TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE DE PSICOLOGIA

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  157 Visualizações

ATIVIDADE DE PSICOLOGIA

AD 1

 Todas as organizações devem ser capazes de inovar e se adaptar para que possam de uma melhor maneira continuar se desenvolvendo. A aprendizagem organizacional pode ajudar nisso, podendo ser definida como “aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, convicções e atitudes que ajudem na manutenção, crescimento e desenvolvimento da organização.

Em 1990, Peter Senge para ajudar no processo de aprendizagem organizacional criou as 5 disciplinas (etapas), pois para ele a aprendizagem era um novo modo de aprender e ser nas organizações.

As 5 disciplinas de Peter são:

1. Domínio pessoal: por meio do autoconhecimento o indivíduo consegue se aprofundar nos seus objetivos, concentrando esforços e passando consequentemente a ver a realidade de forma objetiva.

2. Modelos mentais: São ideias e imagens que contribuem para influenciar o indivíduo quanto ao seu modo de ver o mundo e seus atos.

3. Visões partilhadas: Dá-se a partir da percepção de um objetivo como concreto e real. Neste ponto o indivíduo passa a querer aprender por iniciativa própria e não mais por obrigações.

4. Aprendizagem em grupo: Nesse ponto a aprendizagem dá-se pelo diálogo. A apresentação de ideias, por parte dos membros integrantes, é fundamental para um raciocínio comum.

5. Pensamento sistêmico: Esta disciplina contribui para que se faça uma análise do todo e não das partes individualmente. Aprendizado global.

Na gestão pública brasileira seria de grande valor que fosse implantado a aprendizagem organizacional, pois com ela

conseguiria solucionar eventuais problemas e ajudaria a sempre inovar e adaptar a novas condições.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com