TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro Comportamento Organizacional

Por:   •  8/5/2016  •  Resenha  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  1.797 Visualizações

Página 1 de 3

NOME DO ALUNO: YURI PEREIRA DOS REIS

RA: C98BBJ7                                                         

DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL                       

Comunicação

A comunicação é um elemento essencial para a existência de uma organização. Sem ela a transferência de informações e ideias não é possível. Além de proporcionar a transferência de significados entre os membros de um grupo, a comunicação tem 4 funções básicas dentro de uma organização:

  • Agir no controle comportamental dos integrantes de várias formas;
  • Facilitar a motivação dos membros esclarecendo metas, qualidade de desempenho desejada, e sugestões de melhorias;
  • Oferecer meios para a expressão emocional e para a tomada de decisões.

Toda comunicação é resultado de um processo. O processo de comunicação é composto por 3 elementos básicos: emissor, canal e receptor. Outros elementos como o ruído e o feedback podem integrar o processo.

O emissor é quem transmite a mensagem. O canal é o meio escolhido para transmitir a mensagem, podendo ser formal ou informal. O receptor é quem recebe a mensagem. O ruído é qualquer coisa que dificulte o entendimento da mensagem. Por fim, temos o feedback, que nada mais é do que a verificação se a mensagem foi compreendida ou não.

[pic 1]

A comunicação dentro de um grupo tem denominações diferentes de acordo com o seu emissor e o seu receptor. Quando a comunicação ocorre entre pessoas de nível equivalente, dá-se o nome de comunicação horizontal. Diferentemente da comunicação horizontal, a comunicação vertical é a que ocorre entre pessoas de nível hierárquico distinto, e é dividida em direções ascendente e descendente. A comunicação descendente flui dos níveis mais altos para os mais baixos, por exemplo, um executivo informando metas anuais para seus funcionários. Indo em direção inversa, a comunicação ascendente ocorre quando a mensagem é dirigida aos níveis mais altos.

Dentro de um grupo existem 3 meios básicos utilizados para os membros se comunicarem entre si. São eles: comunicação oral, comunicação escrita e a não-verbal.

A comunicação oral é a principal dentre a três. Se dá por meio de conversas, debates, palestras e outros. É muito vantajosa por ser rápida e permitir feedback e resposta com maior velocidade. Todas essas vantagens são ofuscadas quando a mensagem precisa ser transmitida para um número maior grande de pessoas, pois é distorcida durante o processo e chega ao receptor com um teor diferente do pretendido pelo emissor.

Lado a lado com a comunicação oral vem a não-verbal, pois sempre que transmitimos uma mensagem verbalmente, também transmitimos junto uma mensagem não-verbal por meio de gestos, olhares, expressões faciais e outras linguagens corporais.

O terceiro meio, a comunicação escrita, é a responsável por e-mails, cartas, memorandos, ofícios, e qualquer outro meio que faça uso da escrita. Como, na maioria das vezes, tanto o emissor, quanto o receptor guardam o documento, muitos optam por esse meio pela possibilidade de, sempre que precisarem, recorrerem ao documento. Entretanto, o tempo necessário e a impossibilidade de feedback são grandes desvantagens da comunicação escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com