TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliliação de Desempenho

Por:   •  21/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  6 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A avaliação de desempenho é uma prática que vem sendo utilizada desde o surgimento das instituições privadas ou públicas, sendo quer nestas a sua aplicação é mais recente e associada ao sistema de mérito. Vem, sendo modificada ao longo do tempo em busca de abordagens que se ajuste, mais á realidade de cada momento. Nos últimos anos, no entanto, o ambiente organizacional sofreu mudanças tão drásticas que a necessidade de alterações mais profundas se fizeram necessárias e a Avaliação de desempenho (AD) tornou-se uma ferramenta indispensável na organização.

As práticas de Avaliação do Desempenho não são novas, uma vez que desde que um homem deu emprego a outro, seu trabalho passou a ser avaliado.

São mudanças no plano econômicos social que demandaram uma reorganização do processo produtivo e que, consequentemente, levaram a uma mudança do perfil do trabalhador e da sua relação com o trabalho.

Durante muito tempo, os administradores preocuparam-se exclusivamente, com a eficiência da máquina como meio de aumentas a produtividade da empresa. A ênfase sobre o equipamento e abordagem mecanicista da administração não resolveu o problema do aumento da eficiência da organização. O homem era visto como um objeto moldável aos interesses da organização e facilmente manipulável, uma vez que se acreditava ser motivado, exclusivamente, por atrativos salariais e econômicos.

Com o avanço das novas tecnologias e a visão de que o homem necessita, cada vez mais, aprofundar-se, tano no campo tecnológico, bem como a visão holística, é necessário que tenhamos instrumentos avaliativos que visem a uma proposta interdisciplinar de encaminhamento de ações.

A avaliação para ser real, e com significado, precisa ser coerente com seus referenciais e com a proposta apresentadas, pressupõe avaliação sistemática, criteriosa dentro de uma linha onde acontece o sentido verdadeiro de articulas uma ação, para eliminar problemas e propor soluções dentro de uma perspectiva de retroalimentação (ação reflexão-ação). Precisa envolver todos os trabalhadores da instituição e usuários internos e externos, a fim de que possamos saber se nossos objetivos e metas foram alcançados. Este trabalho exige uma maturidade entre os pares, trabalho de senso coletivo, desafio constate, numa relação dialética de construção individual e coletiva de trabalho e prática de avalias e auto avaliar nossas ações.

A avaliação deve se apresentas como um fator que tenha a ética, e fim de possibilitar que os agentes envolvidos no processo não percam o sentido do rigor nos procedimentos de avaliação, mas acima de tudo que proporcione a equidade e as condições de avaliação dos atores envolvidos, Avaliar com equidade significa analisar a responsabilidade dos envolvidos na prática com a preocupação dos aperfeiçoamento dos métodos e instrumentos avaliativos.

1.CONCEITO

Se fizermos uma análise, mesmo que superficial, da palavra avaliação, logo percebemos que a utilizamos constantemente em nosso dia a dia: a dona de casa ao fazer compras no supermercado, a mãe ao procuras a primeira escola para o seu filho, um casal a adquirir uma propriedade, enfim estamos diuturnamente avaliando

Conforme descreve Pontes (2002) a “avaliação ou administração de desempenho como um método que visa, continuamente, estabelecer um contato com os funcionários referente aos resultados desejados pela organização, acompanhar os desafios propostos corrigindo os rumos quando necessário, e avaliar os resultados conseguidos”.

Avaliação é o ato ou efeito de se atribuir valor, isto é, no sentido qualitativo é a formação de juízo, atribuição de conceito e, no sentido quantitativo, a quantificação de atributos. O desempenho expressa a atuação de um indivíduo ou grupo na execução de uma tarefa passível de avaliação.

Ao mesmo tempo que, de um lado, o programa de AD depende do planejamento estratégico da organização, está também, por outro lado, relacionado diretamente com outro programas de gestão de pessoal, gestão de qualidade, gestão econômico-financeira e de participação nos lucros ou resultados. É um instrumento que tem finalidades múltiplas que podem ser resumidas em: (1) Compensação, base para alocação de recompensas; (2) Feed-back de desempenho; (3) treinamento e desenvolvimento; (4) Promoção, transferência interna e externa; (5) Planejamento de recursos humanos; (6) Retenção e dispensa e (7) pesquisa.

2.APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

A Avaliação de Desempenho é uma sistemática apreciação do comportamento das pessoas nos cargos que ocupam. Apesar de ser uma responsabilidade de linha é, uma função de staff. Em algumas empresas a avaliação de desempenho pode ser um encargo do supervisor direto do próprio empregado ou ainda, de uma comissão de avaliação, dependendo dos objetivos a avaliação.

A avaliação feita diretamente com o empregado avaliado constitui o pronto principal do sistema: a comunicação que serve de retroação e que reduz as distâncias entre o superior e o subordinado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com