TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Estratégica Estratégia Organizacional (pública) e Política Partidária

Por:   •  3/3/2020  •  Resenha  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Fabio Luiz Conceição Ramos

Matricula: 19213110398

Polo: Belford Roxo

Disciplina: Administração Estratégica

 

AD1 - Trabalho sobre a confusão entre Estratégia Organizacional (pública) e Política Partidária.

Toda organização seja ela pública ou privada precisa organizar e planejar uma série de ações que permitiram o alcance dos objetivos. Nesse contexto a estratégia organizacional é a ferramenta que irá dar direção para a organização na aplicação eficiente dos recursos. No entanto na esfera pública as estratégias organizacionais públicas muitas vezes se confundem com a política partidária. Diante do explicitado torna-se importante elucidar a diferença entre a estratégia organizacional pública e política partidária.

Segundo Bergue (2011), O conceito de estratégia vem ganhando expressivo espaço de destaque no discurso gerencial da administração pública.

A estratégia pode ser entendida, como um conjunto de intervenções gerenciais guiadas para o posicionamento desejado de uma organização (eficiente, eficaz e efetivo) contempla, assim, as diretrizes estruturantes dos atos de gestão, orientadas pela missão e pelos objetivos organizacionais de natureza mais perene, admitindo-se a composição de ações setoriais devidamente integradas.

No âmbito da esfera pública, a estratégia organizacional, implica na articulação entre diversas ações do poder publico tais como saúde, educação, segurança visando o bem estar da sociedade.

No que tange a politica partidária é fazer politica través da filiação a um partido político, os partidos políticos devem lutar e assegurar os direitos dos cidadãos por isso muitas vezes é confundida como a estratégia organizacional, porém cabe ressaltar que que os partidos políticos se organizam para almejar e alcançar o poder.

Referências

Bergue Sandro Trescastro - Gestão Estratégica e Políticas Públicas:

Aproximações Conceituais Possíveis e Distanciamentos Necessários. Rio de Janeiro/RJ – 4 a 7 de setembro 2011

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com