TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual gestão estratégica

Por:   •  28/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de pessoas

Módulo: Modulo 4 – Atividade individual

Aluno:

Turma: MBA Gestão Empresarial (2018.04)

Introdução

O que é liderança?

Uma das definições que podemos destacar é que liderança é a arte de motivar, guiar e conseguir fazer que uma equipe com diferentes pessoas, de diferentes culturas trabalhem para atingir um objetivo em comum.

Uma boa liderança precisa ter boas ideias, saber como comunicá-las e como colocá-las em prática.

O estudo de modelos de liderança tem sido amplamente discutido e diversos autores adotam diferentes métodos para classificá-los.

Essa atividade tem como objetivo descrever os 3 tipos de liderança descritos por Kurt Lewis levantando os pontos positivos e negativos de cada modelo e como esses modelos podem se autocompletar.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Modelo de liderança autoritária:

CHERRY, Kendra define um lider autoritario como “um modelo caracterizado por um controle individual sobre todas as decisões e pouca participação dos membros da equipe.

Líderes autoritários normalmente fazem escolhas baseados em suas próprias ideias e raramente aceitam conselhos de membros da equipe.”

Principais características:

  • Lider toma todas as decisões sozinho sem consultar subordinados
  • Nenhuma participação dos membros da equipe
  • Falta de delegação de tarefas
  • Lider tem o controle e responsabilidade sobre as decisões

Pontos positivos:

  • Decisões são tomadas rapidamente
  • Menor burocracia
  • Funcionários que fazem trabalhos manuais e repetitivos tendem a ser mais produtivos

Pontos negativos:

  • Equipes mais qualificadas tendem a ficar desmotivadas e desvalorizadas por não participar das decisões
  • Baixa produtividade quando o líder não está presente já que ninguém se sente confortável ou confiante para tomar mesmo pequenas decisões
  • Falta de criatividade para resolução de problemas já que somente uma pessoa toma as decisões

Esse modelo de liderança tende a causar elevados níveis de insatisfação em empresas modernas, da “era do conhecimento” onde os funcionários tem um alto grau de instrução e não aceitam o modelo autoritário. Esse tipo de funcionário gosta de participar das decisões para se sentir parte de um todo.

Entretanto, outros tipos de trabalho rotineiros, repetitivos e que não exigem qualificação profissional podem se beneficiar desse estilo, por exemplo: construção civil, hierarquia militares, fabricas.

Uma liderança autoritária também costuma ser efetiva quando os funcionários são tratados como peças que podem ser substituídos a qualquer momento ou existe uma alta rotatividade dos funcionários e os mesmos não tem visibidade nem conhecimento suficiente para participar de decisões.

Outro cenário que se beneficia de uma liderança autoritária é quando decisões rápidas precisam ser tomadas e não existe tempo suficiente para consultar todos os membros da equipe. Mesmo um líder que tenha um perfil democrático, precisa saber o momento de ser autoritário para tomar esse tipo de decisão.

Segundo Cherry, “Embora a liderança autocrática tenha algumas armadilhas potenciais, os líderes podem aprender a usar elementos desse estilo com sabedoria.          Por exemplo, um estilo autoritário pode ser usado efetivamente em situações em que o líder é o membro mais experiente do grupo ou tem acesso a informações que outros membros do grupo não têm. Em vez de perder tempo valioso consultando membros da equipe com menos conhecimento, o líder especialista pode rapidamente tomar decisões que sejam do interesse do grupo.”

Modelo de liderança democrático:

Esse modelo tem como principal característica a discussão do líder com os membros do grupo para a tomada de decisões.

O líder ao invés de impor as decisões, ele sempre busca a opinião dos membros da equipe.

Principais características:

  • Incentiva a participação dos membros da equipe nas tomadas de decisão.
  • Desenvolve a capacidade de decisão da equipe
  • Relacionamento baseado em confiança mútua

Pontos positivos:

  • Decisões mais criativas por ter maior participação
  • Membros da equipe se sentem motivados e envolvidos
  • Todos se importam com os resultados já que participaram das decisões

Pontos negativos:

  • Processo de decisão tende a ser mais lento
  • Exige um alto nível de maturidade e experiencia da equipe

 O estilo democrático funciona bem quando trabalhamos com uma equipe de alta maturidade, experiencia e conhecimento da empresa.

Um ponto importante sobre esse modelo é que liderança democrática não pode ser imposta para uma equipe, isso depende de um processo de participação voluntaria e da maturidade da equipe. A mudança de um modelo autoritário para democrático pode levar tempo de adaptação e necessita de um apoio explicito da liderança para incentivar a participação de todos com responsabilidade.

O compartilhamento das decisões também precisa vir com responsabilidade dos envolvidos e mesmo o líder dando liberdade para todos os membros da equipe opinarem, ele não deve se abster das responsabilidades em caso de falhas e erros nas decisões. Apesar de existir a liberdade para discussão das decisões entre os membros da equipe, a última palavra e decisão é sempre do líder que não deve fugir dessa responsabilidade.

Muitas empresas atualmente estão dando preferência por esse tipo de liderança.

Modelo de liderança liberal:

Diferentemente do modelo de liderança democrático onde o líder aceita a participação e opinião de todos os integrantes da equipe, mas é ele quem toma as decisões finais, no modelo liberal o líder delega e deixa que os membros da equipe tomem as decisões diretamente.

Nesse modelo o líder praticamente não se impõe sobre a equipe e os membros da mesma tem total liberdade.

Steve Jobs uma vez disse: “Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e ficar dizendo a elas o que fazer, nós contratamos pessoas inteligentes para que elas nos digam o que precisa ser feito”

Essa frase sintetiza bem cenários onde o modelo de liderança liberal funciona bem, são setores em que funcionários são altamente qualificados, tem uma boa visão do negócio e a criatividade e inovação são fundamentais.

Principais características:

  • Pouca imposição dos líderes
  • Liberdade ampla aos liderados para tomarem decisões
  • É esperado que os membros da equipe resolvam os problemas por si só, sem interferência do líder.

Pontos Positivos:

  • Aumenta a produtividade de funcionários pró ativos e criativos
  • Motivador

Pontos Negativos:

  • Pode resultar em baixa performance
  • Nem todas as pessoas estão preparadas para tomar todas as decisões
  • Não alcançar datas e metas

Steve Jobs uma vez disse: “Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e ficar dizendo a elas o que fazer, nós contratamos pessoas inteligentes para que elas nos digam o que precisa ser feito”

Essa frase sintetiza bem cenários onde o modelo de liderança liberal funciona bem, são setores em que funcionários são altamente qualificados, tem uma boa visão do negócio e a criatividade e inovação são fundamentais.

Considerações finais

Conforme vimos acima, o modelo de liderança depende muito da situação, da maturidade da equipe e do tipo de tarefa a ser realizado.

Um bom líder precisa saber balancear entre os 3 modelos descritos nesse trabalho para conseguir ser efetivo e entender em qual cenário cada um dos tipos se encaixam.

         Na empresa em que trabalho, Microsoft, vivenciamos a importância do modelo de liderança adequado e como isso impacta nos resultados da empresa.

Do início dos anos 2000 até 2014, o CEO era um líder autoritário e controlador e isso se refletia para toda a empresa, causando falta de inovação e estagnação.

Após a entrada do Satya Nadella como CEO, a empresa se remodelou e todo o modelo de liderança foi alterado para um modelo mais democrático, desde os presidentes de departamentos até os gerentes de pessoas, onde a participação nas decisões são solicitadas e cobradas de todos os membros da equipe. Isso causou uma grande transformação, em 4 anos a empresa quadruplicou seu valor de mercado passando a ser a empresa mais valiosa do mundo a frente do Google e Amazon.

Esse novo modelo de liderança favoreceu a motivação, criatividade e inovação refletindo no desempenho da empresa no mercado.

Referências bibliográficas

LEWIN, Kurt. Princípios de psicologia topológica. São Paulo: Cultrix, 1973

NARDUCCI, Viviane. Teorias de Liderança: um breve passeio. In Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: FGVOnline, 2019

CLARK, Ian (2016), Lewin’s 3 Leadership Styles. Disponivel em <http://www.atlas101.ca/pm/concepts/lewins-3-leadership-styles/>. Acessado em 10 de Fevereiro de 2019.

CHERRY, Kendra (2018), Autocratic Leadership. Disponivel em
https://www.verywellmind.com/what-is-autocratic-leadership-2795314. Acessado em 10 de Fevereiro de 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (414.5 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com