TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Informações Gerenciais

Por:   •  26/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho Engenharia Organizacional: Sistemas de Informação

Caio Rodrigues de Carvalho Costa Leite

Engenharia de Produção - PUC Praça da Liberdade

Matrícula: 577975

Belo Horizonte, 05 de setembro de 2019

Exercícios

1 - Explique o que é Big Data e Data Science.

De acordo com o artigo o big data são aqueles dados que não apenas são grandes, mas que também variam muito e são gerados de maneira muito rápida, o que dificulta o tratamento dos mesmos em ferramentas de gestão.

O Data Science consiste no estudo do cruzamento dos dados históricos com conjunto de dados analisados em tempo real. As informações podem vir de diversos lugares, diversos sistemas, mas a o cientista de dados consegue entregar uma análise pronta para que Gestores consigam tomar a melhor decisão baseada nestes cruzamentos.

2 - O que é um Datawarehouse?

Datawarehouse consiste no armazenamento dos dados para possibilitar que sejam feitas consultas, análises, tratamento/mineração e até mesmo para fins de backup.

3 - Explique o que é Business Intelligence e o Power BI.

Business intelligence são soluções que empresas dão para trazer transformar o dado em informação, algo inteligente, disponibilizando o dado de forma mais visual, gerando alertas e até mesmo calculando os  indicadores de performance. Existem várias ferramentas para se construir um BI, uma delas e umas das mais usadas é o Power BI da Microsoft.

4 - Como a linguagem R pode ser utilizada e integrada com o Power BI?

A linguagem R é usada por uma infinidade de áreas para resolver com análises estatísticas problemas de negócios. Essa linguagem é facilmente executada pelo Power BI, então, a junção de uma linguagem profundamente estatística no tratamento de dados com uma ferramenta de altamente capaz de gerar relatórios com fontes de dados variadas traz um resultado excelente para análise de dados.

5 - Explique o que foi proposto na pesquisa descrita no artigo e qual foi o resultado conseguido.

O proposta foi elaborar uma solução de BI através do Power BI utilizando a linguagem de programação para que, através do dasboard de análise criado, gestores tomadores de decisão da empresa estudada possam ser direcionados a tomar mais decisões por meio de dados e não por meio da intuição.

Antes, cada gestor tomava uma decisão baseado em seu conhecimento tácito e, com a alta capacidade de análise de dados do Power BI, espera-se que com o dashboard criado, a previsão de demanda futura de volumes para os chefes da logística seja mais acurada.

6 - Explique por que os dados de uma empresa são considerados atualmente um dos recursos mais valiosos.

Com a evolução da tecnologia possibilitou-se que consigamos tratar um grande volume de dados e transformar esses dados em informação para tomada de decisões importantes nas grandes empresas. Logo, existe uma grande mudança hoje para que empresas sejam cada vez mais data driven ou seja, direcionada por dados, para que sejam mais eficientes em seus processos. Além disso, com o aumento dos ataques cibernéticos, a perda de dados pode causar danos irreparáveis a grandes empresas assim como já aconteceu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com