TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE INDIVIDUAL

Por:   •  5/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.397 Palavras (10 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 10

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz Resenha Crítica

Disciplina: Neurobusiness fundamentos, performance e resultado.

Turma: T1

Aluno: Renata Pinto Almeida

INTRODUÇÃO

Apresente o seu trabalho em linhas gerais.

A neurociência é um campo científico extremamente amplo e complexo, com múltiplas especialidades de pesquisa voltadas para a integração baseada no corpo desde as mais simples perspectivas humanas atribuídas às habilidades, comportamentos e respostas do nosso cérebro em diferentes situações. Pensamentos e Emoções, agregando esse conhecimento para iniciar novos negócios, liderar, desenvolver e inovar, destacar a imagem do indivíduo com base em suas ações, pensamentos, reações e emoções. Dessa forma, a neurociência é utilizada em diversos campos como: neuromarketing, neuroarquitetura, neuroliderança, neuroeconomia, neurovendas, entre outros diferentes ramos e especialidades.

MÓDULO 1

Tema

Nojo do Chefe

Situações originais

A convivência já não é fácil com familiares que são pessoas que normalmente se tem mais afeto e empatia, então a convicência no local de trabalho é ainda mais difícil. Lilian trabalha como vendedora numa loja de celulares, trabalha diariamente com seus pares e superiores na busca dos atingimentos de metas da empresa. Lilian tem a impressão que seu chefe pratica favoritismo na equipe, pois sempre mostra mais atenção e valorização por certas pessoas e não por todos.

Ela entende que trabalha melhor ou se esforça mais que alguns colegas, mas que não é reconhecida da mesma forma ou da forma que gostaria. Isso gera um desconforto e frustação, gerando uma memória emocional de “nojo” para com seu superior, sentimento que ela não está mais sabendo relevar.

Esse sentimento cada vez mais toma conta de Lilian, faz com que ela se irrite com facilidade, que deixe de dar o seu máximo em cada atividade que executa e a faz distanciar cada vez mais da empresa. Ela sente que está afetando até no seu pessoal, pois não consegue descansar ou se divertir quando está com a família, está sempre com esse sentimento de algo está errado. Está pensando seriamente em procurar outro emprego que a valorize mais.

Análise crítica

A base de uma boa equipe é a confiança, e para que se conquiste é necessário que o líder tenha transparência, respeito e ética. Assim se garantirá um ambiente confortável de conviver, gerando assim mais harmonia e atingimento dos objetivos. Um grande aliado é o feedback, assim o líder deixa claro o que busca e também o que visualiza na equipe. Com está conversa é possível evitar que aconteçam desalinhamentos e desmotivações nos liderados.

Acredito que se o gestor imediato da Lilian tivesse praticado uma liderança clara desde o ínicio evitaria esses danos na equipe e os resultados negativos para empresa. É mutio importante fazer reuniões para combinar o que é preciso ser feito em equipe e no individual, os colaboradores precisam saber o que é necessário fazerem e de que forma fazerem. Após cada um saber a forma que a empresa trabalha que se pode fazer o alinhamento individual, e o feedback não deve ser só negativo, é muito importante ressaltar as softskils. Se um colaborador é bonificado de alguma forma, todos os outros precisam ter em mente o motivo e saber o que é preciso fazer para ter essse mesmo reconhecimento.

Toda vez que Lilian atinge seus objetivos que foram propostos pelo seu líder, ela matém aquele sentimento de repulsa/nojo, pois sente que é indiferente ela ter feito ou não, pois quando faz não é reconhecida nem com um simples “parabéns”. Ela já deixou claro seu descontentamento e acha que isso já é perceptível por todos, e seu superior parece não se importar.

Um líder quando enxerga uma situação deve intervir imediatamente para assim evitar que esse clima e sentimentos ruins se dispersem para o restante da equipe, pois um colaborador vai disseminando as suas frustações e sentimentos fazendo que outros comecem a notar e até mesmo partilhar das mesmas percepções. Cada vez que uma empresa perde um funcionário, ela também perde tempo e dinheiro. Cada funcionário novo é preciso investir em novos treinamentos.

Proposta de solução

Segundo Vanessa,  feedback é muito importante para avaliação de performance e alinhamento entre empresa e colaborador. Quando bem feito, traz engajamento, motivação e cria um elo entre o gestor e colaborador, tornando a comunicação mais fácil e assertiva. Além de ser uma excelente ferramenta de aprendizado e aprimoramento, é também uma atitude que demonstra consideração e respeito, pois minimiza as incertezas e a ansiedade. Deve ser realizado individualmente e sempre buscar o crescimento de quem está recebendo o feedback. Por isso, se houver críticas, elas devem ser construtivas, bem colocadas e nunca ser levado para o lado pessoal.

Para garantir um feedback de qualidade, é necessário:

  • Ter converas que alinhem o que será esperado por cada um da equipe;
  • Mostrar empatia;
  • Fazer com que todas as partes saibam ouvir da forma correta, levando sempre para o crescimento professional;
  • Caso o colaborar tenha dificuldades, o líder deve dar exemplos;
  • Ter um ambiente confortável;
  • Apoiar o crescimento dos liderados, indicar cursos e formas de aperfeiçoamento.

MÓDULO 2

Tema

Heurística de Julgamento – Efeito Manada

Situações originais

Levando em comparação os processos seletivos de uma instituição financeira no segmento de agências de atendimento bancário. Em cada fase do recrutamento são feitos diversos testes para identificar possíveis perfis compatíveis. Nos processos seletivos a equipe de rh contrata pessoas que possuem certa experiência para uma vaga que requer um pouco mais de conhecimento como na área de gerenciamento de carteira de clientes alta renda, normalmente são contratadas pessoas que já trabalharam em outras instituições do ramo financeiro e também com gestão de carteira.

Essa pessoa que será contratada vem com experiências de atendimento e de vendas, mas não da cultura e de sistema, pois isso muda de empresa para empresa. De início muitos erros são cometidos pela falta de adaptação na 0nova empresa, o colaborador tem em mente como trabalhava na última e é natural que repita o que já fazia antes. Aos poucos quando começa a ter proximidade com seus pares começa a replicar o que vê que da certo com eles, através da conversa e análise do perfil de cada um de seus colegas, começa a ter o comportamento de manada. E é assim que ele vai gerando novas experiências e aprendendo cada vez mais com o que vai observando.

Análise crítica

Nota-se que através dos processos heurísticos os colaboradores conseguem um benefício que é a ganha de tempo, pois conseguem tornar o aprendizado mais ágil, começam a ter pensamentos inteligentes “Não preciso errar para aprender, posso observar e tirar conclusões do que vejo”. Como nossos cérebros foram “programados” para economizar energia cada um aproveita as informações e evidências disponíveis para saber como liderar com possíveis acontecimentos semelhantes. No caso acima vemos que os novos funcionários utilizam a heurística de julgamento assim que começam a perceber as novas dificuldades e notam que não estão mais em suas zonas de conforto.

Está mudança de emprego traz diversos desafios, e assim seus sentidos ficam mais ativos, começa a aprender mais rápido e a questão é que como este funcionário pode estar aprendendo e se adaptando, pode não ser a forma mais correta. Para esses novos colaboradores é importante apresentar como funciona a cultura dessa empresa, pois seus funcionários podem ter vícios que não são os coerentes com as diretrizes que a empresa propõe. O tempo específico para treinamentos e conversas com os gestores devem ser alinhados já no início, para que assim ele comece da forma correta. Muitos funcionários chegam com sede de mostrar resultado e deixam os treinamentos e alinhamentos para depois, começando assim de uma forma que não é a mais adequada, normalmente quando a instituição vê que o funcionário começou de forma incorreta, não aprova a renovação do contrato, fazendo com que o mesmo nem passe no contrato de experiência.

Penso que nestes casos em específico, quem erra não é o funcionário e sim a instituição e seus responsáveis locais que não deram o minimo suporte inicial necessário aos novos contratados.

Proposta de solução

Acredito que montar um “kit boas-vindas” com treinamentos e suporte para a chegada desses colaboradores seja aldo de muito valor e fazer a redução de metas neste início, para que o novo funcionário consiga fazer os cursos com tempo e de forma adequada. Também seria legal fazer com que o gestor direto acompanhasse a conclusão destes cursos e que os dois sejam avaliados por isso.

Com esse novo projeto a instituição se resguardará e o funcionário terá uma longevidade na empresa.

MÓDULO 3

Tema

Sala de Tortura

Situações originais

Em uma agência bancária é normal que mudem os funcionários de agências, tanto para o bem da instituição quanto para crescimento deste profissional. Uma agência recebeu um novo gesto de equipe e ele chegou super empolgado e animado para liderar e transformar o clima da equipe que já havia sofrido muito com um antigo gestor. Mesmo com todo entusiasmo e conversas esse líder não conseguia acessar a todos os colaboradores, ele estava dando o seu melhor, mas parecia que os liderados não o ouviam, parecia que entravam em pânico toda vez que ele dava a ideia de bate-papo ou reunião.

Foi então que ele decidiu fazer algo diferente, planejou uma reunião num local diferente, antes da abertura da agência todos foram a um café que se localizava perto do trabalho. Lá ele notou que até o semblante de todos estava mais leve, o gestor fez perguntas para aleatórias para tentar entender o que acontecia lá dentro da agência. Após está reunião o gerente entendeu que todos haviam sofrido muito nas reuniões que tinham anteriormente e que todas aconteciam na sala de reunião, obviamente. Aquela sala de reunião era uma espécie de sala de tortura para todos os funcionários daquela agência.

Análise crítica

O atual gestor teve a percepção de algo estava acontecendo e tomou a iniciativa de tentar algo novo. Acredito que seja de suma importância essa análise do ambiente, ainda mais quando nota-se que esse problema é algo generalizado, todas as pessoas da equipe tinham a mesma reação. Liderar não é um trabalho fácil, é preciso ter muita atenção a cada detalhe. Dinâmica em grupo e também conversas individuais é importante para reestabelecer o clima e a confiança dos colaboradores. Eles precisam sentir que essa nova liderança será diferente, não será mais autoritária como a outra.  

O gestor agiu de forma correta ao tentar ver a situação por outro lado e mostrou ser um ótimo líder e empenhou-se para mudar o que viu que não estava de acordo com seu propósito. Está ação ajudou os colaboradores a entender que nada mais seria como antes.

Proposta de solução

Proponho que o ambiente de reunião seja alterado de local ou até mesmo sua decoração. Colocando alfo que traga boas lembranças, o café da manhã que foi algo positivo, exemplo, sugiro a impressão de uma foto com toda a equipe neste dia, para sempre olhem e lembrem deste momento agradável. Colocar vasos de plantas e alguns quadros com imagem que remetam um sentimento bom e tranquilo.

MÓDULO 4

Tema

Mindfulness

Situações originais

Em instituições financeiras vemos frequentemente pessoas adoencendo pela alta cobrança na meta de vendas de cada carteira de clientes. Frequentemente os bancos fazerm restruturações na cultura organizacional da empresa. Recentemente na pandemaia o banco fez diversas mudanças e muitos dos colaboradores não se adequaram as mudanças. As mudanças chegam, mas a metas continuam.

O banco agora possui uma cultura voltada para o cliente, mas as metas dos gerentes dizem o contrário. Conseguir atingir as metas e ainda cuidas da satisfação dos clientes vem sendo um desafio enorme.

As metas aumentam a cada mês e a quantidade de clientes também, mas o gerente continua sendo somente um por agência. Os funcionários estão cadas vez mais frustados e com problemas psicológicos, todos pensam em mudar de carreira e o único empecilho é não querer trabalhar em outra instituição financeira, mas querer ganhar o mesmo salário em outras áreas.

Análise críticas

Como citado por Paiva e Gonçalves (2021), a pesquisadora Carla Naumburg sugere cinco exercícios diários para atingir o estado de atenção plena, as SNACK de mindfulness – SNACK são as iniciais em inglês de Stop, Notice, Acept, Curious e Kindness, ou seja, em   uma tradução livre para o português, Pare, Observe, Reconheça, Curioso e Gentil. A abordagem comportamental sugerida por Carla Naumburg convida “à observação consciente, voluntária e focada de nosso próprio esta do mental e emocional, sempre com vistas à conciliação entre performance e qualidade de vida, dentro e fora do trabalho.”  Neste contexto, a gestão   das pessoas dentro do processo de reestruturação deve apoiar os profissionais em aplicar o mindfulness ou atenção plena, caso contrário, os comportamentos podem ser considerados vilões de forma involuntária.

Proposta de solução

Como pode-se observar nos relatos acima, a mudança precisa ser direcionada. Os profissionais precisam saber a utilizar o mindfulness ou todos estarão doentes e/ ou pedirão seu desligamento.

Daniel Goleman fala em uma palestra sobre o seu livro “FOCO” em outubro de 2013, exercitar o cérebro não é uma tarefa difícil e tediosa, é preciso fazer com que seu cérebro fique focado ao ponto em que ele possa “divagar” e traze-lo de volta, fortalecendo a conectividade dos circuitos da   atenção. Ainda neste trecho da palestra, Goleman diz   que nossa atenção é manipulada, ao ponto que nos chama a atenção algo novo e no caminho que fazemos diariamente, o fazemos de forma automática, com um nível de atenção reduzido, ou seja, o nosso cérebro tem a tendência de economizar energia. Estes exercícios podem e devem ser utiliza dos para aumentar a atenção dos profissionais ao ponto que consigam fortalecer a plasticidade do cérebro em ter mais conexões neurais possíveis estando pronto para   eventualidades e novidades que demandem um aumento da atenção e cognição.

CONCLUSÃO

Apresente as considerações finais do seu trabalho.

Através da disciplina de Neurobusiness podemos identificar diversas atitudes e comportamentos do dia-a-dia e entender qual a melhor alternativa para agir com cada uma das adversidades. Entender que nem todos agem da mesma forma, cada um veio de um lugar diferente e com experiências diferentes, e tudo é ponto de vista.

Aplicar o que aprendemos na disciplina gerará grande conhecimento profissional e o mais importante pessoal.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Liste as fontes de consulta utilizadas no seu trabalho de acordo com os referenciais da ABNT

APOSTILA FGV. Neurobusiness fundamentos, performance, e resultados- Acesso em 09/10/2022.

PAIVA, Andréa e GONÇALVES, Robson.   NE UROBUSI NESS:  Fundamentos, Performance e Resultados. FGV, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://ls.cursos.fgv.br/d2l/lor/viewer/viewFile.d2lfile/362193/614009/assets/neurobusiness.pdf Acessado em 09/10/2022.

GIANNETTI,  Regina.  Daniel  Goleman  explica   o  que  é  mindfulness.  Disponível  em: https://youtu.be/BXuZy5VnOOE  Acessado em 09/10/2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (177.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com