TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Empresa

Por:   •  23/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CAMPUS DE VÁRZEA GRANDE - FAENG

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Lucas Pereira de Souza Carvalho

SixthSense: Suas aplicações, seus benefícios e sua relação com o futuro.

 

Cuiabá

2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CAMPUS DE VÁRZEA GRANDE - FAENG

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Lucas Pereira de Souza Carvalho

SixthSense: Suas aplicações, seus benefícios e sua relação com o futuro.

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Engenharia de Controle e Automção, da UFMT, campus de Várzea Grande , a ser avaliado na disciplina de Oficina de Iniciação científica, ministrada pela professora Mestre doutoranda Perlla              Haidee da Silva.

Cuiabá

2019

Sumário

RESUMO        3

1. INTRODUÇÃO        4

2. OBJETIVOS        5

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

4. DESENVOLVIMENTO        6

4.1 O SIXTHSENSE        6

5. FUNCIONALIDADES        7

6.APLICAÇÕES        7

6.1 APLICAÇÕES MILITARES        7

6.2 APLICAÇÕES COMERCIAIS        8

7. MIT E O SIXTHSENSE        8

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

10.Metodologia        10

11.Cronograma        11

12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

RESUMO

Este relatório de pesquisa baseia - se, no estudo de uma ferramenta completamente futurista e inovadora, antes vista somente em filmes e de maneira fantasiosa, o SixthSense (ou sexto sentido) é uma interface gestual que aumenta o mundo físico ao nosso redor com informações digitais e nos permite usar gestos naturais para interagir com essas informações. Desenvolvido pelo gênio da computação e personalidade notável do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Pranav Mistry. Essa tecnologia é basicamente capaz de projetar “telas” no ar em qualquer ambiente, sob quaisquer circunstâncias, ignorando as variações climáticas ou superfície em que é projetada. Nos testes do protótipo o operador necessita basicamente de marcas de fotocélulas nos dedos ou nas mãos para conseguir manipular as telas permitindo-lhe, digitar, visualizar, manipular e interagir com o que foi projetado, essa tecnologia é considerada basicamente o futuro da realidade virtual e das telas convencionais, podendo substituir projetores, TVs, e todas as demais variedades de telas existentes. Diferente do touch screen, esse aparelho não necessita de toque ou de interação física, necessita apenas de gestos e sinais para que os projetores identifiquem alterações nos campos projetados e os algoritmos sejam executados.

Palavras chave: SixthSense, Pranav Mistry, MIT, Pattie Maes.


1. INTRODUÇÃO

         

        Os humanos evoluíram durante milhares de anos até conseguirem sentir o mundo a sua volta. Quando temos contato com algo ou alguém utilizamos tato, olfato, audição e visão parar gerar informações sobre o objeto em contato, essas informações nos auxiliam na tomada de decisões. Nas últimas décadas as informações das quais a humanidade adquiriu e detém estão ainda mais acessíveis online.

        Embora a miniaturização de dispositivos nos permita carregar computadores com facilidade, mantendo-nos sempre conectados ao mundo digital, não há nenhum elo entre nossos dispositivos digitais e nossas interações com o mundo físico. A informação é confinada tradicionalmente em papel ou digitalmente em um aparelho. O SixthSense preenche essa lacuna, trazendo informações digitais intangíveis para o mundo tangível e nos permitindo interagir com essas informações por meio de gestos manuais naturais. O 'SixthSense' libera suas informações integrando-as perfeitamente à realidade e assim, transformando o mundo inteiro em seu computador.

2. OBJETIVOS

        

        O principal objetivo do desenvolvimento do protótipo foi o avanço na capacidade de transportar o conhecimento e a tecnologia por qualquer lugar do mundo, podendo potencialmente substituir TVs, Celulares, Computadores e outros dispositivos móveis. E consequentemente reduzir também a quantidade de lixo eletrônico e o barateamento desses dispositivos.

   

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

          "Estamos tentando tornar possível o acesso a informações relevantes de maneira mais direta" (diz Pattie Maes, que lidera o Fluid Interfaces Group no MIT; http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/7997961.stm).

          "Mas em certos casos, ele pode fazer algo que um desktop ou laptop não pode fazer, o que é rapidamente colocar informações exatamente onde eu quero que estejam, na parede ou em um jornal na minha frente." (diz Liyan Chang, graduando do MIT engenheiro do projeto; http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/7997961.stm)

 4. DESENVOLVIMENTO

 4.1 O SIXTHSENSE

          O protótipo do SixthSense é composto por um projetor de bolso, um espelho e uma câmera. Os componentes de hardware são acoplados em um pendente como dispositivo móvel portátil. Tanto o projetor quanto a câmera estão conectados ao dispositivo de computação móvel no bolso do usuário. O projetor projeta informações visuais, permitindo que superfícies, paredes e objetos físicos ao nosso redor sejam usados, como interfaces; enquanto a câmera reconhece e rastreia gestos de mão e objetos físicos do usuário usando técnicas baseadas na visão por computador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (188.5 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com