TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual de Gestão Estratégica

Por:   •  20/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual de Gestão Estratégica

ROTEIRO DE ANÁLISE

Para elaborar seu mapa estratégico e ajudar a dona da Loja da Esquina a tomar uma decisão estratégica sobre o futuro da empresa, você precisa desenvolver uma série de análises.

Nesse sentido, algumas questões podem ser pensadas, para auxiliá-lo a construir as premissas sobre as quais seu mapa e objetivos estratégicos serão fundamentados.

Esses questionamentos, a seguir, não precisam ser respondidos por escrito, pois não serão entregues nesta tarefa, mas devem promover uma reflexão que dê subsídios para sua apresentação de slides, em que estarão expressos o mapa estratégico e os planos de ações propostos.

  1. Considere o contexto descrito na situação-problema e identifique as principais tendências do ambiente de negócios, caracterizando os possíveis impactos tanto no setor quanto na Loja da Esquina.
  2. Identifique os principais impactos no mercado de livros infantis do Upper West Side, com a chegada da Fox Books no mercado. Reflita acerca das seguintes questões:
  1. O número de clientes potenciais aumentou?

Podemos entender que uma megastore Fox Box famosa na região, em especial com o conceito piazza, tende a atrair um público de outras regiões para a área com interesse nesse mercado, o que nos leva a crer que sim. Contudo, considerando o Market share, não necessariamente esse aumento de público pode se reverter em novos clientes Loja da Esquina.

  1. O ticket médio de compra aumentou?

Não. O ticket médio da Loja da Esquina, no máximo, permaneceu o mesmo, pois não foi informado no texto se a Loja da Esquina a queda no faturamento adveio da redução do ticket médio ou da frequência de vendas.

  1. A frequência de compra aumentou ou diminuiu?

Mais uma vez, o texto não torna isso explícito. Como fala apenas acerca de queda no faturamento, não foi possível identificar se isso decorre da redução do ticket médio ou de frequência de compra.

  1. A taxa de crescimento do mercado aumentará?

É possível prever que o crescimento do mercado aumentará. Com redução de preços e ambientes atrativos com outras opções oferecidas no conceito de espaço piazza, presume-se aumento de potenciais clientes, o que nos leva a crer parte desse potencial se torne efetivamente consumidor desse mercado.

3. Avalie a possível evolução da intensidade de competição no mercado, analisando-o por meio da estrutura conceitual das 5 forças competitivas: 

  1. O poder de barganha do consumidor (famílias e crianças) aumentou ou diminuiu? Por quê?

Aumentou, pois como a Fox Box, distante apenas 2 quadras, possui o mesmo produto final (livro) a preços mais atrativos, os consumidores têm mais poder nessa relação, haja visto que:

  1. O produto vendido pela é padronizado;
  2. Os custos da mudança para outro fornecedor são baixos; e
  3. Existem substitutos para os produtos da indústria. Pois o mercado de e-books é crescente e de fácil acesso.

Nesse contexto, a rentabilidade das empresas que operam nesse segmento, provavelmente, será́ mais baixa.

Um aspecto importante é a atenção nas fontes de diferenciação que a sua Loja da Esquina possuiu, em relação à qualidade do serviço de atendimento e competência reconhecida no setor, que pode ser usado para reduzir o poder de barganha dos compradores.

  1. O poder de barganha dos fornecedores (livrarias e escritores) aumentou ou diminuiu? Por quê?

Diminuiu, pelos seguintes aspectos:

  1. Lojas gigantes como a rede Fox Box, atuando como compradoras, têm capacidade de afetar os custos de sua cadeia fornecedora (para trás) forçando seus custos para baixo, em troca de crescimento em escala;
  2. Não há altos custos de mudança de fornecedores, salvo se houver um contrato específico em contrário;
  3. Não há alto grau de diferenciação do produto fornecido;
  4. Os fornecedores, isoladamente, não possuem importância estratégica para o mercado. Ao contrário, o mercado é que é estrategicamente importante para os fornecedores.
  1. As barreiras à entrada foram suficientemente fortes para impedir a entrada de competidores do mesmo porte da Loja da Esquina? E competidores do porte da Fox Books?

Em relação a competidores do mesmo porte da Loja da Esquina sim, pois com o diferencial no conhecimento do assunto, a expertise de sua dona, o prestígio atrelado à marca e atendimento especializado, individualizado e diferenciado levaram potenciais competidores a repensarem seus investimentos, pois a competição seria dura e levaria a uma guerra de preços pouco lucrativa.

Em relação a competidores do porte da Fox Box não, pois a estratégia da rede é de category killer, ou seja, como o produto é de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (715.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com