TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Por:   •  5/3/2020  •  Artigo  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ATIVIDADE: Aulas:  01/02/03/04

Aluno: ADELAIDE JORDÃO RAMOS

RGM: 021.708

Polo: DOURADOS/MS

Disciplina: PSICOLOGIA APLICADA

ANO LETIVO: 2019

DATA PARA ENTREGA:  05/04/2019

Valor de cada atividade 1,25

Total das quatro Atividades: 5,0

[pic 2][pic 3]

ATIVIDADES DA AULA 1

1- Estudar o homem é pensar sobre si mesmo. Para Bock (2002), a subjetividade pode ser vista também como objeto de estudo da psicologia. Descreva o que é subjetividade.

Subjetividade é o termo usado para definir o que é próprio de cada indivíduo, como emoção, sentimentos e pensamentos, varia de acordo com o julgamento, gostos e hábitos construídos com a experiência de vida, e é formada através de crenças e valores.

2- Explique sobre a Psicanálise e descreva as teorias do Aparelho psíquico, propostas por Freud.

           

Psicanálise concentra-se no estudo do inconsciente do comportamento e sentimentos vividos, como desejos, lembranças e instintos reprimidos. Em sua teoria do aparelho psíquico apresentou 3 níveis, Consciência: é o estado que temos a consciência do que sentimos e percebemos o que acontece ao nosso redor neste momento.

Pré-consciência: estado da consciência não acessível no agora, mas que podem ser lembrados quando buscamos em nosso pré-consciente a qualquer momento.

Inconsciente: onde fica as ideias e desejos desagradáveis, inaceitáveis, reprimidos e censurados guardados, muitas vezes não temos mais lembranças, porém aparece em sonho e nos sintomas neuróticos, influenciando assim nosso comportamento.

ATIVIDADES DA AULA 2

1- Com base na aula 2, elabore um texto explicativo sobre as conceituações a respeito do Trabalho, e sua importância para o homem.

O significado do trabalho varia de indivíduo para indivíduo, para alguns, o local de trabalho é onde existe afeto e reconhecimento, para muitos, o trabalho é apenas uma fonte de renda, mas para outros também é uma maneira de realização pessoal, além do fator de se movimentar fisicamente, mentalmente e emocionalmente, daí o grau de importância do trabalho de cada um.

Tão importante quanto o trabalho, é gostar do que faz, ter prazer em executá-lo, além de enriquecer nossas habilidades, é considerado um dos mais importantes elementos da cultura humana.

2- Com base na aula 2 e nos textos disponibilizados na plataforma, explique sobre os aspectos que geram conflitos no ambiente de trabalho.

O fato é que existem diferenças entre as pessoas no ambiente de trabalho, mesmo que haja tentativas de apaziguar, ocorre uma luta psíquica que envolve as pessoas dentro da instituição de trabalho como funcionários, clientes, familiares e também a sociedade. A psicologia organizacional tem como meta priorizar o desenvolvimento da pessoa por meio de mudanças planejadas e participativas.

Segundo Robbins (2002), as evidências indicam que enquanto os conflitos de
relacionamento, na maioria das vezes, são prejudiciais aos grupos ou organizações, baixos
níveis de conflito de processo – condução racional de uma atividade; e tarefa – execução de
um trabalho específico; no geral, são benéficos.

ATIVIDADES DA AULA 3

1- Na aula 03 Teorias Sobre liderança, foi abordado a importância da confiança nas relações interpessoais que estabelecemos no trabalho, bem como, as teorias apresentadas sobre liderança. Baseado nas leituras do guia de estudante elabore um texto explicativo sobre:

A)Liderança; É o processo social onde as relações se estabelecem por meio das pessoas e das influências que exercem umas nas outras, e todo indivíduo é capaz, ocorre em famílias, instituições, política, trabalho, esporte e organizações, o papel do líder é motivar, integrar e orientar os vários elementos da equipe na direção para a realização do serviço, trabalhar qualidades, como disciplina, paciência, compromisso, respeito e humildade.

A)Tipos de Poder Organizacional.

Na sociedade ou na empresa o poder do latim potere é a capacidade de deliberar arbitrariamente, agir e mandar e também, dependendo do contexto, exerce  a autoridade.

Poder de recompensa: Visa a capacidade de dispor resultados recompensadores, recebimento de coisas positivas ou a eliminação de coisas negativas.

Poder Coercitivo ou Punição: refere-se aos resultados indesejáveis, tanto na recepção de algo negativo ou a remoção de algo positivo, explora o medo para influenciar o comportamento dos subordinados.

Poder Legítimo: Está relacionado aos valores e crenças no sentido que os indivíduos possuem direito legítimo de governar ou influenciar os outros, a autoridade tem direito de mandar e os subordinados tem o dever de cumprir e obedecer.

Poder de referência: É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência. Se identifica e deseja ser semelhante ao outro.

Poder de Especialização: Refere-se a posse de experiência, conhecimento e talento, pessoas especialistas em influenciar as outras com conhecimento ou esperando conformidade com seus desejos.

ATIVIDADES DA AULA 4

1-  As relações humanas são os contatos conscientes estabelecidos entre indivíduos e grupos, entre os colaboradores e seus colegas, entre os subordinados e seus superiores hierárquicos, entre os elementos de diferentes departamentos e unidades de negócios. Explique como ocorre o Processo de Socialização.

Socialização: É o processo contínuo que o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos.

Inicia-se após o nascimento é adquirido através da família, escola e meios de comunicação, e assim desenvolve a sua personalidade e admitido na sociedade, ou seja, transforma o ser humano de um ser biológico para um ser social.

2- Após ler a aula 04 no guia de estudante, explique como se formam as Atitudes e as Mudanças de Atitudes.

Atitude é formada pelo comportamento habitual que se tem em diferentes circunstâncias, adquiridos através das observações, expressam personalidade e estilo de vida, estar aberto as mudanças de atitude que são aprendidas e influenciadas pela experiência pessoal e impessoal, não é uma tarefa fácil, porém é um processo contínuo que exige muita reflexão.

Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das atividades, disponibilizei “ artigos e links” na plataforma em “Material de Aula”.

Bons Estudos.

Profa. Doutora Silvia Mara Pagliuzo Muraki

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (166 Kb)   docx (116 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com