TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Telha de Pneu

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  982 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA CIVIL: TELHA DE PNEU

Curso: Engenharia Civil         Professor Orientador: Gláucia Nolasco de Melo

Isabela Alice Diniz Martins, Naiara Sinfrônio de Freitas, Nemias Jordanio Silva, Wagner de Oliveira Castro.

RESUMO

Este trabalho evidencia a importância da reutilização de materiais já gastos, com a intensão de criar derivados de resíduos inservíveis para reinventar matérias primas comuns, e assim, promover a reciclagem, como forma de reduzir o impacto ambiental promovido pela construção civil. Para isso foram aplicados conceitos obtidos em ambiente acadêmico e estudo bibliográfico, tornando possível analisar os benefícios da utilidade da telha de pneu.

Com base nestes estudos foi possível a construção de um protótipo que representa condições de aquecimento em casas com telhado de pneu.

Palavras-chave: reciclagem, telha, pneu, reutilização.

  1. Introdução

Em busca de aumentar a vida útil do pneu, foi desenvolvida uma pesquisa realizada pelo ex-aluno Ronimar da Silva, do curso de Gestão da Produção da FEEVALE – Universidade localizada em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul e o acadêmico Ítalo Weiler e Castro. Este estudo mostra a criação de telhas sustentáveis a partir de pneus gastos. Aplicando-se este projeto, a construção civil poderá, além de utilizar um forte telhado, diminuir os altos índices de impacto ambiental causados por ela.

Este projeto baseia-se nesta ferramenta e apresenta a importância de ideias que visem o equilíbrio do desgaste provocado na natureza.

  1. Revisão Bibliográfica

  1. Pneu e Meio ambiente

A falta de recursos para reciclagem de pneus sem utilidade é uma das grandes preocupações das maiores metrópoles do mundo.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2009 pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), conclui-se que 53,8 milhões de pneus são gerados em todo mundo. Devido ao grande número de pneus usados e a falta de locais apropriados para receber o descarte, o pneu tem um ciclo resumido (imagem 1),e seu descarte incorreto causa a poluição dos rios e lagos cada vez mais, motivando o assoreamento e enchentes. Além disso, é um local de proliferação de mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue (VELOSO, 2010) e febre ckikungunya (VARELLA, 2014).

No Brasil, desde 1999 é proibida a disposição de pneus em aterros sanitários, sendo assim, outros meios de descarte começaram a ser adotados; um péssimo exemplo é a queima do pneu, que contém substâncias prejudiciais à saúde, como o monóxido de carbono, responsável por sensações desagradáveis como desmaios, cefaleia e perda de memória, podendo levar a óbito. Além disso, libera dióxido de enxofre (SO2), que em contato com a atmosfera se transforma em ácido sulfúrico (H2SO4), formando a  chuva ácida, causadora de danificações em plantações, monumentos históricos e estruturas metálicas de construções (VELOSO, 2010).

Imagem 1-CICLO DE VIDA DO PNEU[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13]

Fonte: INMETRO.

  1. Telha de Pneu

O projeto consiste na utilização do pneu para confeccionar telhas sustentáveis, a fim de substituir as telhas convencionais (cerâmica, fibrocimento, etc.) e prolongar a vida útil da borracha do pneu.

Comparando os preços de diversas telhas (imagem 2), é evidente o quão o modelo de telha de pneu é promissor.

O telhado foi criado sobre uma base de madeira, processo este semelhante ao da disposição das telhas de cerâmica. Mas para a fixação da telha de pneu são utilizados parafusos do tipo broca, devido a elasticidade do pneu. (INGEPRO, 2010)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com