TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.673 Palavras (11 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Sílvia Rodrigues da Rocha Macedo

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

[pic 4]

Feira de Santana

2015

Sílvia Rodrigues da Rocha Macedo

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Administração de Empresas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, 5ºsemestre,  para as disciplinas Administração de Produção e Logistica, Empreendedorismo e Plano de Negocio e Gestão de Projetos.

Prof. ´ Alfredo Ribeiro de Almeida e Luíz Antonio Gabriel, Girleine Bartolomei Fregoneze e Marco Ikuro Hiasatomi.

Feira de Santana

2015

GESTÃO DE PROJETOS

Resenha sobre o texto “Os biscoitos: Girls Scouts TI e perspectivas para expansão X Áreas de competência segundo PMBOK

Riscos, Escopos, Fornecedores e Partes Interessadas

A palavra Risco significa a probabilidade de que um fator venha prejudicar total ou parcialmente as chances de sucesso de um projeto, isto é, as chances do projeto realizar o que foi proposto dentro do prazo e fluxo de caixa que foram estabelecidos. No que tange a gerência de projetos, o risco está ligado a estas duas palavras: possibilidade e perigo.

No entanto, a visão que se tem em gerência de projetos é que risco é qualquer evento potencial que, se concretizado, pode afetar negativamente ou positivamente o objetivo do projeto. O texto Girl Scouts evidenciou um fator de risco bastante relevante, inicialmente eram anotados os pedidos e entregues ao líder, o qual preenchia um formulário de cinco vias e entregue para as voluntárias que tabelava os pedidos por região ou bairro, mas esse processo não era tão fácil, durante esse encaminhamento teriam que ser realizados cálculos, além do repasse para outras pessoas, gerando por conseqüência um risco de erro.

O Planejamento da Gerência de Riscos no PMBOK é o processo de decidir como abordar e conduzir as atividades da gerência de riscos para um projeto. Isto é importante para assegurar que o nível, o tipo e a visibilidade da gerência de riscos sejam proporcionais ao risco e à importância do projeto para a organização. Isto garantirá também recursos e prazos suficientes para as atividades da gerência de risco, estabelecendo uma base consensual para a avaliação dos riscos. O resultado desse processo é o Plano de Gerenciamento de Riscos, que descreve como o gerenciamento deverá ser estruturado e executado no projeto.

O Escopo do projeto, principalmente no que se refere á parte aplicada a softwares é um dos principais elementos e o mais difícil de ser estabelecido de forma correta. A partir de sua definição é que o projeto pode ser iniciado, desenvolvido e gerenciado. Porém, as características do software fazem do gerenciamento do escopo uma atividade extremamente dinâmica, que inclui além da definição dos requisitos, o gerenciamento dos mesmos.

Na empresa Scouts Girl, o sistema de software ainda está sendo implantado, mas com o passar do tempo, e com as conseguintes necessidades empresariais esse sistema pode ter a necessidade de mudança.

A área de conhecimento Gestão das Aquisições do Projeto inclui os processos relacionados com a negociação e compra dos produtos e serviços a fornecedores externos e subcontratados. 

O guia PMBOB apresenta estes processos do ponto de vista do comprador. O objetivo dos processos incluídos na área de conhecimento Gestão das Aquisições do Projeto é o de planear, contratar e administrar a compra de bens e serviços a fornecedores externos à organização, bem como a subcontratação de recursos, necessários ao projeto e que podem não estar disponíveis internamente. No texto supracitado o fornecedor é a ABC Cokkies, e como partes interessadas podem ser identificada o consumidor que faz os pedidos inicialmente as Girl Scouts.

As Partes Interessadas são os grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactados por uma decisão, atividade ou resultado do projeto e analisar e documentar informações relevantes relativas aos seus interesses, nível de engajamento, interdependências, influência, e seu impacto potencial no êxito do projeto.

Desta forma foi perceptível com a leitura do texto que as partes interessadas passaram a receber o produto que antes levava até dois meses para um período de 48 horas.

O Gerenciamento das Partes Interessadas devem ser planejadas, o processo de desenvolver estratégias apropriadas de gerenciamento para engajar as partes interessadas de maneira eficaz no decorrer de todo o ciclo de vida do projeto, com base na análise das suas necessidades, interesses, e impacto potencial no sucesso do projeto, é um ponto positivo, afinal o processo de se comunicar e trabalhar com as partes interessadas para atender às suas necessidades/expectativas, abordar as questões à medida que elas ocorrem, e incentivar o engajamento apropriado das partes interessadas nas atividades do projeto, no decorrer de todo o ciclo de vida do projeto.

Portanto a respectiva empresa, que até então começou por uma causa beneficente, passou a se tornar uma empresa mais organizada, a qual agora possui um planejamento estratégico que possibilita a empresa a atender um maior número de clientes, reduzindo os custos com funcionários, por exemplo, otimizando tempo e agilizando o processo de entrega.

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

1 Projeto de rede de operações produtivas, planejamento e controle da capacidade de produção por meio de ciclo PCDA e pelo “5 S”

A vantagem competitiva das organizações passa pela capacidade de inovação, a qual se dá através das pessoas que nela trabalham. As pessoas assumem mais riscos quando têm uma base segura, quando são bem tratadas, quando têm espaço para inovar e deixar fluir todo o seu potencial e a liderança organizacional exerce um papel na viabilização dessas condições para uma ação empreendedora nos membros organizacionais. Nessas condições a empresa conseguirá manter em seus quadros sempre os melhores talentos, pois, se estes se sentirem pouco valorizados, tendem a migrar para outras corporações onde possam aplicar suas idéias inovadoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com