TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Artigo

Por:   •  19/10/2015  •  Resenha  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DE ARTIGO

I – Identificação da obra:

Covre, Ana Paula Matioli; Rotta, Ivana Ssalvagni. Proposta de gestão visual em um projeto de desenvolvimento de novos produtos: conceitos de obeya no setor de linha branca. In: III Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 2013, Ponta Grossa.

II - Introdução

        Devido à crescente competitividade entre as empresas, é necessária a inserção de novas estratégias para seu destaque e sobrevivência no mercado.        Assim, para atender a demanda do mercado, as empresas necessitam que se trabalho seja feito rapidamente, que suas equipes de produção desenvolvam novos produtos, e assim não percam espaço para a concorrência.

        No artigo estudado, é conhecido o uso de uma ferramenta de produção, a de controle visual, para desenvolvimento de um novo produto de linha branca, em eletrodomésticos.        Neste trabalho é apresentado uma avaliação crítica sobre o artigo citado.

III – Resumo das ideias do autor

        

        O artigo estudado nos mostra o processo manual de implantação de uma proposta de desenvolvimento de produto, com o uso de ferramentas de gestão visual, em uma empresa atuante no mercado interno e externo, inclusive no Brasil, no seguimento de linha branca em eletrodomésticos.

        O processo de desenvolvimento do produto utilizou a ferramenta de gestão visual Obeya, na qual ferramentas administrativas visuais são expostas e mantidas por seus responsáveis. Esta ferramenta é considerada uma das maiores inovações no controle visual e desenvolvimento de produtos.

        No decorrer do projeto são expostas todas as informações referentes a produção e aos processos, de forma clara e simples. Através de quadros, onde todos os envolvidos possam ter acesso.

        O trabalho em conjunto, a facilidade de comunicação e a exposição detalhada de todas as informações do projeto, facilitam a identificação de possíveis erros que necessitem correções, facilitando também a tomada de decisão e as possíveis correções para essas anomalias.

IV – Avaliação crítica sobre o texto lido

        

        Ferramentas de gestão visual são técnicas que tem como característica seu baixo custo, capacidade de organização e padronização de atividades em equipe. Expõe projetos de forma simples, objetiva e sucinta, identificando os problemas imediatamente e fazendo com que a tomada de decisão não seja tardia.        

        As ferramentas de gestão visual facilitam a comunicação entre os envolvidos no desenvolvimento do projeto, fazendo com que todos tenham acesso às informações e acompanhem o mesmo desde o início até sua conclusão. Também proporciona maior participação dos funcionários e motiva-os a trabalhar em equipe.

        A utilização de quadros ou painéis é uma forma simples e de baixo custo de autogestão. Esses quadros são colocados em um ambiente de uso comum da equipe, para que todos tenham acesso as informações e ao desenvolvimento do projeto.A empresa citada no artigo utilizou esses quadros com adesivos autocolantes, para desenvolver o Obeya em seu projeto, fixando neles todas as tarefas e prazos referentes ao processo de produção dos produtos.

        Adotando esta técnica, a empresa em questão objetivou acelerar o leadtime do desenvolvimento dos componentes e do produto final, diminuir o prazo de lançamento e apresentar vantagens perante os concorrentes. Os resultados alcançados não foram expostos no artigo, visto que o artigo apresenta o processo inicial de implantação dos processos com o uso da técnica de gestão visual Obeya.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com