TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Empresas

Por:   •  13/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

-   O JOGO DOS SETE ERROS   -

COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: Uma essência

Comunicação

01        . Inicialmente a comunicação será apresentada em seu contexto mais comum: no relacionamento artificial entre os seres humanos.

02        . De imediato deve-se avançar para a percepção de tal relacionamento no âmbito das organizações.

Importância

03        . As pessoas que participam de um grupo organizado são seres que artificialmente se intercomunicam.

04        . As interações no grupo dependem direta ou indiretamente de comunicação - um elemento que permite a ligação entre os diferentes participantes que desempenham ações nas organizações.

Processo de comunicação: componentes essenciais

05        . Vista como um processo, a comunicação é algo estático: tem início, meio e fim.

06        . Inicialmente será vista como um único processo (processo 1). Posteriormente, e  necessariamente, seu entendimento deverá ser ampliado.

07        . O processo de comunicação possui partes/componentes necessários às ações específicas que devem ocorrer nesse processo. Devem ser encontrados, obrigatoriamente, os seguintes componentes essenciais: emissor; receptor; mensagem; meio/canal; linguagem; codificador/decodificador.

08        . Além dos componentes citados, pode aparecer algo conhecido como ruído, o qual, não sendo desejado, também não será entendido como um componente essencial, mas, como uma interferência nos componentes.

09        . Só é possível iniciar a comunicação quando da existência de todos esses elementos essenciais, tendo-se cuidado com o ruído.

10        . Embora desejável como componente do processo, o ruído, praticamente, está sempre presente em todo processo de comunicação, com maior ou menor intensidade.

11        . Dependendo de sua interferência, o ruído pode prejudicar a comunicação ao ponto de impedir que o processo atinja o resultado desejado.

12        . Como já afirmado, esse pseudo-componente pode aparecer em qualquer um dos componentes essenciais, devendo ser identificado e estimulado.

13        . O processo de comunicação pode ser dividido em duas etapas para facilitar o seu entendimento. Algo como o envio e o retorno.

14        . O processo de comunicação deve ser visto apenas no sentido do emissor até o receptor, ao que se tentaria chamar por comunicação bi-lateral; o emissor apenas envia a mensagem para o receptor, e ponto final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com