TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de aula pratica quimica

Por:   •  11/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 7

 [pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

 [pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


RESUMO

Mistura é uma associação de duas ou mais substâncias diferentes. A maioria dos materiais encontrados na natureza não são substâncias puras, e sim misturas de mais de um tipo de molécula na sua constituição. As espécies químicas presentes na mistura são denominadas componentes.

Cada aspecto distinto observado na região de um sistema é chamado de fase. De acordo com o número de fases e também com a observação visual, podemos classificar as misturas como homogêneas ou heterogêneas.

Misturas homogêneas são aquelas que apresentam uma única fase, ou seja, são monofásicas. Toda sua extensão possui um único aspecto. A mistura homogênea pode ser chamada também de solução, alguns exemplos, são as misturas da água com álcool, água com açúcar e o ar atmosférico. Misturas heterogêneas são aquelas que apresentam duas ou mais fases. Seus componentes podem ser distinguidos através da observação visual, olho nu ou através de um microscópio.

De acordo com o número de fases, a mistura heterogênea pode ser classificada em: bifásica, quando apresenta duas fases; trifásica, quando apresenta três fases; polifásicas, quando apresenta a partir de quatro fases. Água e areia ou água e azeite são alguns exemplos de misturas heterogêneas.

Palavras-chave: laboratório, química, misturas, separação.


SUMÁRIO

 1 INTRODUÇÃO....................................................................................05

2 RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA................................................................06

2.1 Adsorçao............................................................................................................06

2.1 Adsorção............................................................................................................07

2.2 Centrifugaçao.....................................................................................................08

2.3 Filtração a Vácuo...............................................................................................08

2.4 Extraçao.............................................................................................................09

3 CONCLUSÃO.....................................................................................................10

4 REFERENCIAS..................................................................................................11


1. INTRODUÇÃO

Na natureza as maiorias dos materiais encontrados não são substancias puras, ou seja, não é constituído de um único tipo de partículas ou moléculas, na verdade, trata-se de uma mistura composta de duas ou mais substancias diferentes.

Contudo, a separação desses componentes ou fracionamento dessas substancias são importantes, ou ainda mesmo para análise imediata de alguma mistura, são importantes para nosso cotidiano, como por exemplo, para separar os poluentes da água para torna-la própria para consumo, na produção de metais e de componentes específicos que são usados para produção de medicamentos, alimentos, bebidas, produtos de higiene e limpeza.

Como cada mistura apresenta peculiaridades é necessário aplicar técnicas diversas para obter uma separação eficiente, dessa forma aplicam-se técnicas que podem ser físicas ou químicas, pois o principio fundamental é utilizar as propriedades dos componentes das misturas para separá-los.  Essas propriedades podem ser o ponto de fusão, o ponto de ebulição, a solubilidade, a densidade, entre outros.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. ADSORÇÃO

Ao contrário dos destilados que já saem das destilarias prontos e acabados, os vinhos, como o sabem seus conhecedores possuem substancias vivas na garrafa, repousando em estado latente ou trabalhando muito lentamente, num processo continuo de ligações entre os elementos químicos que os formam. Esses elementos são resultado de absolutamente tudo o que aconteceu com a uva, de todas as interferências e variáveis que sofreu, desde o momento em que brotou na videira até tornar-se vinho. 

Quanto mais sol recebe, mais madura a uva fica; portanto, maior teor de açúcar e menor de ácido terá. A luz e o calor solar atravessam a pele e ativam dentro da uva as enzimas, moléculas de proteínas. Uma extremidade da enzima capta gás carbônico (CO2), outra capta água (H2O), e tem-se como resultado açúcar (frutose e glicose) e oxigênio (O2). Para funcionar direito, as enzimas devem ter metais nas extremidades, aqueles mesmos que a videira puxou do solo. O teor de açúcar é fundamental, pois é ele que vai virar álcool na fabricação do vinho. O fato de tomar sol é uma questão de sobrevivência, pois essa acumulação de açúcar nada mais é do que reserva de energia para sua semente, que no outono-inverno seria largada no mundo com a missão de perpetuar a espécie.

Todo o açúcar que a uva armazenou vai virar álcool na fermentação. O trabalho é feito pelas leveduras, microrganismos que são uma variedade de fungo. Elas existem pairando pelo ar, mas basicamente duas cepas foram selecionadas em laboratório para produzir os vinhos finos: Saccharomyces cerevisae e Saccharomyces bayanus. As leveduras transformam açúcar em álcool (etanol) e gás carbônico.

Após fermentação, o vinho vai para os barris de carvalho para amadurecimento, o carvalho é utilizado por ser uma madeira porosa que permite que continuamente uma pequena quantidade de oxigênio entre em contato com a bebida. Dessa forma as leveduras e bactérias irão promover as oxidações. As oxidações fazem álcool virar aldeído, aldeídos combinados com ácidos viram ésteres, todos eles compostos orgânicos cada vez menos duros ao paladar, deixando o vinho, na linguagem dos enófilos, mais “redondo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (286.7 Kb)   docx (208.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com