TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento Químico na Escola

Por:   •  28/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Conhecimento químico na escola

A química possui um “dialeto” próprio, com termos, regras e linguagens dominados principalmente pela comunidade científica, por estarem constantemente em contato com artigos científicos, livros, laboratórios e equipamentos.

Estar inserido no universo científico tem grande contribuição na formação química do profissional, e com os estudantes não seria diferente. Em sala de aula, para compreender a química, também é preciso estar inserido no meio científico, e se familiarizar com esse “dialeto”, mesmo que por intermédio do professor.

Uma boa estratégia para que o professor consiga inserir os alunos no meio cientifico é fazer uso de debates, questionamentos e experimentos, de modo que através dessas atividades, o estudante seja capaz de traçar um paralelo entre os conceitos químicos estudado em sala de aula, com sua realidade e seu cotidiano[1].

No entanto para debater, questionar, compreender e aplicar o que é estudado em sala de aula é necessário conhecer “as entidades e eventos do mundo da química”, o que é extremamente complexo, uma vez que muitos dos conceitos químicos não são palpáveis. Algumas das grandes dificuldades dos alunos em aprender química são compreender e assimilar a simbologia utilizada para representar os fenômenos e reações químicas, e principalmente, conseguir diferenciar eventos e entidades tanto nos níveis microscópios, quanto nos macroscópicos. Ou seja, a dificuldade em transferir aspectos observáveis no nível macroscópico para o nível microscópico torna-se um empecilho no processo de aprendizagem de conteúdos de química [2]

Essas dificuldades associam-se ao fato de que muitos dos conceitos químicos não são palpáveis, então, uma maneira de facilitar o processo de aprendizagem é utilização de modelos e teorias, de modo a auxiliar nessa “transformação” do conteúdo em algo concreto.

Diante disso, surge a ideia de que o ensino de química necessita de instrumentos para modelar seus conceitos e assim, facilitar sua compreensão[3].  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com