TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Química Orgânica

Por:   •  31/8/2021  •  Resenha  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Química

QO321-Química Orgânica I

Análise conformacional de anéis de seis membros

[pic 3] 

Aluna: Cristielen de Souza Marques

RA:195761

Professor responsável: Prof. Dr. Paulo Cesar Muniz de Lacerda Miranda

2020

1. INTRODUÇÃO  

         Em química orgânica os estudos em análise conformacional são de grande relevância, uma vez que, é através desta que se pode estudar as energias relativas entre as conformações de uma determinada molécula. Pode-se ainda compreender as interações estereoeletrônicas que existem no sistema molecular, são, portanto, o conjunto destas interações que serão responsáveis pela prioridade conformacional de determinada molécula [1].

Experimentalmente a preferência conformacional é avaliada através dos espectros do infravermelho e RMN (ressonância magnética nuclear). Mas como podemos prever teoricamente a conformação ou a estabilidade de moléculas? A presente resenha irá discutir a análise conformacional de anéis de seis membros (ciclo-hexano) assim como sua estabilidade conformacional [1].

2.1. Cicloalcanos

        Os cicloalcanos ou ciclanos são hidrocarbonetos de cadeia fechada que são formados exclusivamente por átomos de carbono e hidrogênio, possuem também apenas ligações simples entre seus carbonos [2].

Os químicos antigos observaram que os compostos cíclicos que apresentam de cinco a seis membros são os mais encontrados na natureza [3]. Porém o ciclo-hexano é o mais estável entre eles o que o torna um dos mais importantes, portanto iremos nos atentar somente a ele neste trabalho.  

2.2. Ciclo-Hexano

        O ciclo-hexano tem grande importância química, seus derivados substituídos estão presentes em muitos produtos naturais como os esteroides, agentes farmacológicos etc. Além de tudo é amplamente usado na indústria como combustível, solvente e removedor de vernizes e tintas, é usado também na produção de ácido adíbico (empregado na fabricação de náilon). Por essas e outras razões se faz necessária a compreensão de sua mobilidade conformacional [4,5,6].         

2.3. Confôrmeros do Ciclo-Hexano

        Como dito anteriormente o ciclo hexano é entre todos os cicloalcanos o mais estável, ele portanto apresenta várias conformações possíveis pois apresenta maior grau de liberdade portanto estas devem ser levadas em consideração [7].

2.4. Conformação do tipo cadeira

        A conformação cadeira (chamada assim porque é similar a uma espreguiçadeira) é a conformação mais estável do ciclo hexano isso deve-se ao fato de que esse tipo de confôrmero está praticamente livre de tensão torcional ou tensão angular. Os ângulos formados das ligações C-C (111º) neste tipo de conformação são muito próximos ao do valor do tetraédrico de 109º, e todas as ligações C-H são alternadas o que as deixam também livre desta torsão [3].

[pic 4]

Figura 1. Conformação Cadeira do cicloexano.

        A disposição alternada das ligações na conformação cadeira do ciclo hexano fica evidente em uma projeção Newman.

[pic 5]

                                                      Figura 2. Projeção de Newman do cicloexano.

Estas ligações alternadas coexistem em dois tipos de posições para substituintes no anel do cicloexano: posições axial e equatorial (Figura 3). As seis posições equatoriais estão no plano irregular em torno da linha equatorial do anel e as demais seis posições são axiais perpendiculares e paralelas ao eixo em relação ao anel [4].

[pic 6]

Figura 3. Hidrogênios nas posições axial e equatorial.

2.5. Outras conformações do cicloexano

        O cicloexano apresenta outras conformações menos estáveis do que a conformação em cadeira, há, portanto, uma conformação alternativa que lembra ligeiramente um barco, é através de rotações parciais em torno de ligações simples (C-C) do anel, a conformação cadeira pode assumir outra forma chamada de conformação em barco. Está conformação não possui tensão angular, mas possui tensão torcional, o que explica sua menor estabilidade em relação a conformação cadeira, que como já mencionamos praticamente não sofre nenhumas dessas torções [2,5].

        O que explica outros tipos de conformação para o ciclo-hexano é que ele se interconverte (inversão do anel) rapidamente entre os dois confôrmeros cadeira estáveis. Na figura abaixo pode se ver as conformações que o ciclo-hexano apresenta enquanto é interconvertido [2]:

[pic 7]

Figura 4. Confôrmeros do ciclo-hexano e suas energias relativas, e como um confôrmero cadeira se interconverte em outro confôrmero cadeira.

2.6. Confôrmeros do ciclo-hexano monossubstituídos

        Diferentemente do ciclo-hexano, que tem dois confôrmeros cadeira equivalentes, os dois Confôrmeros cadeira do metilciclo-hexano (Figura 5.a) não são equivalentes. Em uma cadeira, o grupo metila será axial; e na outra, ele é equatorial. Isto se deve, como visto anteriormente a interconversão que o confôrmero cadeira sofre, quando, portanto, essa interconversão ocorre, as posições dos grupos se invertem, sendo que um grupo que está na posição axial em um confôrmero em um outro passa a ocupar a posição equatorial.

        Para um anel do ciclo-hexano monossubstituído, a conformação mais estável é a conformação onde o substituinte é equatorial (II). Observando a Figura 5.b, quando o grupo metila é axial, ele está relativamente perto dos dois hidrogênios axiais, portanto há mais interações estéricas (repulsão )quando se tem grupos próximos um dos outros (repulsões 1,3 diaxiais), o que não ocorre quando o grupo metila está em posição equatorial, pois há um distanciamento entre os grupos, portanto menos interações estéricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (360.7 Kb)   docx (224.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com