TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE INDIVIDUAL

Por:   •  12/1/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de pessoas

Módulo: Atividade Individual

Aluno: Matheus Ferreira Volpe

Turma: Gestão de Pessoas-1021-1_15

Tarefa: Atividade individual

Plano de desenvolvimento da equipe

Introdução

Antes mesmo da pandemia do COVID 19, a velocidade da transformação tecnológica já causava grandes mudanças nas organizações, a pandemia teve o papel de acelerar essas alterações e as empresas foram obrigadas a buscar flexibilidade em suas operações para alcançarem novas oportunidades no mercado. As organizações criaram então modelos de gestão mais competitivos e as equipes de trabalho tem papel fundamental nesse desdobramento de estratégia e cumprimento de metas. Por isso transformar as pessoas de uma organização em uma verdadeira equipe é um grande desafio, onde o jeito com que elas são desenvolvidas interferem no processo produtivo e nos resultados, esse desenvolvimento então é a grande oportunidade para uma empresa buscar o diferencial e se destacar, conforme apontam Silva e Zanelli (2004), os valores básicos compartilhados dentro de uma organização influenciam o modo como os seus membros sentem, pensam e agem, assim a mudança cultura causa um efeito de dentro pra fora, refletindo nas atitudes e resultados das pessoas, o que demonstra que além do interesse das pessoas do time em uma modernização, também se faz importante a modernização da instituição para que essa evolução, se torne completa. A chamada revolução industrial 4.0 que vem inserindo grande quantidade de informação, automatização e digitalização nas organizações gera mudança no comportamente e desenvolvimento de habilidades para se trabalhar em cenários de incerteza e pouca previsibilidade.

Neste cenário é necessário trabalharmos outras competências nas equipes de trabalho, sendo as mais importantes de acordo com o relatório Future of Jobs Report 2020:

  1. pensamento analítico e inovação;
  2. aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem;
  3. criatividade, originalidade e iniciativa;
  4. design e programação de tecnologia;
  5. pensamento crítico e analítico;
  6. solução de problemas complexos;
  7. liderança e influência social;
  8. inteligência emocional;
  9. raciocínio, resolução de problemas e ideação e
  10. análise e avaliação de sistemas.

Assim, as empresas devem buscar uma estratégia que proporcione um foco nessas competências e as equipes devem buscar a adaptação a esse novo desenvolvimento.

Análise de cenário - apresentação do contexto e desafios

Cenário atual da empresa/área e desafios

O cenário de fabricação de automóveis, sofreu grande impacto pela pandemia, isso porque o COVID-19 jogou o mercado em um patamar abaixo do que estávamos. No geral, o ano de 2020 viu uma queda de 26% nas vendas. Ou seja: uma em cada quatro negócios que fazíamos antes, deixou de ser feito. Esse número foi bem maior nos primeiros meses da pandemia, chegando a 75%. Isso mostra que, no início da crise, as pessoas estavam mais preocupadas e, com o tempo, o movimento foi se recuperando. No entanto, ainda estamos em queda de vendas. O ano de 2021, em teoria, seria de fácil recuperação (já que teríamos muita margem para crescer), mas o crescimento ocorreu de forma tímida. Esse cenário tente a ser revertido existem alguns indicadores que podem contribuir, para essa mudança, como a Selic baixa, o que facilita financiamentos e faz com que mais pessoas comprem. O mercado para 2022 é otimista, especialistas falam em um crescimento de até 15%, pois existe uma demanda e uma oferta reprimida pelos últimos anos e para área de logística o crescimento já é notório, o que irá gerar grandes desafios para 2022. Tanto para o setor automotivo quando para área de logística, existe muita oportunidade e grandes desafios.

O aumento da demanda na logística, gerada pelo rápido crescimento do e-commerce fez com que a demanda aumentasse, mas a capacidade não cresceu na mesma velocidade, visto que a infraestrutura demanda de um tempo maior para acompanhar esse crescimento e também países como o Brasil não dedicam seus investimentos corretamente, sera necessário algumas parcerias público privadas para alcançarmos a necessidade e para os automóveis, temos o advento do carro elétrico, onde as empresas focam para o futuro.

Cenário atual de desenvolvimento de pessoas

Visto o cenário em que a área de logística e uma empresa automobilística está envolvido, é necessária uma evolução, desenvolver pessoas, para que a coleta desses dados, se tornem informações e para que elas possam ser processadas, gerando um diferencial para as organizações é o grande desafio desse desenvolvimento das pessoas. Os padrões de hierarquia e modelo tradicional de gestão já começaram a ser mudados, diversas empresas, vem revendo a sua estratégia, para que fiquem alinhadas com as necessidades do desenvolvimento das equipes, essas novas lideranças que inclusive acompanham o nome da indústria 4.0, a chamada liderança 4.0 busca atender os objetivos das empresas desdobrado nas pessoas, sociedade e meio ambiente. Ações voltadas e diversidade, habilidade pessoais, inovação e empoderamento são competências cada vez mais presentes na busca por essa ampliação na gestão dos negócios.

Buscando a adequação, o exemplo a seguir é da empresa em que estou inserido no atual momento, uma fornecedora de auto peças, onde os modelos de trabalho ainda estão um pouco atrasados.

Plano de desenvolvimento da liderança

perfil atual da liderança da área

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

Coercitivo

Centralizador

Inspirador

Liberal

Visionario

Motivar a equipe

Tomar decisões

Visão estratégica clara

Voltado a resultados

Ambiente de equipe inclusivo

O líder precisa do seu funcionário e vice-versa, mas, cabe ao líder fazer a diferença, demonstrando ética, moral, força de vontade garantir a competitividade no mundo empresarial.

Plano de desenvolvimento da equipe

perfil atual da equipe

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

Capacidade de resolver problemas

Etica

Baixa inteligência emocional

Dificuldade de adaptar a mudanças

Conhecimento técnico

Comprometimento

Facilidade de Comunicação

Flexibilidadade a mudanças

Capacidade de resolver problemas

Inteligência emocional

Inovação e criatividade

Comprometimento

Comunicação

Pensamento orientado por dados

Inteligência emocional

Inovação e criatividade

Flexibilidade a mudanças

Pensamento crítico e analítico

Usar a inteligência emocional, para absorver e saber lidar com os impactos gerados pelas mudanças de mercado e também ter a flebilidade para entender e se adaptar as mudanças de processos, que devem sempre estar orientados as inovações que são necessárias para acompanhar a mudança do mundo. Pensar de forma crítica e analítica para que se tenha respostas rápidas e objetivas nas tomadas de decisões.

Considerações finais

Em um mundo incerto, onde é necessário entregar resultados, é preciso ter uma metodologia de pensar de forma enxuta, buscando aprender e adaptar para atender as metas, com foco no cliente onde é preciso ainda empoderar e inspirar a toda a equipe e liderança para que as decisões ocorram de forma rápida, o desenvolvimento de equipes é considerado um fator importante para o alcance do sucesso empresarial. E esse é o grande desafio para os próximos anos, buscar recomendações às empresas a fim de tornar mais efetivo o desempenho das equipes de trabalho. É necessário que os gestores, tanto de recursos humanos quanto os líderes, tenham um melhor conhecimento das equipes que possuem e que querem formar e também de como desenvolve-las, para que esse conhecimento possa estar alinhado com a visão estratégica da empresa, tornando mais efetivo a mudança das equipes e funcionários, e necessário ainda, medir o impacto desse desenvolvimento, para que se tenha uma visão se as atitudes estão contribuindo ou não para o crescimento das equipes e não apenas aguardar os resultados gerais para avaliar.

Sendo assim, todas essas ações que as corporações devem buscar, irão contribuir com o desenvolvimento das equipes, que estão em constante transformação e muita das vezes também inseguras nesse meio de tantas mudanças, é o fator chave para que se tenha uma equipe que trabalhe de forma feliz e segura, garantindo o crescimento das empresas.

Referências bibliográficas

SILVA, Narbal e ZANELLI, José Carlos. Cultura Organizacional. In: ZANELLI, J. C., BORGES-ANDRADE, J. E. e BASTOS, A. V. B. (Org.). Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 407-442.

MARTINS, M. R. O perfil do líder na atualidade. Atlas. 2014.

Grupo Gestão RH - Atualidades - Artigos - As dez competências mais valiosas até 2022 (gestaoerh.com.br)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (192.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com