TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Informações Gerenciais

Por:   •  13/6/2016  •  Exam  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  1.561 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA – CEAD/UFPI-UAB/CAPES

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Rua Olavo Bilac, 1148 – Centro Sul

CEP 64001-280 – Teresina PI

Sistemas de Informações Gerenciais

Exercícios 01

ALUNO: RAMON VAZ DOS SANTOS

POLO: CAMPO MAIOR 

1)        Considere uma organização que atua no setor de varejo, especializada na venda de móveis e eletrodomésticos. Essa empresa apresenta uma estrutura descentralizada e pulverizada pelo território nacional, contudo seu processo de compras ocorre de forma centralizada. Nos últimos seis meses os gerentes têm se queixado de certo descontrole nas programações de compras, gerando falta de alguns tipos de mercadorias e excesso de outras. Atualmente, o seu principal mercado (Região Centro-Oeste) está sendo abordado por inúmeras redes concorrentes, além do próprio mercado. A partir da descrição dessa situação, elabore um texto analisando como cada uma das categorias de Sistemas de Informação pode ajudar a empresa na solução dos seus problemas.

RESPOSTA:

Diante do que vimos no enunciado da questão, há uma problemática em relação a falta de administração de estoque, que gera um desconforto pois algumas mercadorias ao qual cada região mais precisa estão em faltas e outras não muito importantes estão demasiadas. Analisando a questão e procurando a resolução da problemática na área da tecnologia chegou-se a seguinte possibilidades de resolução:

Utilizando O sistema de Processamento de Transação (SPT) e tendo com base a pirâmide da organizacional. A primeira medida seria a coleta e transmissão de de dados entre o setor operacional e tático. Ao qual os gerentes de compras poderiam obter  dos gerentes de níveis operacionais das respectivas lojas os dados referente aos estoques existentes e suas reais necessidades de reposição.  Ao qual entraria o Sistema de Apoio Gerencial que recolheria todas essas informações, junto com uma prévia pesquisa de mercado para saber qual as necessidade de mercado de cada região. Diante desses informações coletadas o SIG faz uma análise e dá  a melhor forma de redistribuição de pedidos para o estoque, de acordo com a demanda de cada loja.

2        Elabore um modelo para análise de sistema baseado na figura 1 da unidade I deste capítulo, para representar um sistema de controle bancário.

RESPOSTA:[pic 2]

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

3        Faça uma pesquisa em um site de busca a fim de identificar ao menos dois Sistemas de Apoio à Decisão, seus recursos e seus respectivos desenvolvedores/fornecedores.

RESPOSTA:

  1. O programa SAD - BANCO DE HORAS.

 

        Objetiva a gestão eficiente das horas de trabalho dos funcionários, que estejam laborando em regime de compensação de horas, conforme determina o artigo 59 da CLT e a Lei 9.601/98. Possuir cadastro de empresas independentes, o sistema permite a gestão de várias filiais de forma autônoma, ou o controle de várias empresas por escritórios de contabilidade...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (173 Kb)   docx (65.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com