhamos durante o ano, a mesma proporção de dias quentes e frios, já nas décadas seguintes e mantendo-se atualmente, a proporção de dias quentes é maior do que aos dias frios.  

Estudos realizados por mundo a fora, foi identificado que houve elevação da temperatura climática em todos os país, em exemplo disse está a Índia bateu seu recorde de 51°C.

Há ainda registros 1.200 de casos de óbitos em decorrência da alta elevação da temperatura no Paquistão.

Temos ainda como consequência do aquecimento global, a proliferação do mosquito Zika, que devido ao calor, o processo de incubação é potencializado.

É despejado no oceano 93% dessa energia térmica, culminando em tempestades que ao atravessar oceanos mais quentes, ficam potencialmente mais destrutivas, provocando grandes furacões que ao chegarem aos continentes geram grandes ondas inundando cidades, ventos severos e a consequência disso são mortes e devastação. Podemos ainda apontar a seca como outra consequência da elevação do aquecimento global e chuvas torrenciais em cidades não litorâneas provocando alagamentos.

Em virtude deste aquecimento, a Antártida está em situação de alerta pois há o risco iminente do derretimento de suas geleiras, aumentando o nível do mar. Segundo Al Gore, este derretimento deverá subir o nível do mar em 6 metros.

Uma estação meteorológica Suíça na Groelândia Central constatou 12 metros de gelo na região dessa estação do ano de 2000 até o presente momento.

Em Miami na Flórida, a maré alta já está alagando ruas, e caso este ritmo se mantenha, a cidade ficará submersa, o que também pode ocorrer em várias outras cidades.

Outro fator exibido no documentário que se relaciona com o aquecimento global é o aumento da população mundial, que aumenta a demanda por recursos naturais causando maiores devastações ambientais. Durante o filme, Al Gore também conta fatos de sua vida particular relacionados à carreira política, infância, família, etc. fazendo reflexões sobre os hábitos de vida, mudanças ambientais e políticas ao longo do tempo. 

“Uma verdade inconveniente” busca refutar as ideias equivocadas do senso comum mostrando informações científicas de que a ação humana está realmente influenciando o aquecimento global e todas as alterações climáticas relacionadas. Os avisos são precisos e baseados na ciência, portanto devem ser levados a sério. Além de informar e alertar, o documentário visa também incentivar mudanças de opiniões e hábitos em cada pessoa, de maneira que as emissões de CO² individuais cheguem a zero.

Há ainda o objetivo principal de fazer a transição da energia fóssil para a energia renovável, como a eólica e a solar. Investindo em novas tecnologias para essas energias, garantindo a sobrevivência da humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com