TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual

Por:   •  1/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 4

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo:

Aluno: Márcio Santos Avellar Costa

Turma:

Introdução

Gerenciar o seu capital humano é uma constante preocupação das organizações, o que tem demandado uma maior atenção aos que exercem ou pretendem exercer funções de liderança, isto porque um líder pode levar uma empresa à ascenção, mas também ao declínio, aí está a importância de se eleger um bom líder.

O bom líder deve ser aquele capaz de capacitar, apoiar, motivar e direcionar a equipe ao caminho do sucesso, sendo necessário, para tanto, que possua algumas características que façam dele uma pessoa diferenciada. Entre tantas destacam-se a inteligência emocional, a positividade, a pró-         -atividade, a boa oratória, a adaptabilidade, a empatia, humildade, o interesse pela busca de novos conhecimentos, a capacidade de estabelecer metas e distribuir tarefas, saber dar e receber feedbacks.

Importante observar que essas características podem ser naturais, mas também podem ser desenvolvidas pelos indivíduos, assim, antes de mais nada temos que saber identificar os diferentes perfis de liderença, suas características e aplicabilidade.

Isto porque não podemos dizer que nenhum tipo de liderença é o ideal, pois a forma de liderar deve ser modelada a cada situação, considerando principalmente o objetivo a ser atingido e o perfil de cada liderado. A seguir vamos identificar as principais características dos perfis de liderança, com suas vantagens e desvantagens, e quais estilos que são mais frequentes no ambiente organizacional atualmente.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Muitas são as nomenclaturas utiladas para definir os diferentes perfis de liderança, por entender mais didático, bem como serem as mais utilizadas atualmente pelos estudiosos da gestão de pessoas trataremos alguns dos perfis trazidos por Fábio Bandeira de Mello (2010):

Coercitivo/autocrático: é um tipo de liderança mais tradicional e muito encontrado nas organizações, mas já entendido como antiquado. Prático e voltado a resultados, impõe regras muito bem definidas e não é aberto a participações dos colaboradores. É um bom modelo a ser aplicado com liderados desfocados e pouco produtivos, demando entretanto maior presença física do líder. Tendente a valorizar as ações negativas, pode causar desmotivação da equipe, principalmente quando esta possui alto nível de maturidade.

Democrático: possui boa comunicação e interação com a equipe, são preocupados com o desenvolvimento, o bem-estar e os relacionamentos interpessoais, são abertos à participação dos colaboradores, conseguindo assim maior comprometimento e conseguntemente maior produtividade. Como consequência da gestão aberta que exerce, pode ter dificuldade em tomadas rápidas de alteração nos processos produtivos, bem como exige um alto índice de maturidade da equipe. Possibilita o surgimento de inovações para a organização.

Liberal: estilo de liderança que depende muito do perfil do liderado, colocando o líder mais na posição de distribuidor de tarefas, demandando uma grande capacidade de autogestão da equipe. Não se pode confundir entretando tão forma de liderar com uma liderança irresponsável: tal líder deve conhecer as peculiaridades de cada liderado e estar sempre disponível para atuar quando observar a ocorrência de desmotivação e baixa produtividade, sob pena de gerar resultados negativos para a empresa.

Treinador/Coaching: bom desenvolvedor de colaboradores, sendo capaz de identificar rapidamente as qualidades e os “defeitos” de cada um, sendo bom em validações positivas. Este tipo de liderança demanda a possibilidade de resultados em largo espaço de tempo e sacrifício de resultados rápidos, bem como colaboradores com visão de futuro na empresa. Interessante para ser aplicado em organizações com planos de carreira.

Centralizador: fechado para tomadas de dicisões conjuntas, define unilateralmente as regras. Por não confiar e ter dificuldade dar feedbacks, não delega as atividades, acabando por se sobrecarregar, não sobrando tempo para se dedicar à gestão. Tal tipo de liderança pode ser utilizado temporariamente em momentos de urgência, como por exemplo períodos de capacitação ou atingimento de metas transitórias.

Paternal: bastante empático, valoriza as necessidades pessoais de cada colaborador, prezando por equipes bem relacionadas. Possui alta capacidade de resolução de conflitos internos. Demanda equipes com boa inteligência emocional, pois tende a gerar colaboradores emocionalmente dependentes. Dificulta a conversa aberta e a indicação de feedbacks negativos. Bom para ser aplicado no caso de equipes com muita diversidade e com colaboradores desmotivados por questões externas ao ambiente de trabalho.

Considerações finais

Tal estudo não se presta pura e simplesmente para identificar o tipo de liderança de cada gestor, mas sim para que se conheça cada perfil de liderança e quais características se deve deselvolver para que seja um verdadeiro líder.

Não existe um perfil mais adequado de liderança, ao qual possamos aderir, engessando a gestão. A melhor liderança deve ser situacional, devendo para tanto o líder dominar todos os perfis e saber exatamente quando investir-se de cada um, isso considerando os objetivos da organização, a curto e longo prazo, e ainda a equipe como equipe e o perfil de cada liderado.

Por fim, além de possuir/adquirir as características que apresentamos, para ser um bom líder, é muito importante que se tenha uma postura adequada, para que se possa ganhar a confiança dos liderados e servir de inspiração. É necessário que se vista a camisa da empresa e se mostre interessado nas metas e objetivos da organização, para isso tem que haver muito preparo e trabalho. Quanto mais completo o líder, maior será sua capacidade de reconhecer a forma mais produtiva de lidar com determinada situação, de assumir a postura adequada para fazer as coisas acontecerem.

Referências bibliográficas

DIAS, Mariana. Qual o papel do líder na produtividade dos funcionários? Disponível em: https://www.gupy.io/blog/papel-do-lider-na-produtividade. Acesso em 28 abr. 19.

MARQUES, José Roberto. As 7 principais características para ser um bom líder. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/principais-caracteristicas-bom-lider/. Acesso em 29 abr. 2019.

MELLO, Fabio Bandeira de. Perfis de Líderes. Disponível em: http://www.gpportal.com.br/2010/08/10-perfis-de-lideres.html. Acesso em 27 abr. 19.

SOTILLI, Patrícia. O papel do líder na empresa, algumas funções básicas. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/o-papel-do-lider-na-empresa-algumas-funcoes-basicas. Acesso em 27 abr. 19.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (345.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com