TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.467 Palavras (10 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

        

                                                   

     

   

                                 ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Sumário

Gestão de Projetos



1. Etapa 1

1. Apresentação da Empresa.................................................................................04

2. Definição sobre a Gestão de Projetos...............................................................06

2. Etapa 2

1. Apresentação do Escopo do Projeto.................................................................07

3. Etapa 3

1. Estruturação do Projeto....................................................................................09

4. Etapa 4

1. Cronograma e Monitoramento..........................................................................12

2. Finalização do Projeto......................................................................................14

5. Referências...................................................................................................................15


APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Segundo o Decreto – Lei n° 8.621 de 10 de Janeiro de 1946 – Art. 1°- dispõe da criação do ServiçoNacional de Aprendizagem Comercial – Senac, no qual o Presidente da República atribuiu à Confederação Nacional do Comércio, o encargo de organizar e administrar, escolas de aprendizagem comercial. Concomitantemente segundo o Art. 3° - “O Senac deverá colaborar na obra de difusão e aperfeiçoamento do ensino comercial de formação e do ensino imediato que com ele se relacionar diretamente, para o que promoverá os acordos necessários, exigindo sempre, em troca do auxílio financeiro que der melhoria do aparelhamento escolar e determinado número de matrículas gratuitas, para comerciários, seus filhos, ou estudantes a que provadamente faltarem recursos necessários”.

Tendo em vista os mais elevados padrões de qualidade e produtividade, diante de um amplo mercado de produtos e serviços oferecidos ao comércio e mesmo à sociedade, o SENAC – AM

vem satisfazendo o compromisso com a educação profissional nas atividades de formação inicial continuada, ensino técnico, aprendizagem e pós – graduação à distância, colocando em prática a sua verdadeira missão: “Educar para o trabalho, no comércio de bens, serviços e turismo”, fortalecendo este segmento através da oferta de uma educação profissional que privilegia o desenvolvimento das competências técnicas, aliada ao compromisso ético, visando à formação do ser humano integral.

Tendo em vista as diversas atribuições da organização, cada setor tem uma localidade, até mesmo para melhor atender os clientes que buscam os serviços da empresa. Por isso, pode-se dizer que o SENAC – AM apresenta uma grande extensão por todo o município de Manaus, além de diversos endereços para melhor atender a população. Além disso, conta com uma equipe de cerca de 350 funcionários altamente capacitados para cada cargo que ocupam.

Acompanhando milhares de profissionais que se formam e se lançam no mercado, nesses 66 anos de atuação, o SENAC – AM se firma como referência em educação para o trabalho, como instituição comprometida com o desenvolvimento da competência e conhecimentocientífico e tecnológico de seus alunos e colaboradores. Dessa maneira, a empresa SENAC – AM tem direcionado constantemente um olhar perspicaz sobre as profundas mudanças pelas quais passa a educação profissional no Brasil, decorrentes de inusitadas políticas que potencializaram a determinação governamental em demandar cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Qualificação Profissional, sendo estas, também, uma tendência do mercado de trabalho.

Assim, com o passar dos anos, o Senac vem melhorando seu compromisso e seu serviço de atendimento, promovendo novos programas de inserção educacional, além de projetos que só tendem a aperfeiçoar, são eles: Programa Senac de Gratuidade – PSG; Programa de Educação Ambiental; Programa Senac em Campo 2014; Programa Alimentos Seguros; Programa de Visibilidade Institucional; Política de Segurança da Informação; Gestão RH; Programa Ensino Superior, entre outros que viabilizam a educação, saúde, emprego e razão ambiental.

Foi elaborado o Plano Anual da Administração Regional – PAAR no qual apresentam projetos, orientações para o mercado, inovações e gestões do conhecimento e institucional, além das metas de produção. É necessário citar programas como Programa Senac de Gratuidade – PSG e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego – PRONATEC, ambos com parceria ao governo federal, no qual atenderão cerca de 7.625 matrículas gratuitas, em todas as unidades de ensino da empresa, possibilitando uma experiência única no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais e alargando, sobretudo, as possibilidades de inserção no mundo do trabalho às pessoas em situação socioeconômica vulnerável.




DEFINIÇÃO SOBRE A GESTÃO DE PROJETOS

Para que haja um melhor entendimento do que seja GESTÃO DE PROJETOS, principalmente quando se aplica a uma empresa, é preciso elencar diversos conceitos, que auxiliarão no entendimento do mesmo, entretanto de modo geral pode-se dizer que gestão de projetos é a área daadministração aplicada de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.

Autores como Kerzner (1992), define a gestão de projeto sendo relativamente de curto prazo no qual foi estabelecido para a concretização de objetivos específicos; Turner (1994), diz que a gestão de projetos é um processo através do qual um projeto é levado a uma conclusão. Tem três dimensões: objetivos (âmbito, organização, qualidade, custo, tempo); processo de gestão (planejar, organizar, implementar, controlar); níveis (integrativo, estratégico, táctico); PMI (Project Management Institute) (2004), define gestão de projetos como sendo o processo através do qual se aplicam conhecimentos, capacidades, instrumentos e técnicas às atividades do projeto de forma a satisfazer as necessidades e expectativas dos diversos stakeholders que são indivíduos ativamente envolvidos no projeto ou cujo resultado do mesmo poderá afetá-los positivamente ou negativamente. Assim, um projeto não pode ser confundido com tarefas rotineiras de operação normal da empresa.


ESCOPO

A palavra projeto vem sendo usada desde os tempos das civilizações antigas, mesmo que se remetendo a construção de monumentos que levassem anos a serem construídos. Na atualidade, nada se constrói ou é feito sem antes passar por um projeto que contenha todas as informações necessárias para sua execução. Assim, durante a visita à empresa SENAC, percebeu-se a necessidade de programar algo a mais em um projeto já existente na empresa relacionado à Gestão Institucional, visto que seria de grande melhoria para o setor responsável, além dos usuários do serviço. Devido a um curto espaço de tempo, o projeto ocorrerá em cerca de dois meses e vinte dias, tempo necessário para se deixar pronto e colher resultados esperados. Dessa forma, o projeto caracteriza-se como de curto prazo, lembrando que omesmo teve apoio dos gerentes dos setores visados.

Sabendo que programa pode ser definido como um grupo de projetos que apresentam relação e que são gerenciados de forma coordenada, com o objetivo de alcançar benefícios e resultados que não seriam conseguidos se fosse desenvolvidos individualmente, conseguiu-se unir o nossa ideia ao Projeto de Gestão de Pessoas e Gestão de Processos.

Minuciosamente, se destaca no Programa Institucional, três projetos visando a melhoria da empresa como setor único, ou seja, considerando para todo o país: Gestão de Pessoas; Gestão de Informação; Gestão de Processos.Cada um com os devidos planos, entretanto, ao pedir autorização para o envolvimento nos programas da empresa, decidimos colocar três delineações para incluir nesses programas como: Em Gestão de Pessoas – Implantar o programa de capacitação pedagógica para técnicos e docentes; Em Gestão de Processos – Implementar os recursos de matrícula online no site institucional e aplicar pesquisas a contribuintes e alunos para mensurar a satisfação dos serviços oferecidos.

Dessa maneira, o projeto em si, irá melhorar o acesso e a facilidade de o aluno não precisar se deslocar para fazer o recadastramento na própria escola, e sim com comodidade de sua casa. Além disso, a empresa disponibilizaria pessoas habilitadas de outros estados para vir capacitar os técnicos e docentes do SENAC – AM, dando-lhes qualidade e certificação, além de greves pesquisas a serem feitas durante um espaço de tempo, fazendo com que ela seja realizada a cada semestre, tendo como público alvo, os técnicos, professores, alunos e contribuintes em geral.

[pic]

Fonte: Equipe Organizadora do Projeto

A Iniciação do Escopo iniciou a partir do momento em que a equipe decidiu em que empresa destinar seus olhares para futuras mudanças na instituição. Além de decidir qual seria a empresa, foi necessário marcar visitas urgentes para a iniciação do trabalho, visto que se disponibilizava de pouco tempo. Assim, demos início aoPlanejamento – Coletar requisitos; Definir o Escopo e Criar EAP, se necessário ou se possível. Segue-se com a execução do trabalho, no qual envolve o controle, ou seja, é necessário que se verifique o escopo e o controle, para que nada saia do que planejamos. Por fim, tem-se o encerramento do escopo, com a execução do que planejamos realizar durante nosso trabalho e pesquisa de campo.


ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO

Tarefas a serem executadas:

Tarefa 1 – Entrar em contatos com os gerentes de outras cidades do Brasil, para pedir que disponibilizem pessoas habilitadas de sua empresa-sede para a capacitação de nossos técnicos e docentes. Se possível realizar tal medida duas vezes ao ano, a cada semestre.

Tarefa 2 – Verificar a lista de técnicos e docentes de toda a empresa.

Tarefa 3 – Convocar todos os técnicos e docentes da empresa.

Tarefa 4 – Atividades Extras – Responsável por marcar os dias do evento, além da divulgação e cronograma. Verificar hospedagem das pessoas que chegarem de outros estados, além da organização de todo o evento.

Tarefa 5 – Verificar a lista de pessoas de todos os setores.

Tarefa 6 – Organizar perguntas relacionadas à Gestão Institucional de modo conciso e direto, tendo uma pergunta-chave ao final, deixando com que a pessoa se sinta a vontade para escrever sua opinião quanto à melhoria da empresa.

Tarefa 7 – Buscar técnicos responsáveis pelo site da empresa, para que criem uma página juntamente com o site relacionado à matrícula.

Tarefa 8 – Idealizar tal página da web, deixando a cargo dos gerentes do setor, tal responsabilidade, devido este projeto ser de cunho institucional.

Tarefa 9 – Realização do Questionário.

Tarefa 10 – Realização do Evento.

Obs: As tarefas 9 e 10 serão realizadas por todos os integrantes da equipe.



Profissional |Tarefa 1 |Tarefa 2 |Tarefa 3 |Tarefa 4 |Tarefa 5
Estrutura Regras a serem Desenvolvido no setor Análises do desempenho Dados Padronizados de Organizacional, seguidas segundo o administrativo e no de funcionários, estimativas de custo e processo de aprovação regimento interno setor de atividades diretrizes de |ciclo para o de novas iniciativa diversas recrutamento. desenvolvimento de várias atividades.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (55.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com