TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE INDIVIDUAL

Por:   •  13/4/2022  •  Exam  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Valuation

Módulo: Valuation-0322-2_5

Aluno: Lucas Luiz Arcari

Turma:MBA_VALMBAEAD-24_07032022_5

Tarefa: Atividade Individual

Considerações importantes sobre o processo de valuation

Valuation é a metodologia que nos permite saber o valor de uma companhia. Assim, permite ao empreendedor buscar um comprador para sua empresa, seja para venda tanto quanto para buscar investimentos externos. É tido como um método justo e eficaz para negociação de empresa e também de investimentos, onde o empreendedor mostra para o mercado o valor da sua companhia e se ela é capaz de gerar lucros ou não. Também é de extrema importância que o negócio seja conhecido internamente por quem está fazendo o processo interno de "precificar" a companhia, pois é necessário entender as oportunidades e também os riscos do negócio.

O método mais conhecido para cálculo do valor de uma empresa é o do Fluxo de Caixa descontado (FDC), onde são analisadas basicamente a estimativa de crescimento e de geração de fluxo de caixa da empresa em determinado prazo de tempo (normalmente 5 anos). Esse dinheiro que é "futuro" é levado para o tempo presente, e assim temos o valor da empresa. Assim o possível comprador / investidor externo irá definir se o ROI será viável para efetivar a compra e / ou investimento em tal companhia.

Sendo assim, para calcularmos o valuation da empresa do Edgar, iremos precisar do fluxo de caixa e também do conhecimento de itens como: receitas, despesas e custos. Também iremos adicionar a taxa de desconto que representa a desvalorização do dinheiro ao longo do tempo.

Cálculo do custo de capital nominal dos acionistas para empresas no Brasil

[pic 1]

Portanto, o custo de capital nominal dos acionistas é de 11,813%. Iremos utilizar esse valor nas projeções de fluxo de caixa.

Custo de capital dos investidores (WACC) nominal para empresas no Brasil

O WACC é o estudo que nos faz entender o custo médio ponderado de capital. Sendo assim, pode-se alegar que é a taxa mínima aceitável de retorno de um acionista quando o mesmo pretende investir em uma empresa.

[pic 2]

Portanto, a taxa de retorno aceitável, considerando os riscos, para os investidores seria de 9,1472%.

Valor total de 100% das ações da empresa

[pic 3]

[pic 4]

Com o estudo da perpetuidade podemos analisar que a partir do oitavo ano a empresa atinge sua estabilidade e maturidade de fluxo de caixa - com crescimentos no FCLE de 5,28% e 7,14% ao ano.

O CPMC encontrado para a empresa foi de 9,15% e consolidando os fluxos de caixas para os 10 anos futuros, considerando uma taxa de atratividade de 11,81%, o valor da companhia é de 92.517.

Conclusão

Ao chegarmos a um WACC de 9,15% tendo como o custo de capital nominal de 11,81%, adotados as premissas estipuladas e após aplicar a taxa de crescimento o valor encontrado para a empresa é de 92.517,00. Como não foi estipulado uma quantidade de ações, não foi possível chegar ao valor de cada cota.

Porém se torna necessário estar atento aos valores obtidos, uma vez que a empresa precisa comprovar os valores de fluxo de caixa e correr atrás dos números. Também se faz necessário uma análise minuciosa das taxas de desconto, riscos e situação econômica do setor - mesmo apresentando bons indícios de rendimentos. Todos esses fatores podem influenciar e não dar o retorno esperado aos investidores.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (467 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com