TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade indiviual - Tranformação digital

Por:   •  6/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  2.095 Palavras (9 Páginas)  •  18 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Transformação Digital

Nome: Marcio Henrique Nogueira

Turma: 0124-2

Tarefa: Roadmap de Transformação Digital

Introdução

A empresa escolhida para esse roadmap de transformação digital foi a ALIBRA Ingredientes S.A, uma empresa brasileira do ramo de ingredientes para a industria de alimentos, que a mais de 20 anos vem entregando soluções inovadoras aos setores industriais e de varejo de alimentos. A Alibra passou, no ano de 2021 a integrar o pull de empresa do grupo de investidores Axxon que busca controlar e expandir a produção de produtos lácteos em pó e os substitutos de queijo destinados a indústria de alimentos e ao setor de food service (Filgueiras, 2021).

A compra dos direitos de uso da Alibra passa também por uma grande transformação no modelo de negócios, onde anteriormente era voltado a soluções Taylor-made, focando em entregar especialidades, e agora com a aquisição do grupo Axxon, passa a ser a produção de ingredientes de maior valor agregado, que gerem maior margem e com maior capacidade de escalonamento.

Essas mudanças geram impactos nos processos produtivos, organizacionais e de rotinas de trabalho, que evidenciam a necessidade de criação de um pipeline de transformação digital, fazendo com que os processos e as pessoas estejam cada vez mais conectados, gerando entregas mais assertivas e mais eficientes.

Por isso, a Alibra foi a empresa escolhida, uma vez que existe as mudanças intriduzidas pelo grupo Axxon trazem a necessidade de implantação de sistemas que visem a melhoria de processos internos. O desenvolvido um Roadmap de Transformação Digital garantirá a possibilidade traçar um plano de transformação digital, bem como de elencar as ações capazes de direcionar as melhorias necessárias para garantir que a empresa entregue os resultados esperados pelos investidores e se torne mais eficiente e relevantes dentro de seu setor, garantindo eficiência em seus processos internos, entregando mais e com maior padrão de qualidade.

Objetivos Estratégicos

O objetivo do presente trabalho é apresentar um processo de implantação de ferramentas de gestão de processos que vem sendo implantados na Alibra Ingredientes S.A que visam melhorar a comunicação, tranferência de conhecimento, gerando melhoria da eficiência de processos internos.

Liderança e Cultura Organizacional

A implementação de uma cultura organizacional em qualquer empresa é indispensável, isso abrange os comportamentos, hábitos e condutas dos colaboradores. Essa cultura, especialmente centrada em inovação e transformação digital, deve ser desenvolvida de maneira gradual para evitar impactos abruptos nos processos.

No caso da Alibra alguns líderes desempenham um papel primordial na implementação de inovações na empresa, como é o casos dos lideres de inovação e desenvolvimento, projetos e melhoria contínua. Cabe a eles motivar e estimular as equipes, gerando ideias, direcionando esforços e recursos, para que tais inovações estejam ligadas aos objtivos estratégicos do negócio. Além disso, os líderes têm a responsabilidade de identificar, mover e remover obstáculos que possam impedir inovações, ao mesmo tempo em que reconhecem a equipe para manter alto nível de motivação e engajamento.

Uma gestão de mudanças eficaz se baseia no entendimento e na difusão da importância da análise dos comportamentos organizacionais. Somente assim torna-se possível identificar as mudanças necessárias na empresa, bem como os investimentos financeiros e de tempo que levarão ao alcance dos objetivos. A atenção dos líderes deve estar voltada às práticas da cultura organizacional moderna, que guiarão a empresa ao sucesso.

A incorporação da Alibra pelo grupo de investimento Axxon trouxe além do investimento financeiro, na ordem de 300 mil reais, a incorporação de alguns líderes que estavam em outras empresas, que já tem experiência em gestão de processos, pessoas e projetos, voltados a inovação dentro do setor de alimentos.

A partir de 2021 a Alibra passa a ser lideras não mais pelos seus sócios fundadores, João Bosco Dias Pinheiro, Roberto Stefanini e Humberto Salvador Afonso, mas sim pelo experiente Luiz Gonzatti, que destaca que o projeto do grupo Axxon com a Alibra passa por um plano de expansão baseado na ampliação do portifílio, sustentado por investimentos em marketing e tecnologias, onde os colaboradores têm papel de destaque com relação ao comprometimento com valores de inovação, tecnologia, qualidade, transparência e integridade nas relações de negócios, trazendo cada vez mais proximidade aos seus clientes. (Gonzatti, 2021).Abaixo encontram-se algumas boas práticas que foram implantadas na Alibra após a entrada do grupo Axxon na gestão, práticas essas também trazidas por outros gestores contratados após a incorporação:

  • Reuniões semanais e mensais de acomposnhamento de projetos, que visam o acompanhamento das atividades, mitigação das dificuldades e também visa incentivar a geração de ideias e troca de experiência entre os profissionais das diferentes áreas;
  • Implantação de sistemas de gestão e automação de processos e projetos dentro da empresa;
  • Investimento em capacitação das equipes em tecnologia e em estratégias de inovação, gestão de tempo e de processos, além da formação de uma equipe voltada a melhoria contínua de produtos e processos internos.

Funções e Competências[pic 1]

O progresso das funções e competências dentro de uma empresa é um processo chave para o desempenho eficaz de seus colaboradores, destacando que a gestão eficiente é um diferencial dos grandes líderes. No setor de alimentos ainda se observa a necessidade de significativas transformações tecnológicas e digitais, uma vez que muitos processos ainda são realizados de forma empirica, levando a ineficiências, o que evoca a necessidade de implementação de programas focados na qualidade do trabalho e na produtividade dos negócios. É evidente que esse impulso pode ser potencializado, especialmente pela liderança da empresa, principalmente ao lidar com escopo, novos projetos e a alocação de recursos para a implantação de processos inovadores.

A Alibra vem trabalhando na identificação das competências essenciais ligadas ao processo de transformação digital. O primeiro passo foi o de reconhecimento aprofundado das equipes, garantindo a seleção de membros com perfil profissional adequado, voltados a processos e rotinas alinhados a trnasformação digital, garantindo que o mesmos apresentem valores organizacionais alinhados a vontade de se manter atualizado frente às novas demandas do mercado.

Uma estratégia utilizada pela Alibra nesse processo foi a implementação de um sistema de gestão de projetos e atividades, o Pipefy, que visa organizar os fluxos de trabalhos, bem como a melhor difusão de conhecimento entre as áreas. Tal implementação está sendo feita gradualmente em diversas áreas, onde foram elencados líderes das tecnologias.

Destacam-se as áreas de P&D, Qualidade e Vendas, áreas essas que estão intimamente ligadas a entrega de inovações, produtos com excelência e resultados sustentáveis a compania. Os processos nessas áreas estão sendo liderados por pessoas em diferentes níveis na organização, dende analistas a executivos, visando a organização dos processos e a entrega de resultados de maneira mais eficiênte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (548.8 Kb)   docx (685 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com