TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho individual adm 3 semestre

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.261 Palavras (10 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 PESQUISAS DE MERCADO 4

2.1 APROFUNDANDO-SE NA ESCOLHA DA FRANQUIA 5

3 NEGOCIAÇÃO 8

4 MARKETING 10

5 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho é a realização de uma pesquisa com relação à implantação de uma franquia, franquia essa que tenha potencial para ser instalada na cidade de Quilombo - Santa Catarina.

Utilizando temas como marketing, pesquisa de mercado, negociação, metodologia cientifica. Temos como objetivos mostrar porque a franquia “Rei da Reforma” foi escolhida para ser instalada através da pesquisa de mercado e de marketing. Essa pesquisa sendo utilizada amplamente pela organização providência complementos para operar a organização, no desenvolvimento de suas atividades.

2 PESQUISAS DE MERCADO

A pesquisa de mercado é a identificação de coleta, análise e a disseminação sistemática e objetiva das informações, após esta coleta de informações consistente que somadas à experiência das empresas com seus negócios, tornam o processo decisório dos seus lideres mais ricos e precisos, com base nesses dados que devemos coletar na pesquisa de mercado devemos pegar estas informações e apresentar e em relatório bem detalhado contendo todas as informações necessárias, com isso apresentamos os dados positivos das mudanças e também identificarmos os problemas e as soluções.

* Pesquisa de potencial de mercado, onde é possível obter uma visão da situação do mercado que irá atuar, buscando a quantidade de pessoas que teriam interesse em comprar determinado produto;

* Pesquisa de participação no mercado que é onde se busca avaliar qual a participação atual da empresa no mercado e possíveis aumentos dessa participação;

* Pesquisa de imagem, onde ficara claro qual a percepção que o consumidor possui com relação à empresa;

* Pesquisa de previsões busca coletar informações que possam mostrar previsões em relação ao ambiente ou ao mercado em que a empresa esta inserida;

* Pesquisa de tendências encontra informações que possam mostrar um direcionamento de tendências para o futuro;

* Pesquisa de analise de vendas busca informações à respeito da performance de vendas realizadas pelos vendedores da empresa.

Outro tipo de pesquisa é a de solução de problemas, onde se busca encontrar soluções que possam auxiliar a empresa a solucionar problemas existentes na organização, assim apontando caminhos e ações importantes para o crescimento diante do mercado.

Dentro da pesquisa para solução de problemas encontramos as seguintes divisões:

* Pesquisa de segmentação que determina a base da segmentação estabelece o potencial e sensibilidades do mercado, seleciona mercados-alvo e cria perfis;

* Pesquisa de produto que testa conceitos determina desenhos para o produto, testa embalagens, modifica o produto, posicionamento e reposicionamento da marca, etc;

* Pesquisa de preços que vai detectar a importância do preço, a politica de preços, elasticidade da demanda e preço;

* Pesquisa promocional onde se toma decisões sobre mídia, sobre reprodução, faz testes criativos de propaganda e avaliações da eficácia da propaganda;

* Pesquisa de distribuição que determina tipos de distribuição, localização de pontos de varejo ou atacado, intensidade da cobertura do atacado ou do varejo.

A pesquisa de identificação do problema implica em ir a fundo para identificar o problema, muitas vezes esses problemas não são evidentes e outras vezes eles poderão surgir no futuro, quase todas as empresas de marketing usam a pesquisa de identificação do problema, pois ela avalia o ambiente e pode diagnosticar os problemas.

Depois de diagnosticar os problemas ou as oportunidades a empresa vai realizar uma pesquisa de solução do problema para assim resolve-lo. A pesquisa de identificação do problema e a pesquisa de solução do problema andam sempre juntas.

2.1 APROFUNDANDO-SE NA ESCOLHA DA FRANQUIA

O Sul do país é um dos que mais se destacam no setor de franchising. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), a região representa 14,8% do faturamento do segmento. Região onde foi originada a micro franquia Rei da Reforma, é considerada “menina dos olhos” para a expansão da marca.

A marca criada em 2012 na cidade de Curitiba presta serviços de reformas, reparos hidráulicos e elétricos, jardinagem, pintura e construção, oferece um modelo de negócio diferenciado, que requer baixo investimento inicial – R$ 25 mil – e não exige ponto comercial. A rede também oferece um diversificado leque de atividades, fator que contribui para o bom desempenho do franqueado. Em muitos casos, quem empreende em um negócio semelhante acaba ficando restrito a uma área bastante pequena, como três ou quatro bairros. Nessa franquia, o empreendedor pode atender uma carteira de clientes inserida em todo seu município ou até em uma região metropolitana esse modelo oferece aumento no faturamento.

Região Sul é extremamente promissora não só pelo desempenho econômico, mas, principalmente, pela alta demanda da construção civil na região, que chega a ser responsável por 5% a 7% do PIB regional. O principal motivo dessa alta é a escassez de mão-de-obra. Isso acarreta em aumento dos custos de uma forma geral, seja em pequenas reformas ou em construções de portes maiores.

Para os novos empreendedores, o segmento de reparos e reformas é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com