TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Cap I do Livro Comportamento Organizacional

Por:   •  11/10/2015  •  Resenha  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  1.916 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica Completa

Dados Gerais

Disciplina

Professor

Aluno

Turma

Análise do Texto

Título do Texto

O que é Comportamento Organizacional?

Autor (es)

Palavras-Chave do Texto (no máximo 4 palavras)

Habilidades

Liderança

Organização

Comportamento

Descrição do Assunto (no máximo 50 palavras)

O grau de conhecimento do comportamento organizacional da Organização onde o Administrador exerce a sua função, fará com que ele seja bem sucedido ou não.

Enquadramento Teórico das Idéias do Autor (no máximo 150 palavras)

As diferenças individuais e personalidade, a percepção, atribuição, atitudes e decisão, a motivação e comunicação, a liderança, poder e política, estresse, conflitos e negociação, a mudança organizacional e desenvolvimento e a estratégia organizacional são os conceitos teóricos principais das ideias do autor.

Se estabeleceram diferentes teorias a respeito da liderança e debateram-se durante anos se a liderança é uma competência que pode ser aprendida e desenvolvida, ou se é uma propriedade própria da pessoa.

A qualidade do ambiente psicológico de uma organização, que se consegue com o nível de motivação que mantêm integra as definições anteriores manifestando que o clima organizacional é a percepção que têm os trabalhadores quanto aos aspectos de seu ambiente trabalhista e de que maneira afeta neles no momento de executar seus trabalhos.

Apreciação Crítica da Obra (no máximo 500 palavras)

Fundamentos de Comportamento Organizacional

 

A definição que Robbins faz do Comportamento Organizacional diz que o campo de estudo que pesquisa o impacto que os indivíduos, os grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de aplicar tal conhecimento ao melhoramento da eficácia da organização. Além disso, o Comportamento Organizacional ocupa-se do estudo do que as pessoas fazem nas empresas, e da maneira em que tal comportamento afeta o desempenho de uma empresa. E como o comportamento organizacional se interessa especificamente nos ambientes relacionados com o emprego, não deve surpreender ao descobrir que se centra no comportamento enquanto este se relaciona com os postos, o trabalho, o absentismo, a rotatividade de pessoal, a produtividade, o rendimento humano e a administração. Quando se concebe o Comportamento Organizacional como uma forma de observar as relações de causa efeito, chega-se a conclusões com base em evidência científica, desta maneira se diz que é um estudo sistemático e substitui à intuição.

A importância de outras disciplinas que contribuem para o estudo do comportamento organizacional é muito bem explanado por Robbins, neste capítulo, pois com a ajuda dos estudos das Psicologia, Sociologia, Psicologia Social, Antropologia e Ciências Políticas, os Administradores tendem a possuir “poderosas ferramentas”, para lidar com as diferenças dentro do grupo que administra, menor dificuldade em resolver conflitos, saber que nem tudo que o estimula irá estimular os membros de sua equipe. Robbins destaca a globalização com o intuito de demonstrar aos Administradores a importância de procurar estudar cada grupo, dentro da organização que ele atua, para evitar que ele tome determinadas atitudes que possam fazer com que determinado grupo se sinta desmotivado, haja visto a miscigenação que existe nas organizações por causa da globalização.

Paralelo com a realidade de sua Empresa (no máximo 100 palavras)

Traçando um paralelo com a empresa onde trabalho, vejo o quanto os gestores precisam se atualizar, pois possuem a mente de uma organização tradicional, engessada e que não olha para as necessidades dos empregados.

Observação Importante: Este documento não pode ter sua forma alterada, ou seja, a resenha deve ser feita seguindo as regras estabelecidas neste documento. O texto a ser entregue deverá ter apenas duas páginas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com