TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio aula pratica de quimica

Por:   •  2/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Paulista – UNIP

Relatório da aula prática

CURSO: FARMÁCIA     DISCIPLINA: QUÍMICA

NOME DO ALUNO: HELOÍSA DE OLIVEIRA MOREIRA    R.A: 2197927

 POLO: ALEXÂNIA-GO   DATA: 25/09/2021

Introdução

 A Química é uma ciência que estuda a matéria, as transformações que ocorrem com ela e as energias envolvidas nesses processos. Com isso entenderá o que é matéria, o que é energia, quais são as transformações sofridas pela matéria e todos os conceitos básicos envolvidos em seu estudo. Vidraria é uma grande variedade de equipamentos de laboratório que tradicionalmente são feitos de vidro, mas também podem ser de plástico e porcelana. Em geral é utilizada em experimentos, principalmente em análises qualitativas e quantitativas nas áreas de química e biologia. Contudo o vidro ainda é muito utilizado devido a sua transparência, resistência ao calor e por ser praticamente um material inerte. Geralmente a vidraria de laboratório apresenta graduações e marcas volumétricas em suas paredes. Essas marcações pode ser de maior ou de menor precisão conforme o tipo de vidraria e sua função. Teste da Chama é um importante método de identificação de cátions metálicos. Quando um objeto é aquecido, ele emite radiação, que pode ser observada através da sua cor. Algumas chamas são feitas com cátions metálicos potássiocobrebárioestrônciocálcio e sódio.

 Solução é genericamente definida como uma dispersão de duas ou mais substâncias moleculares ou iônicas. O soluto é a substância que, geralmente, se encontra em menor quantidade e que se dissolve na mistura. O solvente, por sua vez, é a substância que se apresenta em maior quantidade e em que se dissolve o soluto. Nas soluções, as partículas do soluto não se separam do solvente sob a ação de centrífugas, não são retidas por ultrafiltro e não são vistas através de microscópios potentes. Podem ser classificadas em relação à quantidade de soluto dissolvido, sendo insaturadas, saturadas ou supersaturadas.

Ácidos e bases são dois grupos químicos relacionados entre si. São duas substâncias de grande importância e presentes no cotidiano, o ácido é doador de prótons e a base é receptora de prótons. O pH serve como referência para a determinação do nível de acidez de um meio. Porém, há muito tempo, os químicos também utilizam o pH como referência para determinar, além da acidez, se um meio é básico ou neutro. Fazem também  referência ao potencial hidrogeniônico de uma solução, ou seja, a quantidade de cátions hidrônio (H+ ou H3O+) que estão dispersos no solvente de uma solução. Os aldeídos e as cetonas são funções orgânicas muito parecidas. Ambos possuem em sua estrutura o grupo funcional carbonila (C = O), com a única diferença de que, no caso dos aldeídos, ela sempre aparece na extremidade da cadeia carbônica, ou seja, um dos ligantes do carbono da carbonila é o hidrogênio; já as cetonas possuem a carbonila entre dois outros átomos de carbono.

Resultados e discursão

Aula (1)

Roteiro (1):

Objetivo: permitir ao aluno conhecer e manipular as principais vidrarias e equipamentos presentes na rotina de um laboratório.

1° experiência:

Uso da pipeta (10ml), balão volumétrico (10ml), proveta de plástico (10ml), bureta (50ml) e água destilada.

Resultado:

A medição da pipeta não e precisa quanto a medição do balão volumétrico. As duas medições tanto quanto da bureta, quanto a do balão volumétrico foram exatas. Por fazer transferência da transferência, a medição da proveta não ficou precisa como as outras vidrarias. Assim a medida mais precisa foi a da bureta e do balão volumétrico.

2° experiência:

Uso da balança, NaCl (0,9g), béquer (100ml), proveta de vidro (50ml), água destilada e balão volumétrico (100ml).

Geralmente a concentração do soro fisiológico é de 0,9% em massa o que significa que em 100 gramas de água destilada se encontram dissolvidos 0,9 gramas de NaCl.

Calculo:

1L 🡪 1000ml

X 🡪 100ml

1000 x = 100 . 1

X = 1000/1000 = 0,1L

C = m/v =

C = 0,910/ 0,1 = 9,1 gl

Aula 2

Roteiro 2:

Objetivo: observar os aspectos de emissão de alguns cátions metálicos e as diferentes zonas de aquecimento de um bico de Bunsen.

Experiência:

Por falta de gás na faculdade, improvisamos com algodão, álcool, fósforos e algumas substancias. Tais como: cloreto de sódio, cloreto de potássio, ácido clorídrico e sulfato de cobre.

Aula 2

Roteiro 2:

Objetivo: estudar a diferença de solubilidade de um soluto sobre diferentes solventes. Relacionar a polaridade das moléculas com a solubilidade e propriedades físico-químicas das substâncias (ponto de fusão e ponto de ebulição).

1° experiência:

Uso de tubos de ensaio(6 uni), pipeta graduada (10ml e 5ml), etanol, butanol, hexano, ácido acético, ácido oleico e água destilada.

Em 3 tubos foram hexano, e nos outros 3 foram água destilada. No 1° tubo tem água destilada e etanol, no 2° água destilada e hexano, no 3° tubo água destilada e ácido oleico. No 4° tubo tem hexano com etanol, no 5° hexano com butano e no 6° tubo hexano com ácido oleico. Os tubos 1,4,5 e 6 foram misturas homogêneas, os tubos 2 e 3 foram heterogêneas.

H2O🡪polar

H3C-CH2-CH2-CH2 CH3🡪apolar

H3C CH2🡪polar

    OH

H3C-CH2-CH2-CH2🡪polar

                        OH

O p dissolver o p

O a dissolver o a

Orgânico com orgânico misturam-se organizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (289.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com