TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio - Ciências

Por:   •  27/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.917 Palavras (8 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 8

1) DADOS DO(A) ESTUDANTE/CURSO  

Curso: Formação Pedagógica

Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual

Nome: Soraia Lais Paezani de Campos

RGM: 33831025

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Ano/semestre de realização do estágio: 2023/1º

Quantidade de horas realizadas (exemplo 100 horas): 86 horas

2) CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA  

Nome da escola: PEI Darcy Vieira

Endereço/região da cidade em que se situa: Rua Francisco Rodrigues Junior, 289 – Vl. Barth – Itapetininga-SP

Dependência administrativa (pública ou privada): Pública

Diretoria/Secretaria de Ensino a que está vinculada: Diretoria de Ensino de Itapetininga

Ano(s) e nível(eis) escolar(es) observado(s): 6º e 7º ano do Ensino Fundamental

A Escola Estadual Darcy Vieira tornou-se Escola de Tempo Integral no ano de 2022, onde passou por uma grande reforma em suas dependências para se adequar a algumas regras do programa e conseguir atender aos alunos de uma forma mais eficiente.

Com isto a escola conta com 10 salas de aula, todas com boa ventilação e iluminação, contendo lousa branca que utiliza caneta de tinta, possui instalado em cada uma das salas de aula TV de 40 polegadas com tecnologia Smart com acesso a rede de internet, ventiladores e armários para o armazenamento de alguns livros e apostilas.

A escola situa-se numa região bem próxima ao centro da cidade, sendo totalmente plana sem necessidade de escadas e elevadores, muito acessível para alunos e professores que necessitam de locais com boa acessibilidade.

A estrutura da parte administrativa conta com secretaria, sala da direção, coordenação e vice direção, sala de professores, copa para funcionários e banheiro de funcionários masculino e feminino. A entrada de funcionários possui câmeras e interfone de identificação, portão eletrônico e porta de correr automática com reconhecimento facial para acesso dos funcionários.

A unidade de ensino possui 2 carrinhos que funcional como carregadores e armazenadores de 24 notebooks para utilização de funcionários e alunos.

A escola foi totalmente murada, pois possuía apenas alambrado de separação para a calçada até o ano de 2021. Possui 2 quadras poliesportivas, sendo 1 coberta e 1 descoberta, banheiro dos alunos separados entre feminino e masculino, possui 1 banheiro adaptado para deficientes físicos, contém 1 pátio coberto com um palco para apresentações e onde contém 2 mesas de tênis de mesa e 2 mesas de Pebolim para utilização dos alunos durante os intervalos e aulas de educação física.

No pátio ainda contém uma cantina, sala de limpeza, sal de arquivo morto, sala para os equipamentos de educação física e mesas com banquetas para atividades fora da sala de aula.

A escola possui uma cozinha que foi ampliada e reformada com refeitório com mesas e cadeiras para o período de refeição dos alunos.

Possui neste local bebedouro refrigerado e 3 lavatórios para higienização das mãos para o período das refeições.

Possui na estrutura da escola uma Sala de leitura, onde contém todo o acervo de livros para consulta, onde estes estão catalogados e organizados em setores, possui mesas e cadeiras para o momento de estudo e pesquisa e 3 computadores para utilização dos alunos.

A escola encontra-se organizada e possui uma equipe de limpeza que realiza um excelente trabalho de limpeza e organização nas dependências da unidade.

3) INTRODUÇÃO

A observação é uma das principais ferramentas utilizadas na ciência para coletar informações sobre o mundo natural. É através da observação que os cientistas podem formular hipóteses, testar teorias e obter novos conhecimentos sobre os fenômenos que ocorrem ao nosso redor.

Neste relatório de observação em ciências dos anos finais, será relatado as observações e experimentos realizados em sala de aula e em espaços externos da escola, com o objetivo de investigar e compreender alguns conceitos importantes da disciplina. Através da observação cuidadosa e análise dos resultados, espero apresentar conclusões sólidas e coerentes sobre os fenômenos estudados.

Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação

Existem diversas atividades práticas em ciências que podem ser realizadas com alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental. Foram listadas algumas que foram acompanhadas durante o período de estágio na unidade escolar:

Estudo das propriedades dos materiais: Os alunos realizaram experimentos para observar as propriedades de diferentes materiais como: óleo, água, açúcar e sal. Utilizaram fios de diferentes materiais para observar sua condutividade elétrica, criando circuitos simples com baterias e lâmpadas.

Estudo do ciclo da água: realizou-se experimentos para simular o ciclo da água na natureza, como a evaporação da água, a formação de nuvens, a precipitação e a infiltração no solo com a construção de um terrário.

O estágio na unidade escolar, foi realizado de forma sistemática e organizada de acordo com os planos de aula da professora de ciências seguindo as competências e habilidades do Currículo Paulista, onde as atividades experimentais foram realizadas pela docente com recursos limitados e espaço físico improvisado pela falta de laboratório de ciências na unidade escolar, durante o período do 1º Bimestre de 2023 na escola de Tempo integral com alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental.

A realização de atividades práticas é uma das formas mais eficazes de promover o aprendizado em ciências. Isso porque elas permitem aos alunos aplicar a teoria em situações reais, experimentar, testar hipóteses e tirar conclusões a partir de suas próprias observações e experimentações.

Durante a realização de uma atividade prática, é importante que o professor oriente os alunos para que entendam os objetivos da atividade e o que se espera que eles aprendam. Além disso, é importante que o professor faça reflexões com os alunos após a atividade, para que eles possam analisar os resultados, discutir possíveis explicações e tirar conclusões a partir dos resultados obtidos.

É fundamental também que se faça uma avaliação do aprendizado dos alunos após a realização da atividade prática, para verificar se os objetivos foram alcançados e se os alunos conseguiram entender e aplicar a teoria na prática.

4) PERFIL DOS(AS) PROFESSORES(AS)

Nome

Formação

Tempo de Experiência

Aline Venâncio

  1. Administração de empresas
  2. Licenciatura em Matemática
  3. Licenciatura em Ciências Biológicas
  4. Especialização em Educação Especial
  5. MBA em Marketing e Empreendedorismo
  6. Pedagogia

8 anos de experiência na docência

Área que já atuou

Área de Atuação no momento

Disciplina que se identifica

Ensino Fundamental, Médio e Ensino Técnico

Fundamental II – 6º e 7º Ano – Ciências

Ensino técnico – Marketing e Empreendedorismo

Ciências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com